Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades Capuchinhos: Criada a Província Santa Maria dos Anjos

28/08/2016

Notícias

angola_280816

Frei Crisóstomo Ñgala, OFM

Um dia de festa para a Igreja em Angola. Foi criada neste domingo, 28 de agosto, a Província Santa Maria dos Anjos dos Frades Menores Capuchinhos de Angola. Esse momento histórico aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Luanda. A proclamação da nova Província foi feita na presença de Dom Filomeno de Nascimento Vieira Dia, Arcebispo Metropolitano de Luanda e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST); de Dom Francisco Tchimoio, arcebispo de Maputo (Moçambique); de vários bispos da CEAST; na presença do Vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente, de distintas entidades políticas, militares, tradicionais, religiosas e dos fiéis de Luanda. Coube ao Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Mauro Jöhri, proclamar a criação da Província Capuchinha de Angola.

Na verdade, as festividades começaram no dia 2 de agosto último, festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, quando foi aberta as festividades da proclamação da Província dos Capuchinhos em Angola. Segundo o bispo Carlos Kiazico capuchinho várias coisas pesaram na balança da qualificação para tornar a comunidade numa província em Angola. Além do número também a sustentabilidade vocacional “temos o nosso próprio seminário isso é um sinal”, disse.

angola_280816_2

Os Capuchinhos em Angola fizeram um longo caminho, com uma longa experiência; passaram por muitas vicissitudes gloriosas e trágicas. Conheceram períodos de paz, e de guerras, períodos de crise e de prosperidade. Foi uma história em crescimento até chegar aos nossos dias.

Os Superiores, na avaliação feita, a vários níveis, reconheceram a maturidade alcançada, pronta para o novo título. No ano passado, o Ministro Geral fez uma visita à Custódia de Angola no dia 1º setembro, fazendo uma consulta por escrito a todos os frades professos solenes da Custódia pela nomeação do Ministro Provincial e dos quatros conselheiros. Após ter tomado conhecimento do resultado e do parecer favorável, quer do Ministro da Província de Veneza, quer dos Conselheiros Provinciais e da Conferência dos Frades Capuchinhos na África e ter observado tudo quanto o direito pede para ser observado, após ter tido o consentimento do seu Conselho, decretou, pelas 12h30 do dia 28 de agosto de 2016, o nascimento da Província de Angola dos Frades Menores Capuchinhos sob muitos aplausos do povo.

angola_280816_3

UM POUCO DE HISTÓRIA

A nova Província capuchinha nascente é como uma filha das famílias mães de Veneza e de Portugal. A presença em Angola data de 1645 a 1835. Em Luanda os capuchinhos tem presença tradicional na paróquia de Fátima, onde tem o Seminário. Mas o Santo António, é conhecida como a fraternidade dos Capuchinhos Portugueses ao lado da de Fátima considerada de Veneza.

Mas no início não foi assim. A sede principal encontrava-se em Caxito, na capital da província do Bengo, 60 Kms ainda mais a Norte. Existia aí uma fazenda chamada Tentativa, que produzia açúcar de cana e empregava 5.000 trabalhadores. Aí ainda existe um santuário dedicado a Santa Ana. Os dois primeiros Capuchinhos que em 22 de agosto de 1954 embarcaram, em Lisboa, no paquete “Rita Maria” e passaram o Equador para chegar a Angola foram o brasileiro Frei Cirilo Vargas e o português Frei Lourenço Torres Lima, ambos na faixa etária dos 30 anos. Depois de 16 dias de mar, estes dois missionários entraram no encantador porto de Luanda antes do pôr do sol do dia 6 de Setembro, enquanto os raios fugitivos perpassavam pelas jovens palmeiras da marginal.

A ideia de abrir uma Missão em Angola foi tomada pelos Capuchinhos Portugueses no dia 22 de janeiro daquele ano e aprovada com satisfação no dia 30 de julho seguinte. Tendo aumentado o número, em 1955, avançaram um pouco para Norte e fixaram-se na missão de Nambuangongo, a 180 Kms de Luanda.

Em seguida, estabeleceu que todos os Frades da Custódia atual sejam agregados à Província de Angola com todos os direitos e deveres. As casas e outros haveres sejam integrados à Província. Fez saber que a Província de Angola dos Frades Menores Capuchinhos terá como titular Santa Maria dos Anjos. Também disse que fazem parte desta Fraternidade Provincial todos os frades que pertenciam à Custódia de Angola.

Assim, o Ministro Geral, em conformidade com as Constituições, procedeu a nomeação do primeiro Ministro Provincial: Frei Afonso André Teka. Para Vigário Provincial, Frei Pedro Binji; segundo Conselheiro, Pietro Tuzatto; terceiro Conselheiro, Frei Inácio Catulu Cassoma; e quarto conselheiro, Frei Afonso Fernando. O Ministro Geral também informou que o 1º Capítulo Provincial será convocado em maio, para tratar dos problemas da vida e das atividades da nova entidade, além disso terá a tarefa de preparar os Estatutos e também de precisar os procedimentos capitulares e eleitorais.

Frei Crisóstomo Ñgala, OFM, é frade da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola da Ordem dos Frades Menores.