Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Congregação celebra votos definitivos de seus primeiros frades

02/02/2015

Notícias

Providencia-de-Deus-820

Frei Estêvão Ottenbreit

Neste domingo, dia 1º de fevereiro, professaram solenemente 17 frades da Fraternidade de São Francisco na Providência de Deus. A celebração realizou-se na Catedral de São José do Rio Preto, SP. Coube ao Cardeal Dom Orani Tempesta, atual arcebispo do Rio de Janeiro, presidir a solene celebração da Profissão solene do primeiro grupo de frades. Foi Dom Orani, quando ainda bispo de São José do Rio Preto, quem deu a primeira aprovação para a fraternidade fundada por Frei Francisco Belotti. O atual bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, também concelebrou, juntamente com outros bispos e diversos sacerdotes. Da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, estiveram presentes o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, o Vigário, Frei Estêvão Ottenbreit, os definidores, Frei Mário Tagliari e Frei José Francisco dos Santos, além de Frei Raimundo Justiniano de Castro.

Providência-de-Deus01Franciscanos na Providência de Deus

A Fraternidade de São Francisco na Providência de Deus ainda é de direito diocesano. Ela surgiu a partir da pessoa e do engajamento pelos dependentes químicos de do Pe. Nélio Belotti, que recebeu então o nome de Frei Francisco. Aos poucos, juntaram-se a ele companheiros. Hoje administram principalmente hospitais, reinterpretando o encontro de Francisco de Assis com o leproso: administrar bem hospitais – na maioria públicos – para que o pobre possa ser dignamente atendido nas suas necessidades de sáude.

A ligação com a Província da Imaculada

Por intermédio de Dom Orani, que já conhecia a fraternidade desde os tempos em que estava em São José do Rio Preto, se estabeleceu o contato com Frei Francisco, num momento muito difícil na administração do Hospital da Venerável Ordem Terceira do Rio de Janeiro. Em seguida, nossa Província entregou a eles também a administração do Hospital Universitário da USF (Universidade São Francisco), em Bragança Paulista. Em contrapartida, a Província ajuda no que pode na formação dos frades.