Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunidade de Pirapitingui celebra Santa Clara

13/08/2013

Notícias

missa_fradesPor Ivan Carlos de O. Anker (colaboração de Frei Gustavo Medella)

Frio e sol. Esta foi a combinação providenciada pelo Pai do Céu para a celebração da Festa de Santa Clara na Comunidade Franciscana do Hospital do Pirapitingüi, em Itu, SP, neste domingo, dia 11 de agosto. A concentração do povo foi próximo à portaria do Complexo hospitalar, às 8 horas. Depois da acolhida, feita por Frei Osvaldo Lino Luiz, OFM,  Frei Gustavo W. Medella, OFM, foi convidado a proferir algumas palavras sobre aquela que foi a plantinha de São Francisco, Clara de Assis. Em seguida, todos partiram em procissão com a imagem de Santa Clara até a Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde a Missa prosseguiu com a presidência do Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que estava aguardando o cortejo na igreja.

Durante a procissão com o andor de Santa Clara, houve três paradas pelo caminho, onde Frei Osvaldo Lino fez breves reflexões sobre a vida de Santa Clara, sobre a importância do amor e respeito à natureza, do amor ao pobre humilde e sofredor, que tanto Clara e Francisco pregavam.

Na homilia, ao modo do Papa Francisco, Dom Vicente destacou três pontos para reflexão: a vigilância, vigiar com responsabilidade e o exemplo de Santa Clara e dos Pais, cujo dia também foi celebrado neste domingo. A igreja estava enfeitada com diversos arranjos de flores montados pela comunidade, que também se encarregou de preparar a liturgia.

missa_proAlém de Dom Vicente, também estiveram presentes na celebração Frei Osvaldo Lino Luiz, responsável pelo atendimento ao Hospital, Frei Gustavo Wayand Medella, Frei Diego A. de Melo, OFM, os diáconos Reginaldo Azevedo de Castro e Valdeci Florentino dos Santos, da Paróquia Sagrada Família, à qual a capelania franciscana pertence, além de todo o povo da comunidade e outras pessoas da região.

Ao final da celebração, Frei Osvaldo Lino agradeceu a presença de todos que se empenharam para que a celebração transcorresse da melhor maneira possível. Houve também bênção e homenagem especial aos pais.

Após a Missa, Frei Gustavo e Frei Diego fizeram uma visita às enfermarias e tiveram a oportunidade de conversar com vários internos do hospital. A comemoração foi encerrada com um almoço comunitário partilhado, onde todos puderam, na mesa da refeição, viver a extensão da Mesa Eucarística neste dia dedicado à memória de Santa Clara, mulher apaixonada por Cristo e fiel seguidora de São Francisco.

A Comunidade Franciscana do Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, em Pirapitingui, ITU, agradece de coração a presença de nosso Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, dos diáconos Reginaldo e Valdeci, da Paróquia Sagrada Família, do capelão Frei Osvaldo Lino, dos frades franciscanos Frei Gustavo e Frei Diego que muito bem representaram o governo provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.