Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comissão de JPIC da Conferência Brasil e Cone Sul faz primeiro encontro presencial

20/09/2022

Notícias

Os animadores de JPIC da Conferência do Brasil e Cone Sul estiveram reunidos nos dias 12 a 15 de setembro na cidade de Córdoba, Argentina, território da Província Franciscana de la Asunción de la Santísima Virgen del Río de La Plata, para a reunião presencial prevista na última Assembleia da Conferência em abril na cidade de São Paulo, com o objetivo de discutirem a nova organização da Conferência, partindo dos serviços desenvolvidos em cada realidade, conservando a particularidade de cada região, e por fim a construção dos EEPP desta nova organização, como consta no EEGG, no Artigo 43.

    • 2 Todas as Conferências e Províncias elaboram Estatutos que prevêem a integração da JPIC na vida e missão da Ordem, tanto durante a formação inicial como permanente, e também para aqueles que estão especificamente ligados à JPIC”.

O serviço de JPIC é uma organização da dita Conferência que anima, sensibiliza e  promove ações nos campos da justiça, da paz e da integridade da criação. Este trabalho é realizado tanto na vida fraterna cotidiana como nas secretarias das Províncias e Custódias, organizado segundo pede o Artigo 45, parágrafo 2 dos EEGG. “Nomeia-se, se possível, um conselho ou comissão que ajude o Ministro Provincial, Custódios e animadores de JPIC a promover a formação e a atividade de JPIC no âmbito da Província ou Custodio”. Portanto, a Comissão de JPIC está formada pelos animadores de cada Entidade da nova Conferência Brasil e Cone Sul.

O encontro presencial foi aberto com as palavras de Christian Rodriguez, leigo colombiando residente em Buenos Aires, que levou os frades presentes a fazer um panorama na história da Igreja na América Latina, partindo do Concílio Vaticano II, passando por cada Conferência Latino Americana e Caribenha (CELAM), em que frisou a visão de Igreja como povo de Deus, onde somente Jesus Cristo é a cabeça, associando os discursos dos clamores da igreja Latina com as falas proféticas do Papa Francisco, reafirmando também a opção da Igreja pela humanidade, na ação do seguimento de Jesus que se embasa na ampliação do conceito de pobres, ou seja, todo aquele que carece de uma vida digna, chegando, por fim, na construção de uma nova cultura cristã, como assim convida a Conferência do Santo Domingo em 1992.

Nesses dias que se tornaram poucos, os frades iniciaram a pauta, a saber: partilha dos trabalhos em comum, proposta de frentes e trabalhos que irão ser assumidos a nível de conferência, pauta para ser apresentada no Conselho Internacional de JPIC no Rio de Janeiro e construção dos EEPP.

Já no primeiro ponto, a discussão abrangeu todo o dia, uma vez que foi visto e avaliado os serviços executados em cada entidade, resguardando as ações de JPIC que não são de iniciativa da citada oficina, porém carrega a dinâmica e espiritualidade da mesma, o que desafiou os frades a escolherem suas prioridades, no esforço de respeitar as particularidades de cada país, conseguindo por fim elaborar uma proposta para ser levada à Conferência dos Provinciais.

Vendo necessária e sendo uma exigência dos EEGG da Ordem, como citado acima, os animadores de JPIC fizeram a leitura de EEPP das Conferências vizinhas, como também a da extinta Conferência do Cone Sul, a fim de encontrarem elementos que são de suma importância para a construção dos EEPP da nova Conferência do Brasil e Cone Sul. Chegando, portanto, à elaboração dos mesmos.

Ainda nesse tempo, os frades animadores de JPIC puderam gozar da alegria do encontro com os irmãos da Província local, uma vez que na mesma casa estavam reunidos em Definitório, o que possibilitou o convívio fraterno nas orações, refeições e momentos de recreios. Como também fizeram uma visita a casa de postulantado que fica próxima da hospedagem, onde encerraram o encontro com um momento de oração, meditação e espiritualidade conduzido pelos formandos desta etapa da formação franciscana.

Em sintonia com os frades e formandos desta Província, a Comissão de JPIC da Conferência faz votos de frutuosas vocações e que o Espírito de Francisco de Assis seja o exemplo nas ações e decisões de cada frade nesta porção da Ordem Franciscana.


Frei João Paulo Gabriel, OFMSecretário da Comissão de JPIC Brasil e Cone Sul