Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa a Festa de Frei Galvão: Sino de 210 kg chama fiéis na carreata

16/10/2022

Notícias

Guaratinguetá (SP) – O Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), iniciou neste sábado, 15 de outubro, as celebrações em louvor ao seu Padroeiro. Na festa deste ano, serão recordados os 200 anos da passagem de Frei Galvão para a eternidade, com o tema: “É morrendo que se vive para a vida Eterna”. Uma motivação proveniente da Oração da Paz atribuída a São Francisco de Assis.

O ano jubilar foi iniciado no ano passado e a temática será refletida ao longo da Novena e da Solenidade, no dia 25 de outubro. Já foram realizadas muitas atividades civis e religiosas, dando ênfase a este fato na vida Frei Galvão.

Esta é a segunda Festa que os frades – novos administradores do Santuário – estão à frente. A primeira Festa foi celebrada dentro do contexto restrito da pandemia no ano de 2020. Porém, mais seguros, os frades desejam possibilitar uma maior festa aos devotos do santo.

   (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Pela manhã foram abertas as barracas de comidas típicas. Às 15h, Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário, foi quem presidiu a Missa. Acolhendo os romeiros e os frequentadores do Santuário, já pôde introduzi-los dentro no ritmo dos festejos.

Após a santa Missa, todos os fiéis foram convidados a percorrem cerca de 23km, com os seus automóveis, na Carreata de Frei Galvão. Uma grande manifestação de alegria e piedade.

Na parte externa do Santuário, os frades invocaram a bênção de Deus sobre o sino. Emocionado e grato, Frei Diego disse do significado deste grande símbolo. Lendo um belíssimo texto, refletiu com o povo:

Tem Deus!

O repicar dos sinos nas cidades do interior continua

a falar da vida simples do povo

e de uma experiência profunda com o sagrado.

A cada vez que o sino toca na Vila tenho

a sensação de ouvi-lo dizer: “Tem Deus!” “Tem Deus!”

“Tem Deus!” E, de fato, tem mesmo.

Do alto, o campanário marca as horas

e os acontecimentos mais importantes,

pontuando o tempo que segue morno e repetitivo”.

                                                        (toque nas imagens menores para ampliá-las)

As pessoas acompanhavam emocionadas e piedosas o ato singelo de bênção do sino. Após a bênção, a carreata fez o percurso em  cerca de 2h. Ao longo de todo o percurso, o sino foi tocado, acompanhado de preces e cantos. Os que estavam em suas casas, eram convidados a saudarem o santo que passeava num andor. O soar do sino, tocado pelos frades, Diego e Frei Leandro Costa Santos, traziam as pessoas para verem tamanha manifestação de alegria. Ao ver o santo em seu andor, as pessoas persignavam-se com o sinal da salvação e suplicavam a bênção de seu santo conterrâneo.

Na missa das 19h30, Frei Leandro, colaborador do Santuário, deu a bênção e enviou os voluntários presentes. Recomendando-os que prestassem um serviço como quem busca Deus, numa outra forma de prece. Frei Leandro os motivou dizendo que o voluntariado é uma prece. Para a alegria deste Santuário, cerca de 400 voluntários estão envolvidos para os serviços litúrgicos e festivos neste ano.

                                                                   (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Barracas abertas, show e ação entre amigos encerraram o primeiro dia da Novena. Amanhã, dia 16, será iniciada a Novena, propriamente dita.

Que as bênçãos de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão seja-nos favorável nesse tempo de Festa em sua homenagem.


PROGRAMAÇÃO PARA ESTE DOMINGO

16 de outubro – Domingo (Gesto concreto: Feijão)
6h – Missa
7h – Corrida de Frei Galvão
8h – Missa
9h – Abertura das Barraquinhas de Doces e Salgados
10h – Missa
11h30 – Levantamento do mastro e apresentação das Congadas
15h – Missa do 1° dia da Novena – Tema: “Frei Galvão, Arauto da Justiça e da Paz”.
17h30 – Missa
19h30 – Missa 1° dia da Novena – Tema: “Frei Galvão, Arauto da Justiça e da Paz”.
21h – Show com Márcio Torres
21h – Ação entre amigos


Equipe de Comunicação do Santuário Frei Galvão