Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa experiência para “Reviver o Dom da Vocação”

19/05/2016

Notícias

reviver

São Paulo (SP) – Com as bênçãos do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel durante a Missa de Envio nesta quarta-feira (18/05), no Convento São Francisco de São Paulo, teve início a quarta edição do Projeto “Reviver o Dom da Vocação”, promovida pela Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB). Quinze frades embarcaram para viver essa experiência durante um mês. “A experiência começa na Terra Santa – nos caminhos de Jesus – e termina em Assis – nos Caminhos de Francisco”, explicou Frei Fidêncio, que também é vice-presidente da CFMB.

Frei Fidêncio desejou uma boa viagem e uma rica experiência de fé nos lugares santos. “Vocês iniciarão esta experiência na Terra Santa. Como outrora os discípulos de Jesus, chamados ao “vinde e vede” e convocados a percorrer o caminho do Reino, também desejo a vocês uma profunda experiência de encontro com o Cristo do Evangelho, sentido primeiro da nossa vocação e missão como Frades Menores. E depois, na segunda etapa da experiência do Reviver o Dom da Vocação, percorrendo os Santuários franciscanos de Assis, Alverne e Vale do Riete, o simples contato com estes lugares consagrados por São Francisco de Assis, certamente os ajudará a reavivar o dom da vocação franciscana presente em cada, exatamente como nos recorda Santa Clara: ‘Entre tantos benefícios que diariamente recebemos do Deus da Misericórdia está a nossa vocação'”, acrescentou o Ministro Provincial.

A experiência, na verdade, se iniciou há quatro dias, quando o grupo se reuniu no Convento São Francisco para poder se conhecer melhor e fazer um estudo dos lugares franciscanos, segundo as Fontes Franciscanas, e dos lugares sagrados na Terra Santa.

Esta experiência é organizada pelo Serviço de Formação e Estudos (Serfe) da CFMB e visa à Formação Permanente dos frades que estão na faixa dos 25 anos de profissão religiosa franciscana, explica Frei Fidêncio.

O grupo de 15 frades representa oito entidades dos Frades Menores no Brasil e tem como animador e guia espiritual Frei Jorge Hartmann, da Província São Francisco de Assis, do Rio Grande do Sul. Desta Província da Imaculada Conceição, viajaram: Frei Airton Oliveira (Soneca), Frei Luís Antônio Aliberti, Frei Marcos Andrade, Frei Antônio Joaquim Pinto e Frei Jorge Lázaro de Souza.