Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cem jovens participam de reunião ampliada da PJF

06/03/2012

Notícias

 No último dia 4, a Pastoral da Juventude Franciscana (PJF), da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, localizada no Centro de Curitiba, sediou a reunião ampliada da Pastoral da Juventude Arquidiocesana.

O Evento contou com a presença de aproximadamente 100 jovens, representando diversas comunidades da Capital e Região Metropolitana e de Frei Alexandre Verardi, que desde janeiro, vem acompanhando a caminhada da PJF.

A abertura do encontro se deu  com a presença do artista popular João Bello, que utilizou da arte lúdica e “contação de histórias” para denunciar a opressão, as desigualdades sociais, o preconceito e a marginalização de jovens e crianças. Também trabalhou a motivação da juventude para aproveitarem a vida como verdadeiros cristãos, além de conscientizar a todos sobre a influência negativa da mídia nos tempos atuais. Logo após, houve  a mística do Ofício Divino da Juventude, o qual  regeu toda a reunião.

Foram realizadas dinâmicas e debates com temas como:  O que é ser igreja jovem? O que a Pastoral da Juventude representa dentro dessa igreja?

  Outro tema levantado foi a Jornada Mundial da Juventude 2013, onde foi feita uma introdução por um integrante da PJF, Marcelo Marques, que esteve presente na JMJ de 2011, em Madri. Após, teve discursão sobre como será o envolvimento da Pastoral da Juventude  no inicio dos trabalhos que antecedem esse evento.

Houve também a apresentação do calendário da PJ Arquidiocesana para 2012 e o lançamento do Subsídio de Estudo da PJ, com conteúdo formativo para novos líderes cristãos. O encerramento se deu com a participação de todos os presentes na missa dos jovens.

Esse evento também contribuiu para a consolidação da PJF, que, em abril de 2012, completa um ano de existência. Nesse período, o grupo cresceu de forma rápida e organizada, assumindo seu espaço na paróquia com ações e movimentos inovadores,  dividindo-se em frentes de trabalhos e assumindo várias responsabilidades, sempre com o apoio e orientação do guardião Frei Alexandre Magno e dos demais frades responsáveis pela casa.

 Em nome da Pastoral da Juventude Franciscana,  Claudio Silva, Cristiano Rodrigo e Márcia Salzano