Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebrando o Centenário Franciscano: Cúria Geral em peregrinação a Greccio e Fonte Colombo

08/05/2023

Notícias

Os centenários, ligados à vida e ao carisma de São Francisco, serão celebrados pela Fraternidade dos Frades da Cúria Geral com diversas iniciativas e propostas.

As celebrações deste ano (Natal em Greccio e a Regra) são uma grande oportunidade para voltar à fonte, pura e genuína, da nossa espiritualidade como um momento para verificar e renovar a vocação de cada franciscano.

Para os Frades da Cúria, por proposta do Guardião e do seu Discretório, este “caminho vivo da memória” começou na quinta-feira, 3 de maio, com uma catequese de formação permanente: “O Natal em Greccio nos convida a viver a Regra segundo a dinâmica da Encarnação”, conduzida por Frei Carlos Salto (Professor da Universidade Antonianum – Roma), centrada nos eventos de Greccio e Fonte Colombo, lugares santos do Vale de Rieti onde Francisco celebrou o Natal vivo e escreveu a Regra.

No dia seguinte, 4 de maio, pode-se dizer que a “palavra quebrada na véspera” se concretizou na peregrinação a Greccio e à Fonte Colombo.

Em Greccio, os frades visitaram o Santuário, acolhidos e acompanhados pelo Guardião, Frei Domenico, e puderam celebrar a Santa Missa na Capela que recorda o primeiro presépio vivo do cristianismo, fruto do coração e da fé de São Francisco que, “com jubiloso êxtase”, quis reviver concretamente o profundo mistério de amor “do Deus encarnado”.

À tarde, a visita à Fonte Colombo, onde o Guardião, Frei Aldo, acolheu os frades no “simples e humilde refúgio” querido por Francisco onde foi escrita a Regra Bulada, ainda hoje o “símbolo, guia e fundamento fiel e seguro” no caminho desejado por São Francisco para seus frades.

O vale sagrado de Rieti, que São Francisco amou profundamente, pareceu-nos ainda mais belo e precioso depois de ter cumprido espiritualmente esta peregrinação “encarnada” da memória, que esperamos dê frutos abundantes à vida espiritual de cada franciscano com o testemunho vivo do Evangelho de Cristo.


Fonte: www.ofm.org