Celebração capitular no Mosteiro Nossa Senhora de África das Irmãs Clarissas
09/01/2026

O Mosteiro Nossa Senhora de África das Irmãs Clarissas, no Lubango (Huila), viveu na última terça-feira (06) um momento de revigoramento com a celebração capitular na qual foram eleitas as seguintes irmãs:
– Irmã Beatriz do Sagrado Coração – Abadessa.
– Irmã Maria da Conceição de São José – Vigária
– Irmã Maria Inácia do Bom Pastor – Discreta.
O capítulo contou com a presença fraterna de Frei Ivair Bueno de Carvalho, OFM, Ministro Custodial da Custódia Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola e do Frei Santana Sebastião Cafunda, OFM, que pregou o retiro em preparação para o Capítulo Eletivo das Irmãs. Na vida religiosa, o “Capítulo” é muito mais do que uma reunião administrativa para escolha de líderes, sendo um momento de discernimento comunitário sob a guia do Espírito Santo.
A herança de Francisco e Clara
A presença dos frades menores no Capítulo Eletivo das Irmãs Clarissas não é apenas protocolar, mas a expressão de uma fraternidade entre as duas famílias. As Clarissas foram fundadas por Santa Clara de Assis sob a inspiração e orientação direta de São Francisco de Assis. Esta união é baseada na “Forma de Vida” que Francisco escreveu para Clara, prometendo que os frades teriam sempre pelas irmãs o mesmo cuidado e solicitude que teriam pelos seus próprios irmãos.
A relação é marcada por uma assistência mútua de cuidado e identidade comum. Ambas as ordens, por exemplo, partilham o ideal de Pobreza e Fraternidade, além da proximidade e carinho entre os menores e mais humildes.


