Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Casa de Clara comemora 27 anos semeando amor à pessoa idosa

14/08/2023

Notícias

O Centro de Convivência e Apoio à Pessoa Idosa-Casa de Clara, no dia 12 de agosto, comemorou 27 anos de atuação  no bairro Belém, Zona Leste de São Paulo.  A linda festa teve como tema “Santa Clara de Assis” e o Girassóis. Clara de Assis, a grande inspiradora dos serviços do Sefras com pessoas idosas e a flor de girassol que simboliza: felicidade, e por sua cor vibrante, o amarelo, calor, vitalidade e energia positiva.

A celebração contou com um delicioso café da manhã, seguido de animação instrumental e vocal uma dupla de trovadores: Frei Tiago Elias e Ir. Joselma, Franciscana Seráfica. A coordenadora da Casa de Clara, Joseane fez um resgate histórico do projeto: ”A casa de Clara é hoje fruto do sonho de freis e freiras, voluntários e trabalhadores que ao longo desses 27 anos pensaram e trabalharam no projeto afim de promoverem o protagonismo e a inserção social de centenas de idosos”, partilhou.

Os anfitriões da festividade, os idosos participantes do projeto, com maestria encenaram o episódio de Santa Clara e as irmãs do Mosteiro de São Damião com os sarracenos. A apresentação fez uma releitura de um acontecimento histórico, no período das Cruzadas, onde Santa Clara teria impedido invasão e o saqueamento do mosteiro e da cidade de Assis. Os idosos atualizaram as variadas formas de violência que muitos idosos vivem, a saber: abandono, falta de carinho por parte dos familiares, exploração econômica, agressões verbais etc. Encontra partida, apresentaram o carisma franciscano como resposta os sofrimentos humanos. Para elas o acolhimento, cuidado e o amor são indispensáveis para uma velhice saudável. Jubilosos, os integrantes da Casa de Clara deram um toque especial ao evento com apresentação do Coral regido pela professora Emily, com variadas canções, destacando “Girassol”, de Vinicius de Moraes.

Muitos frades que compõem a Fraternidade Santo Antônio do Par, prestigiaram o aniversário da Casa de Clara, ressaltando a fala do Frei Marx no final da celebração que partilhou: “O Sefras, além de promover políticas públicas, tem, através desse serviço, cheiro e afeto de vó que encanta a vida em sua plenitude”. Demos graças a Deus! Paz e Bem!


Frei Tiago Elias