Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Casa da Criança nasce em Guaratinguetá como gesto de solidariedade e esperança no Dia Mundial dos Pobres

20/11/2023

Notícias

O VII Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, ficará marcado em Guaratinguetá (SP) e na Província da Imaculada Conceição pela inauguração, neste domingo (19/11), da Casa da Criança. Este projeto é fruto da união entre a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o Santuário Frei Galvão e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e foi concebido para expandir a funcionalidade de um espaço que já era dedicado às atividades sociais. Em abril de 2023, o local passou aos cuidados do Santuário, marcando o início de uma nova fase em seu propósito social.

A “Casa da Criança”, situada numa região periférica de Guaratinguetá, não é apenas uma casa: é um centro de apoio e acolhida à comunidade local. Integrando a Paróquia com os projetos do Santuário, o local se tornará uma referência de cuidado e educação às crianças da região.

A inauguração contou com a presença de religiosos que foram muito importantes para a concretização dessa obra, como o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; o reitor do Santuário Frei Galvão, Frei Diego Atalino de Melo; o diretor-presidente do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAs), Frei José Francisco de Cássia dos Santos; e o representante do Ministro Provincial, Frei João Francisco da Silva, que é Definidor Provincial e guardião da Fraternidade do Seminário Frei Galvão.

Dom Orlando abriu a cerimônia com uma bênção e disse que, hoje sendo o Dia Mundial dos Pobres, a inauguração do espaço significava um gesto muito forte e concreto. “O nosso Dia Mundial dos Pobres não foi só discurso, mas essa prática espetacular. O Papa Francisco ficaria muito feliz em saber desta inauguração no dia de hoje”.

De acordo com Frei Diego, uma das iniciativas é montar uma padaria-escola com o objetivo de profissionalizar as pessoas para que elas possam ter melhores condições de vida e serem reinseridas no mercado de trabalho e, assim, poderem também sair da condição de vulnerabilidade social e voltar a ter sua autonomia e capacidade de construir a própria história. Frei Diego ainda destacou que serão desenvolvidas oficinas voltadas para as crianças: “Essa região periférica é um dos bolsões de pobreza de Guaratinguetá e por isso nós queremos ter um olhar atento a todas às crianças que estão aqui no entorno desta casa e desenvolver ações voltadas para elas também”.

O reitor do Santuário ainda agradeceu a construção coletiva do espaço. “O santuário é também uma Fraternidade evangelizadora da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e foram as Fraternidades que, através da doação do Fundo de Solidariedade, tornaram-se promotoras da reforma e da realização desse projeto. “Então, aqui eu registro que o projeto social de Frei Galvão, xcom está padaria e oficinas que aqui acontecerão, têm um pouquinho de cada frade, um pouquinho de cada Fraternidade da nossa Província”.

O Definidor Frei João Francisco da Silva destacou a participação da Província nesta obra e a comunhão com o discurso do Papa no dia de hoje. “O Papa Francisco, na sua fala de hoje, diz que para combater o escândalo da pobreza e da miséria é preciso o gesto de caridade e de partilha. Eu penso que a presença da Província aqui nesse espaço significa exatamente isso, uma tentativa de minorar o sofrimento de tantas pessoas e sobretudo das crianças. Quem sabe aqui encontrarão uma saída para tanto sofrimento. Para nós, franciscanos, o dia de hoje é a expressão daquilo que os documentos da própria Ordem Franciscana afirmam: é preciso restituir aos pobres aquilo que nós recebemos. Temos que ser uma presença constante e não nos fecharmos nas igrejas, nas sacristias e nos conventos e, sim, irmos ao encontro dos pobres e necessitados”.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Frei José Francisco dos Santos, diretor-presidente do SEFRAS, ressaltou a importância deste projeto na evangelização e missão franciscana: “O trabalho social é algo inerente ao carisma franciscano. Desde o tempo de São Francisco, a presença junto aos pobres, a convivência com os mais empobrecidos sempre fez parte do carisma franciscano e de toda a nossa vida. O SEFRAS é essa expressão da presença franciscana junto aos mais pobres”.

Como demonstração de confiança no futuro do projeto, o prefeito de Guaratinguetá, Marcos Soliva, destinou o terreno ao lado da Casa da Criança, que é público, para ser utilizado nas ações sociais locais. E Frei Diego agradeceu imediatamente, anunciando que fará ali uma “grande horta comunitária”, que além de alimentar, pode conscientizar as pessoas para o cuidado com a natureza.

A “Casa da Criança” não apenas abrigará atividades sociais, mas também se tornará uma referência de esperança para as crianças da região, proporcionando-lhes educação, apoio e, acima de tudo, a certeza de que são amadas e valorizadas. Este é um marco significativo na jornada de solidariedade da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

A Casa da Criança fica na Av. Walter Rodrigues da Silva, 529, Jardim Primavera, em Guaratinguetáu.


João Vitor Rodrigues Marcelo