Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhada Penitencial em Colatina contempla os mistérios de Jesus

04/03/2024

Notícias

Localizada no alto de uma montanha, a Igreja e Comunidade dedicadas a São João Batista, o precursor de Jesus, foram anfitriãs da 1ª Caminhada Penitencial da Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina (ES), realizada na última sexta-feira, 1º de março, às 19h. Para quem chega na vila, de longe avista a Igreja fundada há quase 100 anos, em 1926. Por ocasião do tempo quaresmal, os frades e lideranças prepararam um itinerário em meio â natureza e ruas da vila que propiciasse a oração e a contemplação dos mistérios de Cristo na oração da Via-Sacra.

“Trazemos presentes todas as nossas comunidades. Também todos aqueles que gostariam de estar conosco nesta noite. Como Igreja, a Paróquia Santa Clara quer recordar a importância da comunhão fraterna”, disse o pároco Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, no início da oração.

Todas as comunidades do Setor Urbano se fizeram presentes e lotaram dois ônibus e uma van para participar deste momento de fé juntamente com as comunidades do Setor Rural. Com velas nas mãos, os fiéis percorreram as quatorze estações rezando e cantando. O texto utilizado foi o do livreto da Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social” e lema: “Vós todos sois irmãos e irmãs” (Mc 23,8). Além das velas, os participantes levaram quadros e banners com as respectivas imagens de cada estação da Via-Sacra de Jesus.

Creuzeli é coordenadora da comunidade e esteve diretamente ligada na organização da Caminhada juntamente com outras lideranças. Para ela, foi um momento importante de fortalecimento da fé. “Alguns costumes, como a Via-Sacra, muitas vezes estão esquecidos em nossa espiritualidade. Por isso, foi uma oportunidade de resgatar essa tradição e dar gratidão a Deus e a nossa Paróquia Santa Clara por  esse momento de graça e de encontro com todas as comunidades”, ressaltou. “Foi um acontecimento ímpar, muito emocionante e de integração entre as comunidades. Vimos desde bebês, crianças, jovens, adultos e até senhoras caminhando de muleta. Uma renovação de nossa fé”, frisou Apolônia, da mesma comunidade.

Mateus Goldner é membro da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e esteve envolvido nos registros do evento, com um ângulo privilegiado, de cima do carro de som. Para ele, a Caminhada Penitencial foi uma experiência diferente. “Penso que isso deve se repetir mais vezes. O grande número de pessoas que se reuniu para rezar juntos revela essa necessidade”, sublinhou.

Lucas Tardem é da Comunidade São Vicente e destacou a iniciativa como uma experiência de contemplação e de fé. “Até mesmo a chuva no final foi bem-vinda”.

Dona Páscoa, com seus mais de 90 anos, também participou. Na comunidade São João Batista muitos fiéis passaram pela sua mão, pois ela foi professora por muitos anos. Segundo ela, poder estar presente mesmo com suas limitações físicas foi emocionante. “Fiquei muito contente de ver tanta gente. Deus abençoe para que possamos fazer mais”. “Que toda sexta-feira possamos rezar juntos nessa Quaresma. Vamos aproveitar as oportunidades que estamos tendo”, convidou Ana Paula, também de São Gabriel de Baunilha. “Foi um orgulho ter todos aqui conosco nessa caminhada. Como nunca aconteceu na Paróquia, é uma emoção ver as ruas com tantas pessoas. Que todo ano possamos fazer e rezar juntos!”, destacou Celina. Já Antônia, da mesma comunidade ressaltou a necessidade desta espiritualidade quaresmal. “Que venham mais e mais caminhadas penitenciais que nos ajudam a rezar”.

“É uma experiência de fé. O povo reunido, rezando e revendo todo o caminho do Senhor, é um exercício quaresmal muito importante”, destacou Frei Vinícius Betim que chegou na Paróquia em janeiro e está no tempo do Ano Missionário.

O final do percurso culminou com a chegada na Igreja e então a 14ª estação foi meditada dentro da Igreja. A cruz de madeira deu lugar ao crucifixo com Jesus e os fiéis, a uma só voz, rezavam e cantavam: “Vitória, tu reinarás. Ó cruz, tu nos salvarás”.

“Concluindo a primeira Caminhada Penitencial da Paróquia, queremos recordar da importância do Sínodo sobre a Sinodalidade que nos pede uma Igreja missionária, em comunhão e participação. Foi muito bom enquanto Paróquia, nesse período quaresmal e de vivência da Campanha da Fraternidade, termos realizado essa Caminhada quaresmal”, avaliou Frei Pedro. No final, as Comunidades se confraternizaram com um lanche e partilha de vida.


Frei Augusto Luiz Gabriel e PASCOM da  Paróquia Santa Clara de Assis