Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Caminhada Ecológica Franciscana em Santo Amaro da Imperatriz

25/07/2017

Notícias

caminhada_250717

caminhada_250717_3A Paróquia de Santo Amaro realizou neste domingo, dia 23 de julho, uma Caminhada Ecológica Franciscana com a presença de 60 jovens. Estes jovens são membros dos diversos grupos que existem na Paróquia, e que a cada mês, procuram realizar alguma atividade evangelizadora em comum para uma melhor integração.  Acompanhados por Frei Marcos Schwengber e Frei Daniel Dellandrea, os jovens caminharam um trajeto de aproximadamente 15 km, com início às 13h, na Comunidade de Nossa Senhora da Rosa Mística, em Caldas da Imperatriz, com destino a comunidade de São José, na Vargem do Braço.

A Caminhada Ecológica Franciscana foi fruto de duas motivações: A primeira motivação em comunhão a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que tem como proposta evangelizadora, neste ano de 2017, a temática: “Irmãos e menores comprometidos com a justiça, a paz e a integridade da Criação”. E a segunda, o próprio tema da Campanha da Fraternidade de 2017: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Inspirando-se nestas duas motivações buscou-se sensibilizar e conscientizar os jovens para a preservação e o cuidado da criação. Durante o percurso, os grupos de jovens apresentaram os seis biomas brasileiros, com toda a vida que enriquecem estes biomas e o grande risco que sofrem devido à exploração desenfreada do ser humano. Como ação concreta, os jovens foram enchendo vários sacos de lixo com plásticos, papéis, latas e garrafas que estavam largados à beira da estrada e também realizaram o plantio de uma árvore frutífera.

caminhada_250717_2

A cada passo desta caminhada foi possível contemplar a natureza com suas matas, riachos, montanhas, o voar dos pássaros, o mugido da vaca leiteira e também a intervenção do ser humano nas construções das casas, lavouras, sementes lançadas ao chão, plantas com seus frutos… Tudo isso mostrando que, onde existe harmonia entre o ser humano e a natureza, tudo se torna belo, tudo sobrevive.

Frei Daniel Dellandrea

caminhada_250717_1