Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vocação presbiteral é tema do terceiro dia do Tríduo

27/04/2013

Notícias

Frei Diego Melo

Nilópolis (RJ) – No terceiro dia do Tríduo Preparatório para a ordenação do Frei André Luiz da R. Henriques, os frades continuaram as visitas nas comunidades.

Com o tema Vocação presbiteral, a celebração da Santa Missa, presidida por Frei Alvaci Mendes da Luz, com a participação do pároco Frei Walter Ferreira Júnior e vários frades, foi marcada por reflexões sobre a vocação sacerdotal e momentos significativos para o Frei André e todo o povo.

Na sua homilia, Frei Alvaci iniciou a reflexão sobre a missão sacerdotal, fazendo uma retrospectiva da vida de Frei André e dos chamados de Deus à vocação: inicialmente, ele foi chamado à vocação batismal; depois, a uma vocação específica, vocação religiosa; mais tarde, chamado a uma vocação mais específica ainda, a vocação franciscana; e agora, o chamado à vocação sacerdotal. Frei André, sacerdote franciscano, chamado por Deus a ser sacerdote na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis, onde vai servir ao povo de Deus. E, como disse o Papa Francisco, “os pastores precisam estar junto de suas ovelhas”. Frei André será pastor das ovelhas na Baixada Fluminense. Frei Alvaci lembrou também que o povo de Nilópolis contribuiu para que Frei André chegasse à vocação sacerdotal, vocação de serviço. Jesus é o caminho que conduz à vocação.

Frei André lava os pés de sua mãe

Frei André fez o juramento de fidelidade à Igreja, ao povo de Deus. Assumiu o compromisso de servir a Jesus Cristo, junto ao povo.

Um momento muito significativo da celebração, foi quando Frei André, em sinal de serviço e gratidão a quem tanto o orientou, contribuindo para sua vocação, lavou os pés da sua mãe. Nesse momento, Frei Paulo César Ferreira fez um bonito canto de gratidão, encantando a todos.

Na procissão das ofertas foram oferecidas a estola e a casula, vestes sacerdotais que simbolizam o serviço e revelam a grandeza de Deus e também o óleo, com que o sacerdote é ungido para o serviço.

Ao final da celebração, todos os benfeitores do Pró-Vocações foram apresentados à comunidade e receberam a bênção de São Francisco, por Frei Alvaci.

Conforme o programado, após a celebração aconteceu o Encontro dos frades com os benfeitores do Pró-Vocações, coordenado por Frei Alvaci, que fez uma explanação abordando: objetivos do Pró-Vocações (espiritualidade, ajuda aos seminaristas e missão em Angola ), divulgação, busca de recursos, locais onde estão os benfeitores, formas de contato etc. Frei Alvaci agradeceu aos presentes a colaboração e motivou o grupo a incentivar a participação de mais pessoas.

Encerrou-se o encontro, com a oração e canto por Frei Alexandre e bênção final por Frei Walter, pároco.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis agradece a Deus pela presença franciscana e por mais um frade que aqui recebe a sua ordenação presbiteral.