A experiência do Caminho de Emaús na USF
23/04/2018
Nos dias 11, 12, 18 e 19 de abril, em Campinas, Itatiba e Bragança Paulista, celebramos a Páscoa com os funcionários da Universidade São Francisco. Foram quatro momentos para reviver o Caminho de Emaús. Com texto da teóloga Patrícia de Moraes, o Grupo de Teatro Embarque Cultural, da USF, com a direção de Cristina Pacheco, reviveu a distância de 11 quilômetros de Jerusalém até aquela casa da aldeia onde Cléofas e Maria fizeram caminho e tiveram a companhia o Ressuscitado. O capítulo 24 do Evangelho de Lucas foi narrado, representado e vivido. Às mesas, com o pão e o vinho, todos sentamos e sentimos uma força que caminha conosco e aquece o coração, e nos alimenta.
Tudo muito bem preparado, muita serenidade, emoção e atenção. Paramos nossas atividades para uma conversa de lembranças. Deixamos o Senhor entrar no ritmo de nossos passos. Quando deixamos o Senhor permanecer e entrar na casa, as respostas vêm no final de uma boa conversa. Os atores Marco Mariano, Meire Mello e Leandro Tavella encarnaram os personagens e nós entramos no texto. As mesas foram arrumadas com muito carinho, a sala preparada, tudo num rito bem feito com muita competência e unção.
As cenas do caminho e da casa de Emaús mostraram para nós o modo como Deus se fez história entre os passos da humanidade e como Ele caminhou com ela. O Amor que não morre inaugura tempos definitivos de ressurreição. Alimentar-se desta forte presença é saber olhar como o Senhor ensinou a repartir tudo o que estava na mesa. Foi bom parar na tarde, sempre às 14 horas, largar nossos trabalhos e ir junto à aldeia de Emaús pedir que o Senhor ficasse conosco. Ele se tornou hóspede por um forte momento, e nós saímos com uma bela história para contar. Assim foi nossa Páscoa Feliz!
Pastoral Universitária-USF