Termina em Santa Maria dos Anjos o Capítulo Geral
06/06/2015
Frei Walter de Carvalho Júnior
Os dois últimos dias do Capítulo Geral foram ocupados com a votação dos mandatos (decisões operacionais) e do Documento Final. Como pretendiam, os Capitulares conseguiram diminuir o número de mandatos para cerca de 20. O Documento final aprovado, por sua vez, tem por título “Ir às periferias com a alegria do Evangelho”. Usando imagens bíblicas, como: a tempestade acalmada, o exílio, Abraão e Sara, o cego de Jericó, e outras, a comissão encarregada da redação do documento, conseguiu de maneira clara e inspiradora, traduzir o que se viveu e refletiu durante o mês de Capítulo, e também o que vem como propostas para o próximo sexênio.
Às 16h00, na Basílica da Porciúncula, o Ministro Geral presidiu a Missa de encerramento do Capítulo, e retomou, na homilia, o tema geral: “Frades e Menores nos nossos tempos”. Afirmou que tudo o que fizemos nesses dias, tinha como pano de fundo a referência a esta nossa identidade franciscana. Segundo Frei Michael, nas tantas sessões na sala capitar, nas reuniões por grupos linguísticos, nos encontros das comissões temáticas, nos momentos de celebração e peregrinação, nos recreios festivos, sempre esteve presente a alegria – e também a responsabilidade –, da fraternidade e da minoridade.
Para a sessão de conclusão do Capítulo, às 18h00, o Ministro usou efusivas palavras de agradecimento a várias pessoas e grupos, e encorajou a todos a vivermos aquilo a que nos propusemos e que prometemos viver. Animou-nos a sermos “filhos da liberdade, da paz e da alegria”. Com amplos aplausos, os Capitulares também se mostraram agradecidos por tudo que viveram durante a experiência do Capítulo Geral 2015. Por fim, o Ministro desejou a todos alegre e animado recreio à noite.