Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Francisco celebra o envio dos aspirantes

09/02/2015

Notícias

820

Érika Augusto

Na manhã deste domingo, dia 8 de fevereiro, o Convento São Francisco de Assis, no centro de São Paulo, celebrou o envio de 8 jovens aspirantes à Ordem dos Frades Menores. São eles: Rodrigo, Ivan, Carlos Henrique, Renan, Danilo, Moisés, Guilherme e Flávio. Estes jovens irão para as Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAVs) nas próximas semanas, dando início ao seu caminho dentro da Ordem Franciscana.

A igreja estava repleta de fiéis, além da comunidade local, familiares e amigos dos aspirantes estiveram presentes, para celebrar com estes jovens este momento tão especial.

Em sua homilia, Frei Alvaci Mendes da Luz, coordenador do PVF (Pró-Vocações e Missões Franciscanas) e animador deste grupo de vocacionados, falou sobre os desafios da vida religiosa e da sua responsabilidade diante do acompanhamento destes jovens.

“A gente não consegue olhar e dizer se eles irão perseverar ou não. O que a gente sabe é que existe um, desejo, uma vontade e um chamado”, afirmou o frade.

Sobre o Evangelho deste domingo, Frei Alvaci destacou o aspecto missionário da missão de Jesus Cristo. “Jesus veio anunciar um Reino que só acontece se cada um de nós fizer também a mesma coisa que Ele fez: partir em missão, estar com as pessoas, visitar os doentes”, acrescentou.

O animador vocacional deixou uma palavra de ânimo para os jovens. “Sejam corajosos, eu acho que Jesus está bem cansado de pastores abatidos, pastores que não tem coragem de andar”, aconselhou.

Frei Alvaci pediu ainda que a comunidade local, os familiares e amigos rezassem por estes jovens, para que eles possam perseverar neste caminho. O frade partilhou um conselho de sua mãe, em certa ocasião: “comece bem, mas termine bem”. E animou os jovens a permanecerem fiéis às coisas de Deus, lembrando sempre do frescor deste chamado, retornando cada dia ao começo, trazendo à memória aos motivos que os fizeram dizer sim.

Para Ivan Carlos, que irá para Vila Velha nesta primeira etapa da formação, a celebração de envio foi um momento especial, de recordação do caminho. “Cheguei cedo ao convento e no início fiquei um pouco nervoso. Quando iniciou a procissão de entrada, ao ver meus familiares e amigos nos bancos já percebi que seria difícil segurar a emoção”, afirmou.

Durante a procissão do ofertório, foram entregues os símbolos franciscanos junto ao pão e o vinho. Após a comunhão, Frei Alvaci chamou Frei Alexandre Rohling, Frei Albino Gabriel, Frei Odorico Decker e Frei Sérgio Calixto para entregar aos jovens uma lembrança, um pequeno crucifixo de São Damião. O frade destacou a diferença de carismas e missões entre os frades. Cada um a seu modo, serve a Deus e aos irmãos.

Após a missa, os jovens receberam com alegria os cumprimentos da comunidade, dos seus familiares e amigos. O clima foi de alegria e confraternização. Após a missa os aspirantes e os vocacionados de 2015 se reuniram para o primeiro encontro do ano.