Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A bela obra franciscana na Reitoria da USF

16/08/2013

Notícias

quadro

A sala de espera da Reitoria da Universidade São Francisco tem um painel a óleo que chama a atenção pelo seu tamanho e beleza. Trata-se de um quadro sobre a “Glorificação da Ordem Franciscana e da Casa Imperial da Áustria, por seus feitos em prol do Dogma da Imaculada”.

O painel  mede 3,10×2,8m, reproduzido de forma bastante livre, pelo pintor Frei Cirilo Lovato, OFM, o original de Pedro Paulo Rubens (1577-1640).

Circunstâncias de composição

Composto por ocasião do Ano Santo Mariano de 1954. No dia 7 de novembro do mesmo ano, em Petrópolis, em sessão solene em homenagem a Conceição Imaculada Maria e seu Cavaleiro e Doutor, o B. João Duns Scotus, entregando ao público este quadro.

Local

De Petrópolis, o original foi entregue aos cuidados do Seminário Santo Antônio de Agudos, de onde, em 1997, foi trazido para o Campus da USF em Bragança Paulista.

Personagens

1. No centro, de joelhos, está São Francisco. Sua face volta-se para o alto, de onde o inunda um jato de luz. O jato de luz substitui o Crucifixo de São Damião original e as palavras do mesmo Crucificado: “Vade, Francisce, repara domum meam”. Em resposta a estas palavras, São Francisco funda as Três Ordens Seráficas: os três globos as representam. A elas transmitiu Francisco o amor para com a Mãe de Deus, respectivamente, à Imaculada Conceição.

2. No plano superior, à esquerda, sobre o carro triunfal, puxado por 4 águias, de trás para frente: o gênio alado da Casa da Áustria; Os imperadores Carlos V, Filipe II, e Filipe III; o gênio alado franciscano que inspirou todo o movimento Imaculista depois de Duns Scotus. As 4 águias que o gênio franciscano tem em suas rédeas simbolizam a agudeza do espírito do mesmo gênio franciscano, na defesa do privilégio imaculista.

3. No carro triunfal à direita, do fundo para frente: a virtude cardeal da justiça, de olhos vedados, com seu símbolo: a balança; a virtude cardeal da prudência, com seu símbolo: o espelho; a virtude cardeal da fortaleza, com seu símbolo: a coluna; virtude cardeal da temperança, com seu símbolo: o cálice de vinho; e finalmente, o mesmo gênio alado franciscano, tendo em suas rédeas 4 leões, símbolo da força e invencibilidade dos argumentos imaculistas, vibrados pelos frades contra os maculistas.

4. No plano inferior, à esquerda: no centro, empunhando o cetro, o Imperador Filipe IV; à sua esquerda, o pequeno infante Baltasar e o Cardeal Infante Fernando; à sua direita, o Infante D. Carlos. No fundo, um grupo de franciscanos que sempre insistiram junto à Corte Imperial, fizesse valer sua influência junto à Santa Sé, em prol da proclamação dogmática da Conceição Imaculada de Maria Santíssima.

5. No plano inferior, à direita, um grupo de franciscanos a combater e investir contra o dragão maculista. Sobressai a figura do Bem-aventurado Doutor Subtil e Mariano João Duns Scotus que, através de sua doutrina e de seus discípulos, lança o dragão maculista ao báratro infernal. D. Scotus é representado com um tridente na mão.