Fraternidade São Pedro Apóstolo acolhe dois novos frades em Pato Branco
08/09/2026

A Fraternidade São Pedro Apóstolo, em Pato Branco (PR), acolheu, durante a celebração eucarística do último domingo (6), dois novos integrantes: Frei Arlindo Oliveira Campos e Frei Tadeu Luiz Fernandes. A chegada dos frades foi marcada por oração, acolhida da comunidade paroquial e um gesto simbólico de entrega dos instrumentos de trabalho para a nova missão.
Frei Arlindo foi transferido da Fraternidade do Patrocínio de São José, em Lages (SC), para a Fraternidade São Pedro Apóstolo. De vocação laical, ele chega para colaborar especialmente no atendimento paroquial, nas bênçãos às famílias, nas visitas às casas e na realização de exéquias.
Já Frei Tadeu retorna ao Brasil depois de cinco anos de missão na Terra Santa. Durante esse período, viveu e trabalhou em uma região marcada por situações de conflito e desafios. Antes de chegar a Pato Branco, foi acolhido na Fraternidade São Francisco, em São Paulo, onde realizou um período de tratamento de saúde após o retorno de Israel.
Durante a celebração, a comunidade recordou a trajetória dos dois frades e destacou a alegria de recebê-los. O pároco, Frei Evandro Balestrin, afirmou que a presença dos novos confrades fortalece a missão evangelizadora da paróquia e da fraternidade.
“Queremos dizer o quanto nos alegramos nesta noite em acolhê-los em nossa fraternidade e em nossa paróquia”, destacou Frei Evandro, ao apresentar os dois religiosos à comunidade.
O guardião da Fraternidade São Pedro Apóstolo, Frei Augusto Luiz Gabriel, também deu as boas-vindas aos confrades. Para ele, a chegada de cada novo irmão representa o nascimento de uma nova fraternidade, construída a partir dos diferentes dons, histórias, costumes e experiências de cada frade.
“Cada um que chega vem com seu jeito, com seus costumes, com seus gostos, e encontra numa fraternidade outros irmãos com seus jeitos, costumes e gostos”, explicou.
Segundo Frei Augusto, com a chegada de Arlindo e Tadeu, a fraternidade passa a contar com sete frades. Ele também ressaltou que, embora existam diferentes formas de serviço e ministérios, a vocação primeira do franciscano é ser irmão.
“Ser frei é ser irmão”, afirmou o guardião, destacando que a fraternidade é chamada a servir tanto na vida paroquial quanto nos diversos projetos de evangelização desenvolvidos pelos franciscanos nos meios de comunicação.
Uma fraternidade chamada a caminhar unida
A acolhida dos novos frades aconteceu no contexto do 23º Domingo do Tempo Comum, cuja liturgia apresentou o Evangelho de Mateus (18,15-20), sobre a correção fraterna e a presença de Cristo onde dois ou três estão reunidos em seu nome. Na homilia, Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro destacou que este domingo pode ser compreendido como o “Domingo da Correção Fraterna”, marcado pelo convite de Jesus para buscar o irmão que se afastou e reconduzi-lo à comunidade.
Ao refletir sobre a mensagem do Evangelho, o frade ressaltou que a comunidade cristã é chamada a seguir o exemplo do Bom Pastor, que não descansa enquanto não encontra a ovelha perdida. Para Frei Raimundo, a correção fraterna deve ser acompanhada pelo perdão e pela misericórdia, buscando sempre recuperar os vínculos e conduzir novamente o irmão à “familiaridade da casa paterna”.
A reflexão ganhou um significado especial diante da acolhida de dois novos membros na fraternidade. Frei Raimundo recordou que reunir-se em nome de Jesus significa criar um espaço de proximidade, alimentado pela Palavra e pela presença do próprio Cristo. “Na igreja de Jesus, não podemos estar de qualquer jeito”, afirmou, destacando que a vida comunitária exige conversão, escuta da Palavra e disposição para caminhar com os irmãos. Ao final, reforçou que Jesus ensina a viver a correção fraterna e a fazer o bem uns aos outros, numa experiência concreta de vida com os irmãos.
Uma nova missão depois da Terra Santa
Em sua primeira manifestação à comunidade, Frei Tadeu falou sobre a experiência vivida na Terra Santa e agradeceu a Deus pelos anos de missão. Recordou lugares marcantes da vida de Jesus, como Galileia, Nazaré, Belém, Jerusalém e Getsêmani, afirmando que a Terra Santa passa a habitar também o interior de quem a vivencia.
“Hoje, pela providência divina, uma etapa se encerra e outra começa”, afirmou.
O frade também agradeceu ao Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, pela transferência para Pato Branco, e aos irmãos da fraternidade pela acolhida.
Ao falar sobre a chegada à nova comunidade, Frei Tadeu recordou uma passagem do Testamento de São Francisco de Assis: “Depois que o Senhor me deu irmãos”. Para ele, a expressão resume o modo como deseja viver a nova etapa. “O irmão é dom, é fraternidade, é graça”, afirmou.
Frei Tadeu pediu ainda as orações da comunidade para permanecer fiel à vocação, humilde no serviço, fraterno na convivência e alegre no anúncio do Evangelho.
Serviço à comunidade
Durante a celebração, os novos frades receberam simbolicamente instrumentos relacionados aos serviços que desenvolverão na comunidade paroquial. Frei Arlindo recebeu o asperge, sinal de sua missão junto às famílias e no atendimento pastoral. Frei Tadeu recebeu os santos óleos, para o serviço sacramental.
A acolhida foi concluída com uma oração pela nova composição da fraternidade. A comunidade foi convidada a estender as mãos em oração pelos frades, enquanto os religiosos também abençoaram os paroquianos.
A chegada de Frei Arlindo e Frei Tadeu amplia a presença dos franciscanos nas diferentes frentes de evangelização da Fraternidade São Pedro Apóstolo. Além da vida paroquial, a comunidade atua nos meios de comunicação, com presença nas rádios e na televisão, fortalecendo a missão de anunciar o Evangelho e compartilhar a Paz e o Bem.
Frei Augusto Luiz Gabriel
























