Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Servir como Menores: frades são instituídos Leitores e Acólitos na Baixada Fluminense

18/11/2025

Notícias

No último domingo, 16 de novembro, Dia Mundial dos Pobres, a comunidade Sant’Ana, da Paróquia São Francisco de Assis, em Duque de Caxias (RJ), celebrou a missa presidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM. Durante a celebração ocorreu a instituição de novos leitores e acólitos.

No início da celebração, Frei Jorge Luiz Maoski, pároco, acolheu o Ministro Provincial, os frades presentes e a comunidade reunida. Antes da homilia, Frei Paulo Roberto Santos Santana, apresentou os frades instituídos no ministério do leitorado: Frei Gabriel Nogueira Alves, Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso e Frei Silvério Munga Cajonde. Na sequência, anunciou os frades instituídos acólitos: Frei Alberto Capingala Martinho Sambei, Frei Douglas Brito Ribeiro Atanazio de Sousa, Frei Franklin Matheus da Costa e Frei Pedro Isaías Luisa Vitangui.

Durante a homilia, Frei Paulo Pereira saudou os confrades e toda a comunidade. Em sua partilha destacou que os ministérios do leitorado e acolitado recordam à Igreja que nenhum serviço é exercido em nome próprio. O Ministro contou uma história de infância para ilustrar o sentido da missão: assim como recebia uma tarefa de uma senhora de sua comunidade e a cumpria com prontidão. Partindo da lição da história exorta os frades dizendo: “A província te escolheu para proclamar a Palavra e servir o altar movido pelo Espírito do Senhor”. Ele ressaltou ainda a necessidade de intimidade profunda com a Sagrada Escritura e com a Eucaristia, para que o serviço seja verdadeiramente frutuoso. 

Recordando o Dia Mundial dos Pobres, sublinhou que os pobres são “mestres da esperança”, pois carregam uma expectativa viva e confiante em Deus. Ao final da homilia, exortou os novos ministros a assumirem seu compromisso como servidores da Palavra, da Eucaristia e dos pobres.

Após a homilia, iniciou-se o rito de instituição dos leitores. Os frades apresentaram-se diante do Ministro Provincial, que rezou sobre eles. Cada um recebeu o Livro das Escrituras, simbolizando a missão de anunciar fielmente a Palavra de Deus.

Em seguida, ocorreu a instituição dos acólitos. Os quatro frades aproximaram-se do Ministro Provincial, que lhes dirigiu uma oração. Cada acólito recebeu a patena com o pão, expressão do serviço ao altar e à Igreja. Finalizado o rito, a missa prosseguiu com a profissão de fé, já com os novos acólitos servindo na celebração.

No final da celebração, Frei Paulo Pereira destacou a importância da oração mútua, pediu que os frades rezem pelo povo e exortou a comunidade a rezar pelos religiosos, para que perseverem na missão de servir a Igreja de Cristo como servos e menores.

 

Texto: Frei Bruno Almeida
Fotos: PASCOM Paróquia São Francisco de Assis