Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comissão para Novas Formas de Evangelização na América Latina se reúne na Guatemala

18/10/2025

Notícias

A 2ª reunião presencial da Comissão ocorreu nos dias 13 e 14 e outubro, na Cúria da Província Nossa Senhora de Guadalupe, na Guatemala. Desta vez participarem também os Secretários para Missão e Evangelização das Conferências Brasil-ConoSur, Frei Eduardo Augusto Schiel, e Nossa Senhora de Guadalupe, Frei Maurício Meza Sánches. Também estiveram presentes o Animador de Justiça, Paz e Integridade da Ordem, Frei Daniel Blanco, o Secretário para Missão e Evangelização, Frei Francisco Gómez, o Animador para as Missões, Frei Denys Thayo, e o Definidor Geral para América Latina, Frei Joachim Echevérry. Depois de realizar um percurso de partilha e conhecimento da caminhada evangelizadora nas conferências, dos passos dados até então pela comissão de novas formas, contando, em seguida, com a exposição do Padre Francisco Henandéz, Teólogo do Celam, que abordou os desafios para Evangelização na América Latina, o grupo se deteve em identificar quatro eixos e três linhas de ação para os próximos três anos.

Eixos que formam a base das novas formas de presença

Os eixos representam quatro dimensões fundamentais do carisma e a maneira pela qual os tempos atuais as interpelam. Cabe destacar que não se trata propriamente de uma novidade, dito que vêm contemplados em muitas Fontes e Documentos, mas de uma tentativa de apresentá-los de forma simplificada e sistemática, com objetivo de animar irmãos e fraternidades a serem cada vez mais efetivos na promoção e na prática destes eixos: – Sinodalidade e Participação; Solidariedade e partilha de vida com os menores de cada tempo; – Anúncio da Justiça e Construção da Paz; – Nova Contemplação.

Linhas de ação

A partir dos eixos identificados, a comissão elegeu três linhas de ação que, de acordo com os apelos da realidade e a situação da Igreja e da Ordem na América Latina, poderiam concretizar respostas consistentes e relevantes às situações identificadas. As linhas foram nomeadas a partir de apelos e compromissos que devem ser ouvidos e assumidos pela Ordem no Continente. As linhas de ação também não trazem ineditismo, mas ajudam a organizar os empenhos que já são realizados, animar os irmãos, fraternidades e entidades a se engajarem nestas causas e também a suscitar a criatividade em vista de novas presenças e ações que respondam às respectivas linhas:

1) A Amazônia nos convoca;

2) Fragilizados com os fragilizados;

3) Escutar a voz do Senhor hoje.

Com a iluminação das linhas, os irmãos também apresentaram algumas propostas de ação que podem ser iniciadas, retomadas ou reforçadas e que irão demandar a adesão de múltiplos agentes. A Comissão tem consciência que seu papel principal é o de promover e animar as novas presenças a partir do discernimento realizado e também acredita que todas as instâncias de implementação destes passos estarão dóceis aos apelos do Espírito que nascem deste trabalho em conjunto. Concluído o encontro da Comissão, deu-se início ao Encontro dos Irmãos que vivem e trabalham junto a povos originários, que segue até o próximo domingo, dia 19 de outubro, também na Guatemala.


Frei Gustavo Wayand Medella, OFM – Província da Imaculada Conceição do Brasil