Constância e perseverança: Frei Marcelo confirma seu “sim” definitivo a Deus na Profissão Solene
29/09/2025

A Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), foi novamente cenário de alegria e esperança neste sábado, 27 de setembro, ao celebrar a Profissão Solene de Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso.
A celebração marcou o compromisso definitivo de Frei Marcelo com a Ordem dos Frades Menores, através dos votos de obediência, sem nada de próprio e castidade, vividos segundo o Evangelho e à maneira de São Francisco de Assis. Inspirado pela frase da Legenda Maior de São Boaventura – “Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos” (LM 14,1) – Frei Marcelo expressou em sua profissão o desejo de recomeçar diariamente na busca de fidelidade ao chamado de Deus, abraçando com ardor o seguimento de Jesus Cristo.
A celebração foi presidida pelo Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e contou com a presença de frades de diversas fraternidades, religiosos e religiosas, familiares, amigos e fiéis vindos de diferentes localidades. A liturgia foi enriquecida pela participação especial do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, que abrilhantou a celebração com a delicadeza e a força da música sacra.
Durante a celebração, após a proclamação do Evangelho, o mestre de formação, Frei Gilberto da Silva, apresentou um breve histórico vocacional do professando. Em seguida, chamado pelo nome, Frei Marcelo respondeu ao seu “Aqui estou!”, manifestando à Fraternidade e à Igreja o seu desejo de entregar-se plenamente ao Senhor.
Em sua homilia, Frei Paulo destacou a beleza do chamado de Frei Marcelo e a dimensão profunda do seu compromisso definitivo:
“Constância, perseverança, deixarmo-nos mover pelo Espírito do Senhor e, a partir do seu santo modo de operar, desejar de Deus e cultivar diariamente a constância. A profissão solene, portanto, nesse contexto, ela não é ponto de chegada, é ponto de partida, Marcelo. A partir daqui, mais intensidade na convivência fraterna, mais intensidade na dedicação solidária com os pobres, mais intensidade no cultivo da formação pessoal em vista do serviço aos demais. Constância, perseverança.”
Ao final da celebração, Frei Marcelo expressou palavras de agradecimento à família, aos confrades e à Fraternidade:
“Comecemos, irmãos, que pouco ou nada fizemos. Vivi ao longo de uma breve caminhada um intenso recomeço: quedas, tropeços, até algumas mancadas, mas sempre encontrei o amparo divino e, principalmente, fraterno por onde passei. As fraternidades que me acolheram – e aos irmãos que o Senhor me deu e me dá – manifestam sempre a Sua misericórdia, o Seu amor, o Seu cuidado. Por isso, eu quero pedir a cada um de vocês que rezem por mim. Rezem para que eu tenha a graça da perseverança, a graça da fidelidade e que eu nunca me canse de recomeçar, de lutar e de ser constante. Paz e Bem!”

Com a Profissão Solene, Frei Marcelo torna-se definitivamente membro da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que neste ano completa 350 anos, assumindo de forma pública e perpétua sua entrega a Deus, à Igreja e à fraternidade. O gesto testemunha para toda a comunidade cristã que vale a pena seguir Jesus Cristo com radicalidade, à maneira de São Francisco de Assis.

Texto: Frei Gabriel Nogueira/ Fotos: Frei Bruno Cezário


















