Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província da Imaculada em unidade com a Igreja e o mundo: Sementes de paz e esperança

07/07/2025

Notícias

No último dia 2 de julho, o Vaticano divulgou a mensagem do Papa Leão XIV para o 10° Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação de 2025, que será celebrado em 1º de setembro.

A partir do tema “Sementes de paz e esperança”, em vista do ano jubilar que a Igreja está vivendo, o Pontífice inicia seu texto fazendo menção aos 10 anos da encíclica Laudato si’, do Papa Francisco. Buscando inspirações no Evangelho e fazendo uso da metáfora da semente, considerada fonte de vida, plenitude, fecundidade e persistência na luta pela sobrevivência, também muito presente nos textos bíblicos, o Santo Padre diz que: “em Cristo também somos sementes de Paz e Esperança”.

Transitando pelos escritos do evangelista João (cf. Jo 12, 24), para citar o momento em que Jesus Cristo se associa a um grão de trigo às vésperas de sua Paixão; e o profeta Isaías (Is 32, 15-18), dizendo que o “Espírito de Deus é capaz de transformar o deserto árido e ressequido num jardim, num lugar de repouso e serenidade”, Papa Leão XIV faz de sua mensagem um apelo para o fortalecimento da conscientização do povo, a partir de ações evangelizadoras e concretas, que tenham como objetivo a transformação da humanidade para a preservação da Casa Comum e,  consequentemente, da própria existência humana.

Inspirado também pela exortação apostólica Laudate Deum, o Pontífice, traz uma breve reflexão sobre as crises mundiais que colocam a terra em risco de “cair na ruína”, apontando as impactantes violações dos direitos internacionais e dos povos, as questões ambientais, as guerras, para dizer que:

“Parece ainda haver uma falta de consciência de que a destruição da natureza não afeta todos da mesma forma: espezinhar a justiça e a paz significa atingir principalmente os mais pobres, os marginalizados, os excluídos. A este respeito, o sofrimento das comunidades indígenas é emblemático”.

Desta forma ela aproxima o divino do humano, no momento em que chama a humanidade para a responsabilidade para com o planeta, pedido par que interpretemos o Evangelho a partir da ótica de “cultivar e guardar” o jardim do mundo, protegendo, preservando, velando.

Segundo o Papa, a justiça ambiental vai além de um conceito abstrato ou um objetivo distante, pois é uma ação urgente. Trata-se verdadeiramente “de uma questão de justiça social, econômica e antropológica. Para os que creem em Deus, além disso, é uma exigência teológica, que para os cristãos tem o rosto de Jesus Cristo, em quem tudo foi criado e redimido”.

Indo para o final de sua mensagem, Papa Leão XIV volta a chamar a atenção para os impactos dos danos gerados na Casa Comum à vida dos mais frágeis, pois “são os primeiros a sofrer os efeitos devastadores das alterações climáticas, do desflorestamento e da poluição”. Segundo ele, “cuidar da criação torna-se uma questão de fé e de humanidade”.

Ele reforça o apelo para a continuidade de ações concretas a partir do seguimento da Palavra e cita as muitas sementes lançadas pela Igreja, fazendo referência ao projeto “Borgo Laudato si’”, criado pelo Papa Francisco com o objetivo de propagar os conceitos da ecologia integral por meio da educação, aplicando os princípios da Encíclica Laudato si’, reafirmando a importância desse documento, fonte de inspiração para a promoção e uma ecologia integral cada  vez mais escolhida e partilhada como caminho a seguir para a multiplicação de sementes de esperança.

ACESSE AQUI A MENSAGEM DO PAPA LEÃO XIV

Sementes de paz e esperança da Província da Imaculada Conceição do Brasil

Quando o Papa Leão XIV apresenta em sua mensagem as diferentes ações da Igreja como sementes para a mudança na forma como nos relacionamos com o meio ambiente, chama-nos atenção também os diversos projetos realizados pelos frades franciscanos, membros da Ordem Terceira (OFS) e comunidades, no empenho de transformar realidades por meio de ações concretas à luz do Evangelho.

“O reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, a semente brita e cresce, sem ele o perceber. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, pois é chegada a hora da colheita. ” (Mc 4, 26-29)

Antônio Bispo dos Santos, popularmente conhecido como Nêgo Bispo, filósofo, escritor, professor, líder quilombola disse em uma de suas palestras sobre o seu livro ‘A terra dá, a terra quer’, que “a humanidade precisa aprender a se relacionar com o meio ambiente, pois é ele quem cuida de nós”. Em sua simplicidade, Nêgo Bispo repete, a partir de seu conhecimento, a mesma essência apresentada pelo evangelista Marcos.

Papa Francisco nos deu de presente a Encíclica Laudato si’ para nos mostrar que essa relação com o ambiente é possível e necessária de ser retomada, sem a arrogância e a prepotência do Homo sapiens, mas como criaturas de Deus.

“A Laudato si’ não é apenas uma carta apostólica ou um documento, ela é uma conscientização, pois Evangelizar é conscientizar. O Papa Francisco revela em seu escrito a humanidade a partir do que ela é: criatura. Isso é muito franciscano. Ser criatura com as criaturas. Para a Igreja, para a humanidade e para o planeta, essa Encíclica é um resgate da grande virtude moderna: o cuidado.  E o que devemos cuidar? Do toda, da vida e de cada um de seus detalhes”, disse Frei Vitorio Mazzuco, coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária da USF.

Segundo ele, a importância da Laudato si’ na eclesialidade é porque ela vem recuperar a dimensão forte de um carisma que, mesmo sem usar o tema, criou a mentalidade de uma ecologia integral, de pensar o mundo no seu todo. “Ela marca a ousadia de um Papa em escrever uma encíclica para sua Igreja, sem imaginar que ela poderia ultrapassar as fronteiras e atingir um mundo de crentes e não crentes, católicos e não católicos. É uma encíclica ecumênica de diálogo inter-religioso, porque trabalha elementos que não estão apenas no espaço de uma hierarquia religiosa, mas está no quintal da nossa casa, no ar que respiramos, na vida que sentimos”.

Frei Vitorio ainda reforçou que “ser Igreja como carisma franciscano é reconstruir a casa da nossa identidade, a casa da ética, dos valores dos princípios e reconstruir o Oikos, ou seja, a casa que habitamos. Ser Igreja é se preocupar com a unicidade das coisas e pela sua verdade. Sabemos que a terra é única e temos que cuidar daquilo que é nosso. Papa Francisco veio resgatar dentro da Igreja e carisma franciscano”.

E foi justamente nesse despertar de consciência que as ações franciscanas da Província, ganharam ainda mais força, empenho e engajamento nos últimos anos.

Diante da missão franciscana de difundir o Evangelho no seguimento de Jesus Cristo, a partir dos exemplos de São Francisco de Assis, as frentes de Evangelização buscam confluências entre a Palavra e as ações concretas, buscando a sintonia entre o espírito e aquilo que é terreno, ou seja, que integra a nossa relação e nosso relacionamento com Deus, os outros e o mundo.

Vivendo a ecologia integral na prática

“Ninguém fica para semente”, assim é a expressão muito usada popularmente que significa que as pessoas não vivem para sempre, pois todos morrem. Sim! Sabemos que nossa vida neste mundo é breve e que, um dia, todos partiremos para a vida eterna. Temos a consciência de que não ficaremos nesta terra, mas podemos deixar sementes que, se bem cuidadas, podem render muitos e bons frutos no futuro, mesmo sem a nossa presença.

Em sua história a Província sempre se empenhou em propagar o carisma e a espiritualidade franciscana por meio de ações evangelizadoras e concretas que, como sementes, brotaram em solos férteis de seu território e em outras localidades.

Ao longo de seus 350 anos, muitos frutos de caridade, solidariedade, compaixão e amor ao próximo foram colhidos. Da mesma forma, muitas foram as sementes lançadas que impactaram diretamente na formação intelectual de muitos leigos e religiosos, pelo fato de sempre estarem permeadas pela missão evangelizadora dos frades atuantes nas diferentes frentes de evangelização.

Assim como o Papa Leão tomou como referência o projeto “Borgo Laudato si’”, neste texto vamos citar parte das ações concretas nos espaços educacionais e sociais que cambem às Frentes de Evangelização: Educação e Solidariedade.

O Grupo Educacional Bom Jesus, presente nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, tem um papel histórico de compromisso com a sociedade, que se destaca também por ações junto à comunidade voltadas ao carisma franciscano, base também da Encíclica Laudato si’.

Da mesma forma, a FAE– Centro Universitário e a Universidade São Francisco (USF) também lançou sementes que romperam as barreiras do tempo e geraram frutos a favor do Cuidado com a Criação.

Na mensagem de abertura do Relatório Social do Grupo Educacional, o Presidente, Frei João Mannes, explicou:

“Os projetos Bom Jesus Social e FAE Social se inspiram em Francisco de Assis que, impulsionado pela força divina e pelo amor misericordioso de Jesus Cristo aos pobres e doentes, não ficou indiferente diante do sofrimento de pessoas que vivenciam algum tipo de desamparo por parte da sociedade”.

O frade ainda esclareceu que todas as atividades desenvolvidas nos projetos materializam um dos aspectos essenciais da missão educadora do Grupo Educacional Bom Jesus, já que contribuem efetivamente para a construção de um humanismo integral e solidário e, em consequência, para a transformação da sociedade. Ele ainda salientou que, além de inspirar-se nos valores e atitudes franciscanas, o grupo é signatário do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), de modo que a Instituição também está alinhada com os princípios desse Pacto, que reforçam nosso propósito de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.

São ações voltadas à comunidade, aos estudantes e trabalhadores das quase 40 unidades, que têm como principal objetivo a promoção da vida, em todas as suas esferas e da dignidade humana, a partir de princípios cristãos de amor ao próximo e a todas as criaturas.

No meio universitário, a USF também tem desempenhado importantes ações sociais, com seus alunos e professores, junto à comunidade, mas também está fortemente presente nas atividades evangelizadores e catequéticas.

Segundo o professor Lucas da Silveira Andrade, coordenador do Núcleo Relações Internacionais e História, bem como assessor para as ações sociais e eclesiais da instituição, ao longo de 2024 e 2025, a USF tem intensificado sua caminhada em torno da Ecologia Integral, por meio do Projeto Interuniversitário Jornada Laudato si’. “Trata-se de uma proposta que não nasce do nada, mas ecoa processos formativos e experiências já vivas na universidade, como os projetos de extensão, entre eles o Projeto Rondon, e as iniciativas de integração com comunidades locais. Essa jornada vem potencializando o protagonismo estudantil e docente em temas que tocam diretamente o nosso tempo: o cuidado com a vida, com a Casa Comum e com as relações humanas”, explicou.

O docente mencionou ações como as participações nas reuniões da Sub-Região Pastoral 1 da CNBB Regional Sul 1. A partir desses encontros, foi formada uma equipe interna para pensar uma proposta institucional conectada aos princípios da ecologia integral, com a participação do professor Allan da Silva Coelho e do Frei Thiago Alexandre Hayakawa. O resultado o encontro formativo e a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Diocese de Bragança Paulista, no Campus da USF.

A Semana Laudato Si’, realizada virtualmente, foi outro momento forte das atividades programadas, além das atividades voltadas à formação pedagógica, previstas para o segundo semestre. Professor Lucas ressaltou que todo esse processo tem contado com o apoio e incentivo do Frei Daniel Dellandrea, OFM, Diretor-Presidente da CNSP-ASF, e do Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM, Reitor da USF, além pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Giseli Lorenzi, que reafirmam a importância estratégica do projeto para a missão institucional da universidade e para a construção de um caminho formativo que una fé, ciência e compromisso socioambiental.

De acordo com Frei Vitorio Mazzuco, em vista dos cuidados com a criação, a Pastoral Universitário da USF procura evidenciar que “a nossa Casa Comum é a nossa Causa Comum”, e que o dom de existir está nesta casa, onde devemos nos sentir bem e cuidar com harmonia.

Ele mencionou que a universidade, dentro de seus planejamentos estratégicos desenvolve ações voltadas à reciclagem e à questão ambiental. Mas, a Pastoral procura mostrar que estar no mundo é refazer o cuidado com a vida como um itinerário de existência. “Tudo é um caminho que sai e retorna para o lugar sagrado, assim o livro do Gênesis que nos revela um movimento do espírito para compreender a realidade”.

Na esfera de ações junto à comunidade também são desenvolvidos trabalhos de atendimento nos quais alunos e professores, por meios de projetos pedagógicos de extensão, promovem atendimentos nas diferentes áreas de formação oferecidas pela instituição.

Esperança e caridade

Podemos afirmar que a Província da Imaculada vive em sua essência as chagas de São Francisco de Assis, amando sem ser amado, pois assim exerce o dom da gratuidade a favor da vida, da paz e do bem.

O Sefras Ação Social Franciscana, é uma organização social que tem como missão acolher, cuidar e defender os mais vulneráveis, provendo a justiça socioambiental à luz dos valores franciscanos. Essa descrição objetiva que envolve as ações que impactam a vida de milhares de pessoas, está presente no texto do Frei Vagner Sassi, Diretor-presidente da organização, no material que apresenta a “Fundamentação do Trabalho Socioeducativo”.

O frade esclarece que para atingir seus objetivos o Sefras promove, entre outras ações com projetos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade como: idosos, crianças, adolescentes pessoas em situação de rua ou que sofrem a violência do preconceito e migrantes.

O ponto de partida para engrandecimento da figura humana, do ambiente, com olhar para o Cuidado da Criação a favor da vida em sua plenitude, o Sefras desenvolve um trabalho Socioeducativo, que perante as compreensões fragmentadas e reducionistas do ser humano, parte de uma antropologia que traduz em um humanismo integral e solidário. Segundo o material de orientação, “este define-se como ‘um humanismo à altura do desígnio de amor de Deus sobre a história, capaz de animar uma nova ordem social, econômica e política, fundada na dignidade e na liberdade de toda a pessoa humana, a se realizar na paz e na solidariedade’ (DSI, n.19,p.14)”.

Tomando como referência a citação do Papa Leão XIV, trouxemos alguns exemplos de ações concretas da Província da Imaculada Conceição do Brasil, sabendo que no território provincial outras inciativas inspiradas também pela Encíclica Laudato si’, que visam promover a educação em ecologia integral e a sustentabilidade, estão em execução. Todas cumprem a missão de propagar o Evangelho por meio de obras que visam a valorização da vida e do meio ambiente.

Sabemos que estamos unidos a toda a criação, pois também somos criaturas de Deus e, como sementes, temos a missão de germinar, florescer e gerar frutos de paz e esperança.

ACESSE A ENCÍCLICA LAUDATO SI’


Adriana Rabelo Rodrigues