Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara de Duque de Caxias celebra a presença viva de Maria em comunidade

02/06/2025

Notícias

No último final de semana, 31 de maio e 1º de junho, a Paróquia Santa Clara, localizada no bairro Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), celebrou em suas diversas comunidades a tradicional devoção da Coroação de Nossa Senhora.

Essa expressão popular de fé homenageia a Virgem Maria como Rainha do Céu e da Terra, sendo vivenciada com especial intensidade ao longo do mês de maio. A Coroação é um gesto simbólico de amor e reconhecimento àquela que, ao aceitar ser a Mãe de Jesus, cooperou para a salvação da humanidade. Mesmo em sua humildade, Maria é exaltada como Rainha, tornando-se modelo de fé e entrega.

Além das celebrações marianas, ao longo de todo o mês — conhecido como Mês Mariano — diversas atividades foram promovidas, como visitas a doentes e a idosos, e a oração do terço nas comunidades, nos lares dos fiéis e junto aos enfermos. Tudo isso foi realizado com espírito de súplica e confiança na intercessão da Mãe de Deus, diante das muitas necessidades, intenções e agradecimentos.

Para Reni Souza, OFS, da Comunidade Santa Bárbara, localizada  na mesma região pastoral,  as vivências deste período foram marcadas por gestos concretos de cuidado, seguindo o exemplo de Maria, que se colocou a caminho para visitar sua prima Isabel:

“Começamos a rezar o terço nas casas dos enfermos e idosos, pois aqui na Comunidade Santa Bárbara, depois da pandemia e por conta da violência, muitos passaram a rezar apenas na igreja. Temos um grupo de leigos e os frades que realizam visitas fraternas às casas. Então, resolvemos rezar com essas pessoas que, por doença ou idade, não conseguem mais participar do terço nem frequentar a igreja. A experiência de rezar com elas é muito gratificante. Às vezes, estão tão fragilizadas e sem esperança, mas, depois das orações e cânticos, ficam mais felizes e animadas. Rezamos o terço, cantamos louvores a Maria e fazemos pequenas leituras bíblicas, nas quais todos podem partilhar o que entenderam da leitura”, afirmou a Franciscana Secular.

Que a vivência deste mês de maio renove em nós o ardor missionário para continuar anunciando o Evangelho e acolhendo o projeto do Reino de Deus em nossas vidas e em nossas comunidades. Que, a exemplo de Maria, sejamos perseverantes e fiéis ao chamado que o Senhor nos faz.


Frei Franklin Matheus