UNIFAG celebra 30 anos de história
06/12/2024
A Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (UNIFAG) da Universidade São Francisco (USF) comemorou, no dia 4 de dezembro, seus 30 anos de história. A cerimônia foi no Centro Comunitário da instituição, reunindo profissionais, professores e representantes da reitoria da USF, bem como da Mantenedora Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF).
A instituição universitária integra o grupo da Frente de Evangelização em Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Participaram do evento: o Diretor-Presidente da CNSP-ASF, Frei Daniel Dellandrea; o Diretor-Vice-Presidente, Frei Alvaci Mendes da Luz; o Diretor Administrativo, Frei Jeâ Paulo Andrade; os Conselheiros Frei João Mannes e Frei Robson Luiz Scudela; o Diretor Geral, Jorge Apóstolos Siarcos; o Reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia; o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral; o Administrador dos Câmpus, Rodrigo Ribeiro Paiva; a Diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; o Diretor do Câmpus Campinas, professor Paulo Eduardo Silveira; o Diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Adriano Pezenti; a Coordenadora do Centro e Pesquisadora Principal da UNIFAG, professora Márcia Aparecida Antonio; e a responsável pela Gestão Administrativa, Fabiana Araujo.
A Celebração de Ação de Graças foi conduzida por Frei Alvaci, que renovou a fé e o agradecimento a Deus por todas as bênçãos recebidas ao longo da trajetória da UNIFAG. “Nesse momento inicial, em que vamos celebrar, rezar e orar juntos, vamos ouvir algumas leituras escolhidas para essa ocasião: um salmo, uma leitura do Antigo Testamento e um Evangelho do Novo Testamento, que interligam o significado do termo agradecer, ser grato, com gestos concretos de misericórdia e compaixão. A UNIFAG chegou até aqui porque conseguiu, ao longo dos seus 30 anos, conciliar essas duas óticas: agradecer e olhar para o outro”, comentou o frade.
Durante sua fala, o reitor da USF relembrou a trajetória da UNIFAG, destacando sua origem nos cursos de Medicina e Farmácia e celebrando as três décadas de existência da instituição. Ele ressaltou o valor social da UNIFAG desde sua fundação. “Hoje, ela é reconhecida não apenas pelos funcionários, mas também por colaboradores de outras unidades e professores. Eu mesmo tenho a oportunidade de levar o nome da UNIFAG pelo Brasil afora. Em conferências, encontros de reitores e associações, quando precisamos apresentar cases de inovação e pesquisa, trago a UNIFAG. As universidades ficam surpresas com essa obra e seu impacto”, afirmou o reitor.
A UNIFAG oferece uma ampla gama de serviços, com destaque para pesquisas envolvendo medicamentos genéricos e similares, desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos e medicamentos inovadores. “Eu acompanho a UNIFAG há cerca de 25 anos. Ela era um serviço muito menor do que é hoje. Hoje, se vê a transformação do mercado em que atua e a transformação dentro da própria UNIFAG. Não são só os números que são levados em conta; é o propósito do serviço que é feito dentro da UNIFAG. Vocês estão ajudando na saúde dos seres humanos, ajudando a ter mais acesso e a certificar a qualidade dos medicamentos”, disse Siarcos.
Ao longo de toda sua trajetória, a UNIFAG já realizou mais de 1.000 (mil) estudos, com cerca de 120 publicações científicas e um banco de dados com mais de 30 mil participantes cadastrados. A instituição é pioneira na validação de métodos de pesquisa, na análise da qualidade físico-química de medicamentos e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria farmacêutica. “Desejamos que a UNIFAG possa se desenvolver sempre mais naquilo que faz com excelência: a pesquisa. E que nós possamos, como CNSP-ASF, dispor do que é necessário para que o desenvolvimento da instituição ocorra por muitos anos”, definiu o presidente da Mantenedora, Frei Daniel.
No encerramento do evento, a coordenadora e pesquisadora principal da UNIFAG, professora Márcia, resgatou a missão da instituição. “Essa missão é o que nos diferencia. Não somos apenas uma instituição voltada para fins comerciais. Somos uma organização confessional, alicerçada nos valores do nosso patrono, São Francisco de Assis, e comprometida com a construção de uma cultura organizacional humana, ética e próspera”, concluiu.
Ana Paula Moreira de Souza- assessoria USF