Papa Francisco caminha para o encerramento de sua viagem apostólica à Ásia e Oceania
11/09/2024
Nesta quarta-feira, 11 de setembro, o Papa Francisco encerrou sua visita a Timor-Leste com um encontro com cerca de 3 mil jovens no Centro de Convenções de Díli. Ele ressaltou a importância da juventude no país e os encorajou a continuar o legado das gerações passadas, destacando os valores de liberdade, compromisso e fraternidade. O Papa alertou sobre os perigos dos vícios e reforçou a necessidade de manter a fé viva, pedindo respeito às diferenças e aos mais velhos.
Ainda na terça-feira (10/09), Francisco esteve com 41 jesuítas na Nunciatura, em Díli, onde homenageou o padre João Felgueiras, de 103 anos, que tem prestado serviços à comunidade timorense. Durante o encontro, Francisco abordou temas como a inculturação do Evangelho e a justiça social, reforçando o espírito de fraternidade entre os jesuítas envolvidos em missões educativas e de formação.
Do Centro de Convenções, onde se reuniu com a juventude, o Pontífice se dirigiu para o Aeroporto Internacional Nicolai Lobato rumo à Singapura, sua última etapa da maior peregrinação do seu pontificado.
Foram quatro horas de voo e uma hora a menos de fuso horário. Vindo de Díli, o Papa chegou ao Aeroporto Changi de Singapura, às 14h53, horário local.
Após o acolhimento oficial no Aeroporto Internacional pelo Ministro da Cultura, o Santo Padre dirigiu-se ao Centro de Retiros São Francisco Xavier, onde ficará hospedado até 13 de setembro. Até o momento a 45ª Viagem Apostólica levou Francisco à Indonésia, Papua Nova Guiné e Timor-Leste.
Nesta quinta-feira, 12 de setembro, penúltimo dia da viagem apostólica do Papa Francisco, as atividades oficiais serão abertas com a cerimônia de boas-vindas no Parlamento e as boas-vindas do presidente de Singapura, Tharman Shanmugaratnam, seguida da visita de cortesia do Papa ao chefe de Estado e posteriormente ao primeiro-ministro, Wong Shyun Tsai.
Depois o Papa Francisco irá ao Centro Cultural Universitário da “National University of Singapore”, onde haverá o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, durante o qual Francisco fará o seu primeiro discurso em Singapura. Os outros eventos do dia incluem uma visita privada ao ex-primeiro-ministro Lee Hsien Loong, no Centro de Retiros São Francisco Xavier. O dia será encerrado com uma Santa Missa no Estádio Nacional de Singapura.
Adriana Rabelo
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/pesquisa.html?q=Timor%20leste&in=all&sorting=latest