Santuário Frei Galvão apresenta tema, identidade visual e ações para a festa de 2024
29/08/2024
O Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), celebrará o primeiro santo brasileiro entre os dias 16 e 27 de outubro de 2024. A festa litúrgica será inspirada pelo Ano Jubilar da Igreja, o Ano da Esperança. O tema da Novena e Festa será: “Frei Galvão, peregrino da caridade”, com o lema: “Onde houver desespero, que eu leve a esperança”. A novena propriamente dita será entre os dias 17 e 25 de outubro, sempre às 15h e 19h30.
Em preparação a festa, todas as 18 paróquias da Arquidiocese de Aparecida receberão a capelinha com a imagem de Frei Galvão. Essas capelas visitarão centenas de lares, levando a mensagem de esperança e caridade, nascida do Evangelho e vivida por Frei Galvão.
Já nos dias que antecedem a festa (16 a 24), no período da manhã, frades, religiosas e leigos estarão em missão pelas ruas da cidade, indo ao encontro das pessoas, levando o “Evangelho vivido por Frei Galvão.
No que diz respeito a festa externa, contaremos com uma ampla agenda cultural. Haverá shows de artistas locais, apresentações culturais. Uma grande praça de alimentação com comidas e bebidas típicas. Além de um espaço recreativo para as crianças. Toda essa infraestrutura será montada para garantir um ambiente familiar e seguro. Nos próximos dias, a programação completa será divulgada.
Simbologia do Tema
A cor verde, predominante na arte, simboliza a mensagem de esperança, que será o tema do Ano Jubilar da Igreja em 2025. A festa de Frei Galvão ocorre durante a primavera, que se inicia em setembro, uma estação de renascimento. Assim como a semente germina na primavera, a esperança floresce. Nossa esperança está no nome do Senhor, proclamado por Frei Galvão. A chegada desta estação simboliza renovação após um período de escassez: “Onde houver desespero, que eu leve a esperança”.
A imagem de Frei Galvão destaca seu ministério como peregrino da caridade e da esperança. Em seu tempo, assim como hoje, vivemos uma escassez de valores, com situações de desamor que sufocam a vitalidade de muitas pessoas. A esperança é retirada do coração de muitos irmãos e irmãs, deixando a vida marcada pelo desespero. Entretanto, a herança espiritual de Frei Galvão e sua vida de santidade renovam a fé dos devotos. A imagem central apresenta o primeiro santo brasileiro com a mão abençoando todo o Brasil, sua pátria, guardando nossos caminhos rumo a Deus.
O caminho, formado por linhas curvas, nos lembra tanto da nossa própria jornada. Ao mesmo tempo nos remete as estradas percorridas por Frei Galvão. Sua vida foi um verdadeiro peregrinar, auxiliando os pobres e excluídos, consolando os enfermos e evangelizando aqueles que ainda não conheciam a mensagem do Evangelho. Frei Galvão percorreu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, dissipando o desespero e plantando a esperança.
A identidade visual da festa também inclui margaridas, flores que simbolizam a esperança. Frei Galvão semeou esperança em muitas pessoas e lugares, cultivando fé, esperança e caridade na seara do Senhor. As pílulas da fé, sacramental distribuído aos devotos, são carinhosamente chamadas de “sementinhas” por alguns inocentes e piedosos devotos. Mesmo não sendo oficialmente esta a nomenclatura divulgada pelo Santuário, aproveitamos da grandeza dessa compreensão para dizer que, a semente, quando semeada, resulta em uma nova vida. Existe abundância e fecundidade no interior da semente. Haverá milagres na vida daqueles com fé usarem estes sacramentais. Ou seja, as pílulas são sementes de esperança e vida.
Texto: Frei Leandro Costa Santos
Fonte: https://www.santuariofreigalvao.com/post/novena-e-festa-de-frei-galvao-2024/