Paróquia Santa Clara, em Duque de Caxias, celebra sua padroeira
14/08/2024
Na noite de sábado (10/08), a Paróquia Santa Clara, em Duque de Caxias (RJ), celebrou sua padroeira, com a presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis.
A celebração Eucarística presidida pelo Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e Definidor provincial, foi rica em símbolos e arte.
Com o lindo e forte coro das meninas, a imagem de Santa Clara foi conduzida ao altar pelas irmãs catequistas franciscanas, seguidas por 12 girassóis levados pelas 12 comunidades pertencentes à paróquia. As flores representaram um jardim, simbolizando a forma como Santa Clara se identificava, deixando registrado em seu testamento, como “a verdadeira plantinha do Santo Pai Francisco”.
Em sua homilia o frade ressaltou a importância do cuidado. “Vendo as plantinhas que foram trazidas ao altar, recordamos o testamento de Santa Clara, que, em sua humildade e amor, reconhecia o cuidado que São Francisco de Assis tinha para com ela e suas irmãs. A plantinha é a lembrança “de que nós precisamos de cuidado”, e “precisamos reaprender a cuidar das plantinhas, das criaturas, de nós”, afirmou.
De acordo com Frei Marcos, o cuidado de Santa Clara, inspirada em São Francisco de Assis, revelou sua entrega aos pobres e a pobreza seguindo os passos de Jesus Cristo. “Não é possível falar de Santa Clara sem falar de São Francisco de Assis”. Ele destacou a celebração dos 800 anos da impressão das chagas do Santo Seráfico e a relação dos dois irmãos de fé, bem como a profunda comunhão existente entre eles.
“No Evangelho de hoje, lido nessa celebração, a palavra “permanecei”, é repetida 11 vezes. Permanecer em Jesus, como Santa Clara, como São Francisco de Assis, é uma eterna busca. Por permanecerem no amor é que podem dar frutos, por permanecer no amor é que deram tantos frutos. E ‘permanecer’ não é estático, parado. É exigente, pois temos desafios da vida, desânimos, derrotas. Santos são os que, como Santa Clara, apesar de tudo, permanecem em Jesus, e, assim, Jesus permanece em nós”, concluiu.
Após a celebração, os fiéis se dirigiram ao Centro Paroquial para uma confraternização.
No domingo (11/08), as comunidades celebraram Santa Clara em suas localidades. No próximo dia final de semana a padroeira em sua própria comunidade, na celebração dominical. No próximo final de semana, 17 e 18 de agosto, as comunidades participarão da quermesse na Paróquia Santa Clara.
Francisco Martins- Pascom