Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquias franciscanas promovem ações de solidariedade para o Rio Grande do Sul

10/05/2024

Notícias

As Paróquias franciscanas e espaços de educação vinculados à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estão empenhados em ações de solidariedade para socorrer a população do Rio Grande do Sul. Cada localidade está envolvida em atividades que tem como principal objetivo levar a dignidade ao povo gaúcho que sofre, desde o dia 29 de abril, com a catástrofe ambiental provocada pelas chuvas no Estado.

As participações são feitas de diferentes formas, como a criação de posto de coleta, apoio às iniciativas de entidades e administrações públicas municipais, por meio divulgações nos veículos de comunicação franciscanos e na arrecadação de recursos financeiros.

O carisma e a espiritualidade franciscana são um importante motivador para a adesão de todos que se mobilizam num movimento de Igreja em saída, no qual o socorro aos mais pobres e indefesos é prioridade.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia (RS), a união de forças está fazendo a diferença. “Nossa Igreja, várias entidades da cidade e a prefeitura organizaram e continuam organizando a arrecadação de mantimentos, como água, alimentos, cobertores e roupas. Todos estão somando forças nesse trabalho. Parte dos mantimentos já foi encaminhado à população carente do Sul. Ainda estamos motivando nossas comunidades para a arrecadação desses produtos”, disse o pároco, Frei Alex Sandro Ciarnoski

“Para este final de semana estamos organizando, com as nossas comunidades, a doação das coletas nas celebrações do “Dia das mães”. Toda arrecadação será destinada às famílias gaúchas. Também abrimos uma conta bancária e uma chave PIX para as doações. Todos os recursos serão transferidos para a Província São Francisco de Assis, do Rio Grande do Sul”, explicou o frade.

Seguindo o mesmo caminho, a Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Pato Branco (PR), também esteve diretamente envolvida com as ações de solidariedade para a população que sofre com a enchentes no Rio Grande do Sul. No último final de semana, todas as coletas as celebrações foram destinadas às vítimas.

Em Curitibanos (SC), a Rádio Movimento e Rádio Coroado, estão sendo espaço de divulgação das campanhas de arrecadação de doações.

Na cidade de Ituporanga (SC), na Paróquia de “Santo Estêvão”, o vigário Frei André Becker motivou os fiéis a doarem mantimentos, materiais de limpeza e roupas. As arrecadações já saíram da paróquia e somaram a outras doações que levarão um pouco de alento à população que sofre.

A Universidade São Francisco (USF) realizou até o dia 8 de maio a Campanha Emergencial para em Ituporanga (SC), disponibilizou a doação por PIX. Os recursos arrecadados foram enviados para o governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Em Curitibanos (SC), a Rádio Movimento e Rádio Coroado estão sendo espaço de divulgação das campanhas de arrecadação de doações.

Fundo para Caridade Fraterna

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio do envio de recursos financeiros destinados do Fundo para Caridade Fraterna, está auxiliando a Província Franciscana de São Francisco de Assis, no socorro aos habitantes do Rio Grande do Sul. A ação de solidariedade também envolve as demais entidades da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul (Argentina, Chile e Paraguai), num movimento da Ordem dos Frades Menores, com o objetivo de promover a caridade fraterna e assistência aos atingidos pelos eventos climáticos, especialmente os mais necessitados. Os valores estão sendo destinados à Província da região Sul do país, que fará o socorro à população afetada pelas enchentes em nome da Ordem.

Cenário do Rio Grande do Sul

De acordo com a Agência Brasil, dados da Defesa Civil revelam que o Rio Grande do Sul contabiliza quase 70 mil (69.617) pessoas acolhidas temporariamente em abrigos, porque foram forçadas a sair de suas residências devido às fortes chuvas que caem no estado desde 29 de abril.

O documento mostra também que 337.116 pessoas estão desalojadas em todo o estado. Além disso, o número de municípios gaúchos afetados pelos temporais chega a 435, o que representa 87,5% do total do estado (497).

Ao todo, 17,6% população total do estado, ou 1,916 milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos, de um total de 10,88 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, conforme Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/quase-70-mil-pessoas-estao-em-abrigos-gauchos-devido-fortes-chuvas)


O envio de ajuda ao povo do Rio Grande do Sul, por meio da Província Franciscana São Francisco de Assis, pode ser feito da seguinte forma:

PIX: icsfaprov@gmail.com

Província São Francisco de Assis no Brasil

Banco do Brasil

Agência:5882-3

Conta corrente: 10.292X

CNPJ: 35.332.968/0001-08


Adriana Rabelo