Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Privilegium Paupertatis

Frei Vitório Mazzuco Filho

Vamos retomar as palavras da Legenda de Santa Clara, n° 13:
“Com a pobreza de espírito, que é a verdadeira humildade, harmonizava a pobreza de todas as coisas. Logo no começo de sua conversão, desfez-se da herança paterna que recebera e, sem guardar nada para si, deu tudo aos pobres. Depois, deixando o mundo lá fora, com a alma enriquecida interiormente, correu livre, sem bolsa, atrás de Cristo. Fez um pacto tão forte com a santa pobreza, tanto amor lhe consagrou, que nada queria possuir nem permitiu que suas filhas possuíssem, senão o Cristo Senhor. Achava que a preciosíssima pérola do desejo do céu, que comprara depois de vender tudo, não podia ser partilhada com o cuidado devorador dos bens temporais.

Em alocuções frequentes, inculcava nas Irmãs que a comunidade seria agradável a Deus na medida em que fosse opulenta de pobreza e que, munida com a torre da mais alta pobreza, seria estável para sempre. No pequeno ninho da pobreza, animava-as a conformar-se com o Cristo pobre, deitado pela mãe pobrezinha em mísero presépio. Pois afivelava o peito com essa singular lembrança, jóia de ouro, para que o pó terreno não passasse para o interior”.

E no n°14 da mesma Legenda temos o pedido do “Privilégio da Pobreza” para salvar o verdadeiro fundamento da ordem:

“Querendo destacar sua ordem com o título da pobreza, solicitou de Inocêncio III, de feliz memória, o privilégio da pobreza. Esse varão magnífico, congratulando-se por tão grande fervor da virgem, disse que o pedido era raro, pois jamais tal privilégio tinha sido pedido à Sé Apostólica. E para corresponder ao insólito pedido com insólito favor, o Pontífice redigiu de próprio punho com muito gosto, o primeiro rascunho do pretendido privilégio.

O senhor papa Gregório, de feliz memória, digno de veneração pelos méritos pessoais e mais ainda pelo cargo, amava com especial afeto paterno a nossa santa. Quando tentou convencê-la a aceitar algumas propriedades que oferecia com liberalidade pelas circunstâncias e perigos dos tempos, ela resistiu com ânimo fortíssimo e não concordou, absolutamente. Respondeu o Papa: “Se temes pelo voto, nós te desligamos do voto”, mas ela disse: “Pai santo, por preço algum quero ser dispensada de seguir Cristo para sempre”.

Recebia muito alegremente as esmolas em fragmentos e os pedacinhos de pão levados pelos esmoleres. Parecia ficar triste ao ver pães inteiros e pulava de alegria diante dos restos.

Para que falar tanto? Ela se esforçava por conformar-se na mais perfeita pobreza com o pobre Crucificado, para que nada de perecível afastasse a amante do amado ou a impedisse de correr com o Senhor. Conto dois casos admiráveis que a namorada da pobreza mereceu realizar”.

E vamos deixar registrado aqui o texto de 1228, do Papa Gregório IX que copia o “Privilegium” dado por Inocêncio III em 1216: “Gregório, bispo, servo dos servos de Deus, às diletas filhas em Cristo, Clara e demais servas de Cristo, reunidas na igreja de São Damião, diocese de Assis, saudação e bênção apostólica.

Como todos sabem, desejando dedicar-vos unicamente a Deus, renunciastes a todo desejo das coisas temporais, por isso, tendo vendido tudo e dado aos pobres, propondes não ter propriedade alguma, aderindo em tudo aos passos daquele que por nós se fez pobre e é o Caminho, a Verdade e a Vida, e nem a falta das coisas vos afasta desse propósito, pois a esquerda do Esposo celeste está sob a vossa cabeça para sustentar o que é fraco em vosso corpo, que submetestes à lei do espírito com ordenada caridade. Naturalmente, aquele que alimenta os passarinhos do céu e veste os lírios do campo não vos faltará para o alimento e a roupa, até que Ele mesmo, passando, vos sirva na eternidade, quando sua destra vos abraçará mais felizmente na plenitude da visão.

Assim, confirmamos como pedistes, com o favor apostólico, o vosso propósito da mais alta pobreza, concedendo-vos em força deste documento que não possais ser por ninguém obrigadas a receber propriedades. Por isso, a absolutamente ninguém seja permitido infringir esta página de nossa concessão ou agir contra ela com temerária ousadia. Se alguém presumir fazê-lo, saiba que incorrerá na indignação de Deus Onipotente e dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo. Dado em Perusa, aos 17 de setembro, no segundo ano do nosso pontificado”.

Clara de Assis abraçou a Pobreza como um programa de vida. Podemos dizer que ela e Francisco são os únicos verdadeiramente pobres do nosso movimento; nós somos apenas caricatura, pois não conseguimos mais manter a coerência de uma escolha. Para nós, a pobreza é apenas um belo discurso, pois corremos atrás de outros privilégios, porém,Clara sentiu e viveu a experiência do nada, completamente despojada, vazia de tudo, sem dramaticidade, e com muita força entregou-se à ação divina. Fez do seu Mosteiro o lugar da simplicidade para estar sempre nascendo a cada instante. É na simplicidade e na harmonia que se consegue realizar grandes coisas.

No tempo de Clara, a própria eclesiologia e a sociedade achava que um grupo desprotegido de mulheres não sobreviveria sem os cuidados protetores da nobreza, da hierarquia e dos benfeitores. Mosteiro bom é aquele que armazena doações. Clara ensinou a todos que temos que aprender a dar mais do que dotes e bens materiais, temos que aprender a dar o coração. Ela e suas Irmãs tornaram-se pobres e fortes porque não tinham medo de amar.

O “sine-proprium” é o Amor que nos visita, e nesta visita ele vai nos dizer como nos colocamos na posse do uso e dos bens. Só quem ama é pobre. É preciso aprender com Clara a fazer do coração um “sine-proprium” para encontrar a felicidade. A felicidade não é conquistar, mas repartir.

Aquelas Damas Pobres de São Damião renunciaram os coloridos e pomposos trajes da nobreza e vestiram o hábito penitente. As vestes muitas vezes cobrem o corpo, mas não dão a beleza do corpo, mas somente a beleza exuberante das vestes; assim como as muitas palavras que dizemos de Deus não nos dizem Deus, mas apenas do rumor das palavras. Clara e suas Irmãs revestiram-se do Espírito e criaram uma espiritualidade sensível porque tinha as marcas da renúncia. Toda escolha radical implica renúncia. Quando o franciscanismo percebe-se na pobreza do Amor, busca então o concreto do Amor na riqueza de Clara!

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
free download udemy course
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado