Irmãs Clarissas
A Família Franciscana tem muita honra em contar, entre seus membros de primeira linha, com mulheres límpidas e transparentes que querem seguir o Evangelho à maneira de Clara, a mulher de Assis. São as Irmãs Pobres de São Damião, conhecidas como Clarissas. Não poucas jovens, as mais das vezes, nascidas em famílias profundamente cristãs, se questionam a respeito do caminho vigoroso que podem e querem dar a seus dias. Algumas podem olhar com interesse o caminho de Clara e de suas irmãs. Podem tornar-se franciscanas contemplativas.
As irmãs pobres de São Damião se inspiram em Francisco e Clara.
• Clara, fascinada pelo Cristo pobre e simples, esse Cristo que foi companheiro de Francisco, quer despojar-se de bens e de aparatos externos. Em sua casa ouvira muitos relatos das coisas belas de Cristo dos lábios de sua mãe que visitava os lugares santos da vida de Jesus e da Igreja. Numa noite de domingo de Ramos sai de casa e joga-se nas mãos do Senhor para o que ele bem quiser. É recebida pelos frades em Nossa Senhora dos Anjos.
• Torna-se pessoa despojada de tudo. Abraça o Cristo pobre. Espera que Deus revele seus desejos. Instala-se na igrejinha de São Damiao com algumas jovens e passa a viver vida de contemplação trinitária e cristocêntrica, umas cuidando das outras numa vida de fraternidade, e a serviço da Igreja. Tudo iluminado por um carinho especial pela altíssima pobreza. Por sua vida sustentam os membros frágeis da Igreja.
• As clarissas moram em espaços simples, dependem da caridade dos outros para sua sobrevivência, trabalham manualmente para evitar o ócio e ao mesmo tempo sustentar seus mosteiros. Consagram muito tempo à oração e contemplação. Rezam em união com a Igreja e consagram horas ao colóquio pessoal com o Senhor.
• Num mundo de superficialidade e de mediocridade, essas mulheres penetram cada vez mais no amor esponsal de Cristo, estudam as fontes cristãs, franciscanas e os escritos da Mãe Clara e se tornam pessoas que enfeitam o mundo e a Igreja com sua vida.