Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Francisco, homem reconciliado

 

08Cada um de nós faz a experiência de verdadeiros dilaceramentos interiores, por exemplo, entre o amor por si mesmo e, de outro lado, de desprezo devido a tudo de louco que fazemos a convite de  nosso ego. Ser uma pessoa reconciliada é amar-se de verdade, ter um amor próprio autêntico sem se considerar o centro do mundo e sem se  desprezar; é ter para com os outros um justo relacionamento nem de superioridade, nem de inferioridade.  Ser alguém reconciliado é ter um relacionamento de respeito para com a natureza, relacionamento de louvor e não de dominação e açambarcamento; ser alguém reconciliado é ter com Deus um verdadeiro relacionamento de amor e de confiança e não de medo ou de recusa

A reconciliação é um caminho longo. Ela supõe, antes de tudo, que reconheçamos humildemente nossos dilaceramentos e divisões. Para chegar à identidade e dar o melhor de nós mesmos será preciso mudar nosso ponto de vista.  Em termos cristãos chamamos a isso de conversão. É um trabalho de fé e de confiança. Converter-se é deixar de centrar-se em si mesmo, aceitar abrir-se a Deus e,  ao mesmo tempo,  abrir-se aos outros e ao mundo.

Converter-se é “antenar-se” no Senhor. Nossa tendência é fazer tudo partir de nós, de sermos o centro do mundo de tudo ver a partir de nós mesmos.  Assim temos uma falsa imagem dos nossos e dos outros. Converter-se é ter a convicção que nunca seremos nós mesmos a não ser quando formos aquilo a que Deus nos destinou. Francisco é um homem reconciliado  porque fez unidade em si, porque soube aceder a uma simplicidade despojando-se de seu orgulho, narcisismo, vanglória, preocupações inúteis. Esse homem pacificado que foi Francisco é obra de toda uma vida. Esse despojamento não conseguiu ele simplesmente à força de murros, mas abandonando-se a Deus, aos irmãos e aos acontecimentos. Somente no final de sua vida, no momento dos estigmas  e do Cântico dos Cânticos, uns dois aos antes da morte, que ele se tornou um homem pacificado.

Inspiração: “François d’Assise, un homme reconcilie”, Frei Antonin Alis, OFMCap, in  “Évangile Aujoud’hui”  n. 211.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free