Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Francisco diante do Cristo de São Damião

Ó glorioso  Deus altíssimo, ilumina as trevas do meu coração,  concede-me uma fé  verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito.  Mostra-me, Senhor, o  (reto) sentido e conhecimento,  a fim de que eu possa  cumprir o sagrado encargo que, na verdade, acabas de dar-me.  Amém

            Esta oração de oferenda e de súplica, pronunciada  por  Francisco aos pés do Ressuscitado, é de grande profundidade espiritual. Revela, ao mesmo tempo, a força que o impulsiona para Deus e sua fragilidade espiritual.  Deseja intensamente ser esclarecido a respeito de seu estado de alma e a situação de seu coração.  Se esta oração desvela seu desejo de  Deus, revela também sua  incapacidade de saber,  por si mesmo,  com amar mais.  Mostra a coragem com qual ele se confronta com as camadas de seu ser mais profundo que necessitam de transformação.  Ele olha,  deixa-se olhar e todo o seu ser se oferece à presença de  Deus.  Francisco pede que Deus se aposse dele.

Com este  ato de humildade, de confiança e de abandono  aproxima-se de  Cristo e, com  ele, se  deixa envolver num  diálogo de amor.  Teu mistério é tão grande,  vinde em meu auxílio, parece que está a dizer.  Recorre à luz de Deus  que ilumina as trevas do coração  e que brilha em nossa vida.  A  luz de Cristo é uma luz  que nos permite ver nuanças,  diferenças, obstáculos e pistas que se abrem.  Pede as virtudes da fé, esperança e caridade e ainda a inteligência do coração  para observar  a lei e os mandamentos do seu  Senhor. Todos os mandamentos são verdade. Pede ainda poder sentir  e conhecer   porque necessário tenhamos clareza  nosso interior  para poder discernir e agir  antes  se dirigir ao exterior.

Esta oração , caracterizada pela gratuidade e realismo,   constitui  uma etapa  importante  no caminho  espiritual de  Francisco.  Coloca todo o seu ser,  sombras e luzes diante de  Deus em total  comunhão com o  Altíssimo.

“No momento em que a solidão pesa,  apenas a humildade profunda pode vir em nosso auxílio, reconhecendo a impotência radical  do humano  natural:  ela predispõe o  homem  a colocar todo o seu ser ao pé da cruz e, então. Bruscamente esse esmagador peso,  Cristo carrega me nosso lugar.  ‘Aprendei de mim  que meu jugo é leve e meu peso suave’”.

 Suzanne  Giuseppi Testut
François  d’Assise
Le prophète de l”extrême
Nouvelle Cité   p. 109-110

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
online free course
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free

Conteúdo Relacionado