Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festividades de Santo Antônio na Província da Imaculada

Festividades de Santo Antônio na Província da Imaculada

Estamos nos aproximando da Festa de Santo Antônio, o santo mais popular do Brasil. Neste Especial, apresentamos todas as programações festivas e religiosas nas Paróquias, Santuários e Conventos sob a assistência da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

A maioria das festividades começa com a tradicional Trezena de Santo Antônio, que tem início no dia 31 de maio.

Pregador, taumaturgo, “martelo dos hereges”, defensor dos pobres, “Arca do Testamento”: todos os títulos que expressam alguns dos ricos aspectos que marcaram a vida deste grande discípulo de São Francisco de Assis.

“Antônio nos ensina que a busca dos altos ideais é cheia de percalços e dificuldades, mas, quando a intenção é reta e iluminada pela Palavra de Deus, Ele mesmo toma a direção e nos guia pelas mãos. Nascido Fernando em Lisboa (1195), Pádua recebeu de Antônio o último suspiro (1231). Duas cidades que tiveram a graça de ligar seu nome a este grande santo: Antônio de Lisboa e de Pádua, Antônio de todos nós”, lembra Frei Sandro Roberto da Costa no “Almanaque Santo Antônio”, editado pela Vozes.

O QUE É A TREZENA

São as orações que se fazem em louvor a Santo Antônio nos treze dias antecedentes à sua festa. Esta devoção é muito antiga: teve origem em Bolonha, na Itália, no ano de 1617.

Uma senhora, necessitando de um grande favor dos céus, recorreu a Santo Antônio com insistência, por nove terças-feiras sucessivas visitou sua imagem na Igreja de São Francisco, e aí rezava com fervor. Alcançou de modo admirável o que desejava.

A notícia se espalhou e muitas pessoas necessitadas de graças e bênçãos seguiram seu exemplo de visitar a Igreja durante nove terças-feiras para rezar com fé, diante da imagem de Santo Antônio.

Como se multiplicassem as graças e milagres, essa prática se divulgou rapidamente. Mais tarde, o número das terças-feiras foi aumentando para treze, uma vez que o Santo passou para a eternidade no dia 13 de junho de 1231.

Paróquia Santo Antônio do Pari - São Paulo

Convento São Francisco - São Paulo

 Paróquia Porciúncula de Sant’Ana – Niterói

Trezena e Festa de Santo Antônio 2021
31 de maio a 13 de junho

Tema: “Santo Antônio, como sonhar uma humanidade diferente?”

 A Festa de Santo Antônio da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Icaraí, Niterói é uma tradição da cidade. Um momento de confraternização e de encontro da comunidade que, na comunhão e na alegria, quer celebrar um de seus santos mais queridos e sustentar sua vocação solidária. Apesar de não ser o Padroeiro oficial da Paróquia, de longa data sua festa é celebrada com significativa devoção e participação de toda a comunidade paroquial.

Neste ano, com o objetivo de evitar aglomerações, as mídias sociais terão papel fundamental. Durante a trezena, 31 de maio a 12 de junho, as Missas serão transmitidas de segunda a sexta-feira, às 18h; aos sábados às 16h e aos domingos às 18h. Duas grandes novidades também entram na programação. A primeira será a Novena Virtual de Santo Antônio, 04 a 12 de junho, a cada dia será abordado um milagre de Santo Antônio para reflexão. A novena será transmitida, às 9h, pelo Facebook e Youtube da Porciúncula. A segunda novidade será uma Carreata, no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Levaremos Santo Antônio pelas ruas do entorno da igreja. A Carreata será após a Missa das 11h e também será transmitida pelas redes sociais.

Ainda diante da pandemia da COVID-19, o pároco, Frei Salésio Hillesheim, reforça que o exemplo de São Antônio deve guiar o período difícil que a sociedade enfrenta.  “É a festa da integração e do cuidado pelos serviços que prestamos como comunidade paroquial. Daí que ela é também um convite a fazermos uma caminhada espiritual, de desapego, de partilha, de inserção, de ajuda, de participação e comunhão. Deverá ser assim, especialmente neste ano, quando nossas manifestações e atividades externas ainda não podem acontecer. Continuam os serviços, continuam as possibilidades de vivermos a festa como gesto de generosidade e de amor pelos nossos irmãos e irmãs. Foi assim que Santo Antônio viveu. É assim que viveremos também nós. Participemos da trezena, da novena, da carreata e das celebrações do dia 13, senão presencialmente, ao menos, virtualmente. Vamos em frente, cheios de alegrias e esperanças. Paz e bem!”

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
“Santo Antônio, como sonhar uma humanidade diferente?”

Trezena de Santo Antônio
31.05 a 12 de junho
Missas: 18h

Novena virtual de Santo Antônio
04 a 12 de junho
Transmitida às 9h

Festa de Santo Antônio
13 de junho – domingo
Missas: 6h30, 8h, 9h30, 11h, 15h, 16h30, 18h e 19h30
Bênção de Santo Antônio: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Carreata de Santo Antônio: após a missa das 11h.

Porciúncula nas mídias:
http://www.porciunculaniteroi.com.br/
https://www.facebook.com/porciunculadesantana
https://www.youtube.com/porciunculaniteroitv
https://www.instagram.com/paroquiaporciunculadesantana/

 Santo Antônio, rogai por nós!
Paz e Bem!

Convento Santo Antônio - Rio de Janeiro

Paróquia Santo Antônio - Florianópolis

Paróquia Bom Jesus dos Perdões - Curitiba

“Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8), este é o tema da Trezena de Santo Antônio da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, que acontece de 31 de maio a 12 de junho.
Horários das celebrações on-line pelo facebook da Paróquia:
de Segunda a Sexta-Feira às 18h
Sábado às 17h
Domingo às 11h e 18h

Paróquia São Francisco de Assis - Duque de Caxias - RJ

Vamos celebrar de 31/5 a 12/6 a TREZENA em louvor a Santo Antônio!
A trezena será transmitida ao vivo todos os dias pela página do Facebook da Paróquia São Francisco, diretamente da comunidade Santo Antônio.

Acompanhe conosco! #trezenadesantoantônio #santoantônio #oraçãoelouvor #parsfdeassis
#pazebem

Paróquia São João Batista - São João de Meriti - RJ

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

Paróquia Santo Antônio - Bauru

Paróquia santuário Nossa Senhora Aparecida - Blumenau - SC

* Com muita alegria queremos convidar a comunidade a
participar da Trezena de Santo Antônio de 1º a 13 de junho, com
missa todos os dias às 19h no Santuário. Haverá pregação e
orações sobre a vida do Santo, bem como a bênção final com a
relíquia do mesmo. Nos dias 11, 12 e 13 haverá bolo de Santo
Antônio das 8h às 20h. No dia 12, dia dos namorados, na missa
das 19h, haverá bênção especial para todos os namorados e casais.

* Em todas as missas acontecerá a bênção e distribuição dos pães.
Se alguém desejar contribuir com pães de Santo Antônio durante
a trezena poderá fazer através da secretaria da paróquia.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Nilópolis - RJ

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Petrópolis - RJ

Paróquia São Francisco de Assis - Vila Clementino - SP

Paróquia Santo Antônio - Sorocaba - SP

Paróquia Santa Inês - Balneário Camboriú - SC