Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festividades de São Francisco na Província

Apresentação

As festividades de São Francisco na Província

O Papa Francisco vai colocar São Francisco de Assis no topo das pautas de todos os noticiários internacionais no próximo dia 3 de outubro, quando vai para Assis, pela quarta vez no seu Pontificado, para lançar outra “encíclica franciscana”: a “Fratelli tutti”, sobre a fraternidade e a amizade social, inspirada nas Admoestações do Poverello de Assis. A espiritualidade franciscana o inspirou também na Laudato Si’, partindo da invocação de São Francisco «Louvado sejas, meu Senhor», que, no Cântico das Criaturas, recorda que a terra, a nossa casa comum, «se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços».

São Francisco será celebrado em todas as igrejas e conventos franciscanos pelo mundo afora e não será diferente nesta Província Franciscana da Imaculada Conceição, especialmente onde é o Padroeiro, como no tricentenário Convento São Francisco, no centro da capital paulista; na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, também na capital paulista; na Paróquia São Francisco de Assis, em Duque de Caxias (RJ); na Paróquia São Francisco de Assis, em Chopinzinho (PR); na Paróquia São Francisco de Assis, em Rodeio (SC); no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC); na Fraternidade São Francisco de Assis, em Bragança Paulista (SP); no Santuário Kimbo de São Francisco, em Luanda, na capital angolana.

Em todas as Paróquias, Santuários, Conventos e Centros de Acolhimento, que somam 45 com a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, o Santo de Assis será celebrado mesmo em meio à pandemia e às normas sanitárias. A já tradicional bênção dos animais não vai deixar de acontecer na maioria das Paróquias, que optaram pelo sistema drive thru.

Confira algumas das festividades neste Especial.

Convento São Francisco (SP)

Celebremos Francisco! Irmão das Criaturas

Teremos festa, sim! Mas de um jeito diferente, pois o momento pede cuidado e respeito. E Francisco de Assis, ao longo de sua trajetória terrena, nos mostrou que, a exemplo de Cristo, é no cuidado com o próximo que o projeto de Deus vai se realizando. Não se trata apenas de oferecer comida a quem tem fome ou conselho aos aflitos, o que não deve ser nunca esquecido, mas também de comprometer-se com a vida do outro, mesmo a distância, como pedem os atuais protocolos sanitários. Por isso, teremos uma festa sem aglomerações. Somos cristãos. Somos todos pela vida.

Assim, neste ano de 2020, alguns momentos tradicionais dos festejos de nosso padroeiro estão impossibilitados de ocorrer. Mas, o que não pode faltar, é a nossa fé. Então, assim como fazia o irmão Francisco em suas orações devocionais, que nós também possamos dedicar um tempo de nossos dias para a reflexão e contemplação da presença de Deus em nossas vidas. Celebremos, portanto, São Francisco de Assis, irmão das criaturas e nosso irmão.

Confira a programação e participe destes momentos de integração com a família franciscana.

Paróquia São Francisco de Assis (SP)

“São Francisco: dom e compromisso”

As celebrações do Padroeiro na Paróquia da Vila Clementino, em São Paulo, começam com o Tríduo no dia 1º e 2 de outubro (quinta e sexta), nas missas das 12 horas e, no dia 3 (sábado), na missa das 15 horas.

O Tríduo tem como tema: “São Francisco: dom e compromisso. Ver, sentir compaixão e cuidar”.
Confira a programação no dia 4, dia do Padroeiro.

Quimbo São Francisco (Angola)

O Quimbo São Francisco, localizado no terreno da Fraternidade São Francisco, em Luanda, na capital angolana, firmou-se como um verdadeiro santuário, onde grande número de fiéis acorre semanalmente em busca de um momento de oração, reflexão, louvor e celebração. Para quem deseja, existe ainda no Quimbo São Francisco um serviço de escuta cristã, onde um voluntário e também algum dos frades estão à disposição para uma conversa pessoal e particular. Hoje, o Quimbo se tornou um lugar de peregrinação em massa.

O Padroeiro do Quimbo será celebrado com a Missa solene no dia 4, às 9 horas. Também se dará o encerramento do “Tempo da Criação” como parte da CEAST – Conferência dos Bispos angolanos.

Neste dia 24 tem início a novena de São Francisco.

Paróquia São Francisco de Assis (PR)

A Paróquia São Francisco de Assis, em Chopinzinho, no Oeste Paranaense, vai celebrar o seu Padroeiro com o tríduo: no 1º dia, o tema será: “Útero: Santuário da vida”. Neste dia tem início a Semana da Vida. No segundo dia do Tríduo, na sexta-feira, o tema é “Adoração: alegria da vida”; e no terceiro dia: “Vida e Missão: eis-me aqui”.

O dia do Padroeiro será celebrado solenemente com a Missa às 8 horas, com um número reduzido de fiéis para seguir as normas sanitárias. Às 9h30 tem início a Bênção dos animais, que neste ano será feita dentro dos carros que se aproximarão dos frades para receber a bênção em frente à Matriz.

Fora da liturgia, a festividade se limitará à Feijoada Franciscana, que acontecerá no sábado. Os interessados podem retirar os pedidos a partir das 11h30. A Paróquia também pede a contribuição de 1 kg de alimento não perecível.

Paróquia São Francisco de Assis - Duque de Caxias (RJ)

Semana Franciscana da Festa do Padroeiro Paroquial São Francisco de Assis
29/09 – 19h30 –  1º dia do Tríduo: Área Pastoral de Campos Elísios. Santa Missa na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
30/09 – 19h30 –  2º dia do Tríduo: Área Pastoral de Saracuruna. Santa Missa no Salão da Capela Nossa Senhora do Rosário.
01/10 – 19h30 – Santa Missa da Padroeira na capela Santa Terezinha.
02/10 – 19h30 – 3º dia do Tríduo: Área Pastoral de Jardim Primavera: Santa Missa Capela Sant’Ana.
03/10 – 19h30 – Vésperas Solene da Celebração do Transitus Seraphicus Pater Franciscus na Capela de Sant’Ana. (Para OFM, OFS, JUFRA e 2 representantes por comunidade).
04/10 – 08h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis.  Área Pastoral de Campos Elísios. Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
          – 08h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis.  Área Pastoral de Saracuruna. Salão da Capela Nossa Senhora do Rosário.
          – 08h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis.  Área Pastoral de Jardim Primavera. Capela Sant’Ana.
          – 10h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis.  Área Pastoral de Campos Elísios. Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
          – 10h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis .  Área Pastoral de Saracuruna. Salão da Capela Nossa Senhora do Rosário.
          – 10h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis. Área Pastoral de Jardim Primavera. Capela Sant’Ana.
          – 16h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis. Capela São Francisco de Assis. (Apenas para os fiéis da comunidade).
          – 19h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis.  Área Pastoral de Campos Elísios. Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
          – 19h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis .  Área Pastoral de Saracuruna. Salão da Capela Nossa Senhora do Rosário.
          – 19h – Santa Missa da Solenidade do Padroeiro São Francisco de Assis.  Área Pastoral de Jardim Primavera. Capela Sant’Ana.
OBS.: Todas as Missas seguirão os protocolos Diocesanos e da Secretaria de Saúde para o período de Pandemia, e também serão transmitidas pelo Facebook da paróquia como de costume.

Paróquia São Francisco de Assis, Rodeio (SC)

A celebração do Padroeiro da Paróquia de Rodeio, em Santa Catarina, onde está também o Noviciado São José da Província da Imculada Conceição, vai celebrar São Francisco de Assis no seu dia, 4 de outubro, na Missa Solene das 8 horas. A festa litúrgica se estenderá nas comunidades da Paróquia.

No sábado, dia 3, quando se faz memória da morte de São Francisco, será feita uma celebração especial durante a Oração das Vésperas.

Para seguir as normas sanitárias, a festa se limitou uma promoção de Cucas, chamada de “Cucada”, que será entregue no sistema drive-thru.

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (RJ)

No próximo dia 4 de outubro, a Igreja e, especialmente, a Família Franciscana, celebram o dia de São Francisco de Assis. Na Paróquia e Convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), os frades promovem a “Semana Franciscana”, que começa no domingo, 27 de setembro e vai até 4 de outubro. Além disso, os franciscanos prometem a realização de uma #livefranciscana e do tradicional Transitus de São Francisco, que acontecerá de maneira virtual e interativa.

TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO
De 30 de setembro a 2 de outubro, às 18 horas, a programação da Semana Franciscana também prevê celebrações do Tríduo de São Francisco. As Missas poderão ser frequentadas, com as devidas restrições, mas também poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Paróquia do Sagrado. Entre os temas de reflexão, destacam-se temáticas ligadas à missão e humildade de São Francisco e sua relação com a Palavra de Deus.

FESTA DE SÃO FRANCISCO
No dia 4 de outubro, a Igreja do Sagrado estará aberta durante todo o dia e contará com Celebrações Eucarísticas às 7h, 10h, 18h e 20h. E, das 8h às 12h, os frades estarão realizando a tradicional bênção dos animais na portaria da Igreja.

O Coro de Meninos mais antigo do Brasil também marcará presença na Semana Franciscana, pois, será transmitido o “Especial de São Francisco com o Coral dos Canarinhos”, às 18 horas. Trata-se de uma oportunidade única de rever da sua casa um dos corais mais tradicionais do país. O Instituto dos Meninos Canarinhos de Petrópolis (IMCP) foi fundado com o Coral dos Meninos em 1942. Quase três mil vozes passaram pelos Canarinhos de Petrópolis, marcando a história do coro e da música sacra brasileira.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA

Paróquia Porciúncula de Sant'Ana (RJ)

A Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói, realiza a Semana Franciscana, de 28 de setembro a 04 de outubro, com a série de vídeos sobre o Carisma Franciscano no canal do Youtube.

De 1º a 3 de outubro, será celebrado o Tríduo de São Francisco:
1º dia – quinta-feira; tema: O cuidado da mãe Terra; missa: 18h*
2º dia – sexta-feira; tema: O cuidado do ser humano; missa: 18h*
3º dia – sábado; Trânsito de São Francisco; Missa: 16h*

04 de outubro – Dia de São Francisco de Assis (domingo)
Missas: 7h, 9h, 11h* e 18h

Bênção dos animais
9h às 11h – na entrada da Igreja

*Celebrações transmitidas pelo Facebook e Youtube da Porciúncula.

Acompanhe nossa Semana Franciscana:
Facebook: https://www.facebook.com/porciunculadesantana/
Youtube: https://www.youtube.com/porciunculaniteroitv
Instagram: https://www.instagram.com/paroquiaporciunculadesantana/
Site: http://www.porciunculaniteroi.com.br/

Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos (SP)

🔸 A Festa de São Francisco, padroeiro de uma de nossas comunidades, se aproxima.
🔸 Com todos os cuidados necessários, por conta da Pandemia, convidamos você a participar conosco deste momento.
A comunidade São Francisco fica na Rua Arsênio De Conti, 15, Agudos – SP
Confira a programação completa

Convento da Penha (ES)

Para “coroar” os festejos em honra ao Seráfico Pai São Francisco, o Convento da Penha vai promover uma programação especial e virtual para os fiéis que acompanham as redes sociais. Na programação, Missas, novena e um show franciscano com o Frei Paulo César Ferreira e convidados.

Nesta sexta-feira (25/09), vamos nos unir a todos os que amam São Francisco, os que seguem o exemplo do Pobrezinho de Assis, com generosidade, fraternidade e paz, todos os homens e mulheres, dispostos a levar no mundo a paz e bem.

É o primeiro dia da Novena em preparação para a Festa de São Francisco de Assis. Vamos rezar, conhecer mais sobre a vida de São Francisco, fazer a oração de súplica e praticar um gesto concreto, como atitudes transformadoras, o jeito mais franciscano de viver. Ao final do vídeo, vamos receber a bênção franciscana.

A Novena Virtual vai ao ar diariamente ao meio dia.

MISSAS

Todos os dias a Fraternidade do Convento oferece aos fiéis a possibilidade de participarem da Missa ao vivo pelas redes sociais. O encontro já se tornou uma tradição. De segunda a sábado, a transmissão da Missa ocorre às 15h e aos domingos a celebração é às 9 da manhã.

Centenas de pessoas acompanham diariamente as transmissões. Muitos colocam intenções, pedidos de oração, preces e súplicas. Para acompanhar basta acessar uma das plataformas digitais do Convento: Facebook, YouTube e Instagram.

SHOW FRANCISCANO

Para celebrar com muita satisfação a Festa de São Francisco de Assis, o Convento realiza no próximo dia 2 de outubro a Live do Show Franciscano “Tempo da Criação”, às 19h30 Quem vai comandar o show é o Frei Paulo César Ferreira do próprio Convento, com participação especial de Zé Vicente, Liliajane Mallmann, Edigar Barraqui, entre outras participações especiais. Vai ser um show com prêmios, música boa, participação, espiritualidade e muita alegria.

Paróquia Santa Inês - Balneário Camboriú (SC)

Confira os festejos de São Francisco de Assis na Paróquia Santa Inês, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Convento Franciscano do Patrocínio de São José - Lages

Festa em honra a São Francisco de Assis em Lages 

Tradicionalmente, o mês de outubro é marcado por festas religiosas na diocese d
e Lages. O centenário Convento Franciscano do Patrocínio de São José, no centro da cidade iniciou nesta quinta-feira (01) as celebrações Franciscanas, com missas, festividades e encenação que relembra o santo conhecido como pobrezinho de Assis. As atividades encerram no domingo (04).
A reverência ao Santo faz com que uma programação diversificada aconteça nos quatro dias. Pelo sétimo ano seguido, a encenação da morte de São Francisco, conhecido como ‘trânsito’, é considerado o ápice da celebração. O teatro reproduzido pela Fraternidade Franciscana da Juventude, traz os últimos momentos do santo na Terra.

Há um mês, os jovens iniciaram as preparações, mas por conta da pandemia, o elenco e a infraestrutura estarão reduzidos. Segundo as lideranças do setor de artes, responsáveis pelo teatro, apesar das modificações, a emoção em cada ato continua. Além da participação presencial, limitada a 50% da capacidade da igreja, todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook do Convento.

Confira a programação:

02/10 – 2º dia do Tríduo às 17h
03/10 – 3º dia do Tríduo às 17h – ENCENAÇÃO DO TRÂNSITO DE SÃO FRANCISCO
04/10 – Festividades de São Francisco
09h30 – Missa
10h e 15h – Bênção dos animais
18h – Missa

Editora Vozes, Província e CFFB

Para celebrar o Dia de São Francisco de Assis (04), a Província Franciscana da Imaculada Conceição, a Conferência da Família Franciscana do Brasil e a Editora Vozes promoverão uma série de lives de formação e espiritualidade entre os dias 04 e 07 de outubro, sempre às 18h, com transmissão ao vivo, através do canal da Editora Vozes no YouTube e da página da Província Franciscana no Facebook.

O objetivo dos eventos virtuais é contar ao público a história do Santo de Assis, Santa Clara e promover um momento de celebração, bênção e reflexão. Para isso, o Frei Gustavo Medella fará a mediação dos encontros on-line com Frei Vitório Mazzuco, falando sobre São Francisco de Assis, Frei José António Pereira Correia, direto de Portugal, que contará a história de Santa Clara e o encerramento, em um bate-papo sobre a espiritualidade Franciscana com Frei Ederson Queiroz, Ir. Cleusa Aparecida Neves e José Douglas Soares, da CFFB.

Confira a programação:
Domingo – 04 de outubro:

Frei Gustavo Medella, OFM – Vigário Provincial
Celebração e bênção especial
Segunda-feira – 05 de outubro:
Frei Vitório Mazzuco, OFM
Francisco de Assis e o modelo de amor cortês-cavaleiresco
Terça-feira – 06 de outubro:
Frei José António Correia Pereira
Santa Clara: época, carisma e espiritualidade
Quarta-feira – 07 de outubro:
Frei Ederson Queiroz, OFMCap, José Douglas Soares, Secretario Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil e Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA, presidenta do Conselho Diretor da CFFB
A espiritualidade Franciscana

Toda programação será transmitida às 18h, ao vivo, através do canal da Editora Vozes no YouTube e da página da Província Franciscana no Facebook.