Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festividades de São Francisco na Província

Apresentação

As festividades de São Francisco na Província

São Francisco será celebrado em todas as igrejas e conventos franciscanos pelo mundo afora e não será diferente nesta Província Franciscana da Imaculada Conceição, especialmente onde é o Padroeiro, como no tricentenário Convento São Francisco, no centro da capital paulista; na Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, também na capital paulista; na Paróquia São Francisco de Assis, em Duque de Caxias (RJ); na Paróquia São Francisco de Assis, em Chopinzinho (PR); na Paróquia São Francisco de Assis, em Rodeio (SC); no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC);  no Santuário Kimbo de São Francisco, em Luanda, na capital angolana.

“Francisco, filho de um comerciante rico de Assis. O encontro com Jesus levou-o a despojar-se de uma vida cômoda e despreocupada, para desposar a ‘Senhora Pobreza’ e viver como verdadeiro filho do Pai que está nos céus. Esta escolha, feita por São Francisco, constituía uma maneira radical de imitar a Cristo, de se revestir d’Aquele que, sendo rico, Se fez pobre para nos enriquecer por meio da sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). Em toda a vida de Francisco, o amor pelos pobres e a imitação de Cristo pobre são dois elementos indivisivelmente unidos, as duas faces de uma mesma medalha”, dizia o Papa Francisco, no primeiro ano do seu Pontificado em Assis.

Francisco, filho de um comerciante rico de Assis. O encontro com Jesus levou-o a despojar-se de uma vida cómoda e despreocupada, para desposar a «Senhora Pobreza» e viver como verdadeiro filho do Pai que está nos céus. Esta escolha, feita por São Francisco, constituía uma maneira radical de imitar a Cristo, de se revestir d’Aquele que, sendo rico, Se fez pobre para nos enriquecer por meio da sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). Em toda a vida de Francisco, o amor pelos pobres e a imitação de Cristo pobre são dois elementos indivisivelmente unidos, as duas faces de uma mesma medalha.

Em todas as Paróquias, Santuários, Conventos e Centros de Acolhimento, que somam 45 com a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, o Santo de Assis será celebrado, neste ano com as restrições sanitárias mais flexibilizadas. A já tradicional bênção dos animais não vai deixar de acontecer na maioria das Paróquias, que no entanto optaram pelo sistema drive thru.

Confira algumas das festividades neste Especial.

Convento São Francisco - Largo São Francisco (SP)

Paróquia São Francisco de Assis - Vila Clementino (SP)

Semana Franciscana 2022

Neste ano, em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis (04 de outubro), a Província Franciscana da Imaculada Conceição, a Conferência da Família Franciscana do Brasil, o Instituto Teológico Franciscano e a Editora Vozes realizarão a 3ª edição da Semana Franciscana entre os dias 05 e 07 de outubro. As transmissões ao vivo serão sempre às 20h pelos canais da TV Franciscanos, CFFB, ITF e Editora Vozes no YouTube. Todos os eventos são gratuitos e ficarão gravados e disponíveis nos respectivos canais.

Paróquia São Francisco de Assis - Rodeio (SC)

Paróquia Santo Antônio - Sorocaba (SP)

Paróquia Santo Antônio do Pari - São Paulo (SP)

Comunidade São Francisco de Assis - Paróquia São Paulo Apóstolo - Agudos (SP)

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Concórdia (SC)

Paróquia Bom Jesus dos Aflitos - Sorocaba (SP)

Paróquia São Luiz Gonzaga - Xaxim (SC)

Paróquia São Francisco de Assis - Duque de Caxias (RJ)

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Petrópolis (RJ)