Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Clara ontem e hoje

A MEMÓRIA DO PASSADO APONTA PARA O AMANHÃ (*)

Frei Almir Ribeiro Guimarães

1. Terminamos as celebrações dos oitocentos anos do carisma clariano. Naquele domingo de Ramos de 2012, Clara começava a corrida, encetava sua conversão, através da mediação transparente de Francisco e da sua primeira fraternitas. Esse tempo de celebrações nos permitiu entrar em contacto mais profundo com a experiência espiritual de Clara, com aquele carisma que tão alto falou à Igreja de sua época.  “Celebrar um centenário é no fundo colocar-se diante do novo, como no princípio, diante de nossa identidade,  dizer-nos a nós quem somos, por onde estamos andando, o que nos moveu e o que hoje nos move. É também ocasião de profunda gratidão, e a gratidão supõe a consciência de uma responsabilidade de uma resposta a oferecer Àquele que me interpela hoje.  Parece-me que se possa aplicar ao centenário clariano a expressão  que o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores  usou para o centenário da aprovação da Regra da Ordem Primeira:  a graça de nossas origens.  Trata-se de uma expressão bonita e fecunda.  Graça  remete para o agir gratuito, absolutamente livre de Deus, um evento que não depende de modo algum de alguma coisa que o tenha precedido. A graça pode ser acolhida e pode frutificar com nossa livre adesão. Nossas  quer dizer pertença.  Essa graça nos reúne, é parte  indissolúvel de nós.  Não podemos falar de nós sem falar desta graça. Origens  é palavra muito rica. Quando se fala de início há uma referência a alguma coisa anterior no tempo, começada e concluída no passado;  falar de origem é falar de um acontecimento que é fundamento e princípio do qual brota a história e o futuro”  Angela Emmanuela  Scandella, op. cit. p. 18).

2. Detenhamo-nos agora na palavra memória.  Clara é uma mulher de memória. Um texto parece importante para a compreensão do que vem a ser fazer a memória para Clara. “Lembre-se de sua decisão como uma segunda Raquel; não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que está fazendo e não o deixe mas, em rápida corrida,  com passo ligeiro e pé seguro, de modo que seus passos nem recolham a poeira, confiante e alegre  avance pelo caminho da bem-aventurança” (2CtIn 11-13).

3. Lembre-se de seu propósito, de sua decisão.  Para Clara não se faz memória do que ficou para trás, mas de um pro-positum, de alguma coisa que está colocada diante: pro-ponere;  o verbo proponere aponta para solidez, estabilidade.  Clara tem em mente a categoria bíblica do memorial, que é muito mais do que uma simples recordação, uma atividade intelectiva que se refira apenas ao passado.  Ao contrário, é um estar presente ao que aconteceu e que continua acontecendo. É o permanecer de uma presença, de um acontecimento.  Não perca de vista o ponto de partida: é volta ao que foi colocado anteriormente, mas dito desta vez com palavras que remetem ao passado. Para Clara, diante de seus olhos não apenas o que está à frente, mas alguma coisa que de per si está atrás,  no passado.  Quando se olha para o passado não é mero sentimentalismo, mas  atitude de quem sabe que naquele passado estão as origens, que fundamenta tudo, alguma coisa que deslancha um movimento interior.

4. Faça o que está fazendo e não o deixe. Vive-se o presente como memorial das origens, guardando marianamente tudo no coração. Trata-se do célebre mote  dos Padre: age quod agis, que quer dizer estar presente plenamente naquilo que se vive, uma presença que nos encontra, nos interpela no instante. Com a conotação da totalidade.  A totalidade para Clara é a lei da resposta à vocação.

5. “A referência a Raquel, segundo a etimologia dos Padres, remete de imediato à vida contemplativa. É conhecido o fato de que  Gregório Magno serviu-se da imagem das duas mulheres de Jacó, Raquel e Lia, respectivamente como figuras da  vida contemplativa e da vida ativa. Raquel é a visão do princípio e Lia é a laboriosa, a trabalhadeira. Vale a pena prestar atenção no pensamento de Gregório para compreender melhor o que Clara quer dizer com sua referência a Raquel.   Jacó deseja Raquel, a visão do princípio, mas antes deve desposar Lia: o age quod agis precede. Raquel é aquela que Jacó esperou até à plenitude dos tempos: 7 anos. Estas observações já nos dizem alguma coisa a respeito da vida contemplativa:  paciente aprendizado de estar na espera que certamente se alcançará.  Ação e contemplação são dois momentos necessários entre si.  Atinge-se os píncaros da contemplação através de toda uma vida transcorrida na cotidianidade laboriosa.  Raquel é bela, mas estéril, assim o agir de todos os dias, pela maneira como Lia vive, é fecundo” (p. 19).

6. Clara passa a descrever o dinamismo do seguimento, implícito já no modo como fala do início de tudo: o ponto de partida, quer dizer um movimento, o desdobrar-se de um processo. Clara exprime este dinamismo do seguimento com termos, substantivos e verbos que indicam movimento. O seguimento imprime na vida uma forte tensão para frente, que obriga a interpretar sempre de novo o que significa seguir o Senhor. Tal aconteceu para Clara no aparente paradoxo da clausura e de uma vida que se consumou na impotência de uma longa enfermidade. Trata-se de um correr, de um não parar que é interior, não por isso menos exigente.

7. “Este texto me parece uma extraordinária intuição do que vem a ser a vida contemplativa. Trata-se de um olhar o tempo e o correr da história que contém o que é permanente desde a origem, a forma que a origem vai tomando no tempo que corre, que sabe captar o que se passa e o que não se passa: no interim a unidade; no temporal o eterno; na história o método da Encarnação” (p. 20). Memória é uma palavra de Clara, cheia de atualidade, para uma época que perdeu o senso da história.

 (*) Este trabalho se inspira no erudito estudo de Angela  Emmanuela Scandelle, OSC,  Chiara. ‘Alta donna di contemplazione’.  Sette parole per il nostro ‘oggi’, in Italia Francescana,  p. 17-28

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download

Conteúdo Relacionado