Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Ordem Franciscana Secular é escola de santidade

 

Os franciscanos seculares são cristãos desejosos de buscar a santidade cristã no mundo iluminando sua vida com a espiritualidade evangélico-franciscana. Assim, a Ordem se torna uma escola de santidade.

• Os que chegam são pessoas vocacionadas. Já buscando a Deus se dão conta que Ele é que vem ao seu encontro. O Senhor olha nos olhos de cada e convida-os a serem o mais perfeitamente seguidores do Evangelho tendo como exemplo e estímulo a maneira de Francisco e de Clara viverem sua caminhada.
• Frequentam as páginas dos evangelhos. Gostam de participar de encontros de leitura orante da Bíblia. Prestam toda atenção possível à Palavra na missa, na liturgia dos sacramentos, na oração feita no interior do quarto. Vão do Evangelho para a vida e da vida para o Evangelho.
• Buscam o Senhor não somente em sua Palavra, mas também nos irmãos, nas diferentes ações litúrgicas. Procuram lavar as chagas do Senhor nos leprosos de nossos tempos como também adoram a presença do Senhor no sacrário.
• Estão sempre preocupados em conforme sua vida e seu estilo de comportar-se com os ditames do Evangelho. São pessoas em estado de conversão. Procuram receber regular e cuidadosamente o sacramento da reconciliação ou da confissão. Os franciscanos seculares procuram não perder a delicadeza de consciência.
• Na medida do possível procuram participar da Liturgia das Horas, do Ofício de todos os momentos do dia.
• Os franciscanos seculares acolhem todos os homens com humildade e benevolência. Os irmãos de dentro e de fora são dons do Senhor. “O senso de fraternidade os tornará alegres e dispostos a identificar-se com todos os homens especialmente com os mais pequeninos, para os quais procurarão criar condições dignas de criaturas remidas por Cristo” (Regra, 13).

QUEM PODE SER FRANCISCANO SECULAR

Sem a pretensão de responder exaustivamente a pergunta acima formulada pode-se dizer que leigos e leigas se sintam atraídos a viver a espiritualidade franciscana na Ordem Franciscana Secular por razões e motivos como estes:

1. Vivendo no meio do mundo, ou seja, no casamento ou levando vida de pessoas solteiras, no trabalho, no seio da família, nos compromissos civis e na política há pessoas que, efetivamente, não querem ser apenas “católicas” mais ou menos corretas, mas aspiram ser discípulos de Jesus vivo e ressuscitado iluminando sua caminhada com o jeito de Francisco de Assis viver.

2. Tais pessoas se reúnem em fraternidades e, depois de um tempo de preparação, fazem a profissão de seguir o Evangelho todos os dias de sua vida a partir da Regra da Ordem aprovada pelo Papa Paulo VI em 1978.

3. Momento importante da vida dos franciscanos seculares é a reunião mensal ou geral na qual rezam, formam-se e exprimem carinho e fraternismo. Na reunião e em outros momentos procuram aprofundar sua vocação cristã laical. Não são adeptos de uma mentalidade do “sempre foi assim”, mas lucidamente aplicam a tudo o método do ver-julgar-agir.

4. Os membros da Ordem Franciscana Secular sabem que são evangelizadores. Tudo começa com o testemunho de sua vida, com a alegria de viverem nas mãos do Senhor e com a coragem de assumir as cruzes que a vida lhe apresenta. Sabem perfeitamente que darão sua contribuição pastoral e evangelizadora na paróquia e na diocese. Serão agentes de pastoral competentes e ousados na linha da descoberta do novo. Não se limitam a dar uma colaboração mais ou menos formal em termos de evangelização. Fazem questão de qualidade e sabem que o Amor precisa ser amado.

5. Num tempo fortemente marcado pelo individualismo, pela mentalidade consumista e pela superficialidade os franciscanos seculares saberão ser pessoas simples e que se contentam com o necessário para viver uma vida digna. Procuram dissolver toda sorte de intriga, opressão, mentira. São seres novos e enfeitam a face da terra.

6. Felizes as dioceses e paróquias que abrigam e acolhem sólidas e sérias fraternidades franciscanas seculares. Felizes os párocos que pode encaminhar agentes de pastoral para beberem das fontes do Evangelho na Ordem Franciscana Secular.

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free