Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação Presbiteral de Frei José Cambolo

Ordenação

Frei José Cambolo é ordenado presbítero no 30º aniversário da Missão de Angola

Frei Eduardo Camunha e Frei Abel Ndala Sahuma Nganji

 Luanda (Angola) – A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), que neste ano comemora 30 anos de criação, celebrou com muita alegria, neste sábado, 18 de julho, a ordenação presbiteral do sexto presbítero em três décadas. Frei José Morais Cambolo, frade Ordem dos Frades Menores e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e da Fundação Mãe de Deus de Angola, foi ordenado pelo Arcebispo Metropolitano de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira, durante a Celebração Eucarística, às 9h30, no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas de Angola. Sua ordenação deveria ter acontecido em 18 de abril, mas devido à pandemia que chegou a Angola, ela foi adiada para hoje.

A Santa Missa, animada pelos frades de profissão temporária, teve como concelebrantes o presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, Frei António Boaventura Zovo Baza; o vigário geral da Arquidiocese de Luanda, António Lunguieque; e o vigário geral da Diocese de Viana, José Filas.

Além das Irmãs Clarissas, que abriram as portas do seu Mosteiro para este momento histórico, e dos frades da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula de Viana e da Fraternidade de São Francisco de Assis do Palanca, fizeram-se presente familiares e amigos do recém-ordenado, religiosos (as), clérigos diocesanos, diáconos de várias entidades religiosas, obedecendo, contudo, o número limitado pelas normas sanitárias angolanas. Tendo em conta estas medidas de cuidado, frades de outras Fraternidades que se encontram fora de Luanda, não puderam participar, mas manifestaram sua grande alegria por meio de mensagens.

O rito da ordenação obedeceu a seguinte ordem: a eleição do candidato; homilia, propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Após o chamamento de Frei José Cambolo, Frei António Baza – delegado pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp – apresentou o candidato ao Arcebispo, que diante dos presentes, o acolheu. “Distribui a todos a Palavra de Deus que tu mesmo recebeste com alegria, meditando na Lei do Senhor; procura, como diz o ritual da ordenação sacerdotal, crer no que lês, ensinar o que crês e viver o que ensinas. E eu acrescentaria um dado de um teólogo do século passado: crês naquilo que lês; lê com a Igreja, lê como Igreja, lê no Espírito e na tradição da Igreja”, disse D. Filomeno durante a homilia, dirigindo-se a Frei José.

No propósito do eleito, diante da Igreja e no diálogo com o bispo, Frei José manifestou seu consentimento a respeito de seu chamado ao ministério presbiteral, suas funções e seu modo de vida.

Em seguida, foi cantada a Ladainha de todos os Santos, quando o eleito se prostrou, como sinal de sua total entrega a Deus. Veio, então, o momento central da ordenação com a imposição das mãos, um gesto de tradição bíblica e apostólica, e a prece da ordenação. O bispo e todos os presbíteros impuseram as mãos sobre Frei José, a fim de que o Espírito Santo possa iluminar e renovar o seu coração no serviço a Deus em favor de todo o povo de Deus.

Terminada a oração consecratória, ele recebeu as vestes do sacerdócio. As oferendas do Pão e do Vinho foram entregues pelo Arcebispo a Frei José, como sinal da oferenda do povo que de agora em diante ele irá apresentar em cada Eucaristia.

Ordenado, Frei José concelebrou no altar, quando teve início a Liturgia Eucarística. As oferendas do Pão e Vinho, sobre o altar, são apresentadas juntamente com a oferenda da vida e vocação de Frei José, que celebra pela primeira vez como presbítero.

 

AGRADECIMENTOS

Na nota de agradecimento, Frei José Cambolo expressou grande gratidão a Deus Pai Todo Poderoso, a seus pais, a Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, a Frei César Külkamp e à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a Frei António Boaventura Zovo Baza e à Fundação Mãe de Deus de Angola, às Irmãs Clarissas, aos demais confrades, àqueles que se fizeram presente na celebração e aos que não puderam estar devido às restrições. “Não recebi nenhum diploma ao mérito, mas um ministério sacrossanto”, proferiu Frei José, mostrando assim o real significado que este múnus tem para ele.

Frei António Baza fez a leitura da carta enviada pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, motivando o neo-sacerdote neste início de ministério:

ÍNTEGRA DA MENSAGEM DO MINISTRO PROVINCIAL A FREI JOSÉ

“Apascenta as minhas ovelhas” (João 21,15).

Amado irmão, Frei José Morais Cambolo, novo sacerdote da Igreja,

o Senhor lhe dê a Sua Paz!

                A situação de isolamento e distanciamento necessários pela atual pandemia fez com que eu não pudesse estar ao seu lado neste dia em que você é consagrado e ungido para o serviço a Deus e a sua Igreja como sacerdote do Altíssimo. Entretanto, a distância e o oceano que nos separam são vencidos pela proximidade do amor fraterno!

                A partir do amor que já nos fez irmãos, posso afirmar que você é um grande frade menor, não apenas em estatura, mas que vive com alegria a sua vocação religiosa e franciscana! Esta vocação é alimentada pela fé que procura o seu centro em Deus e se traduz na entrega de vida, sempre por amor.

                Como franciscanos, somos chamados e enviados a participar no Amor que se encarna no mundo, que vai ao encontro dos homens e das mulheres de boa vontade, mas também da ovelha desgarrada e perdida, do sofredor caído à margem do caminho, dos pequenos, dos doentes e dos mais pobres. Isto foi o que fez Jesus, revelando o amor misericordioso de Deus e vivendo este mesmo amor até a cruz.

                Você hoje foi ordenado presbítero, e com isso se tornou um ministro da Eucaristia, da Palavra, da caridade e da reconciliação. Em tudo isto você é servo da missão e do serviço que é sempre de Jesus: você é designado para “apascentar as ovelhas” que são sempre d’Ele. É Ele “o bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11).

                Frei José Cambolo, aí está o sentido do seu ministério ordenado. Busque todos os dias a centralidade de Cristo, como nos pede insistentemente o nosso pai, São Francisco de Assis, especialmente na vida de oração. Que, nesta contemplação, o próprio Cristo o conduza ao amor generoso que Ele e o Pai têm para com a humanidade. E deixe que Ele mesmo ame através de você e do seu serviço ministerial!

                Você tem hoje ao seu lado muitos irmãos de fraternidade. E você, agora, é o guardião de uma grande fraternidade, aí na Sede da Fundação. Faça valer esta dimensão fundamental da nossa vida franciscana e busque na fraternidade a força e o testemunho para a sua missão sacerdotal!

                Receba hoje o abraço e as preces de cada irmão desta Província para que você testemunhe com muita alegria a sua consagração a Cristo e à Igreja, o Seu povo santo! 

                Peço sobre você a proteção maternal de nossa Mãe Imaculada, Rainha da Ordem dos Frades Menores, da Província e da Fundação Franciscana em Angola! Que ela consiga de Deus bênçãos abundantes para a sua vida e para a sua missão!

    Abraço fraterno deste seu irmão, Frei César Külkamp, ofm.

 

ALEGRIA DAS CLARISSAS

Representando as Irmãs Clarissas, a Abadessa do Mosteiro, Irmã Maria Anuarite do Espírito Santo, demonstrou sua alegria pela ordenação de Frei José. “Foi uma honra termos acolhido as celebrações da Profissão solene e da Ordenação Diaconal, mas agora, com a celebração presbiteral, sentimos que ganhamos algo novo e que o Mosteiro não será o mesmo daqui em diante”, disse.

“Quando soube que a Missa da ordenação seria realizada no nosso Mosteiro, até me esqueci da pandemia”, disse Irmã Sofia Maria do Santíssimo Nome de Jesus.

Dom Filomeno agradeceu a presença dos Padres Josefinos, que enviaram o ordenando ao Seminário Franciscano e encorajou a FIMDA a continuar com o seu trabalho de formação.

Por fim, Frei João Alberto Bunga fez a leitura da ata da celebração que foi assinada pelo arcebispo Dom Filomeno; o delegado do Ministro Provincial, Frei António; Frei José Cambolo e por ele, que a secretariou.

Terminada a celebração, o recém-ordenado saudou o povo com gestos, respeitando assim o distanciamento social. Daqui em diante, Frei José Cambolo segue exercendo o serviço de guardião da Fraternidade São Francisco de Assis, responsável do Kimbo São Francisco e dos projetos sociais, conforme foi nomeado na última reunião do Definitório Provincial.

Sua primeira Missa será celebrada na Paróquia São José Operário, na Comunidade Sagrada Família, em Cazenga, Luanda, neste domingo, às 9 horas.

Frei José nasceu em Luanda, Angola, em 26 de janeiro de 1989. É filho de José Mateus Cambolo e Josefa Antônio Morais, e tem seis irmãos: três meninos e três meninas. Ele é o quinto. Com a conclusão do curso de Teologia, Frei José foi ordenado diácono no dia 30 de junho de 2019, em Petrópolis (RJ).

Frei José escolheu como lema de sua ordenação presbiteral um versículo tirado do Evangelho de São João: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21,15).

Primeira Missa

Luanda (Angola) – Devido às restrições impostas pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia, a primeira Missa de Frei José Morais Cambolo, que estava prevista para a Paróquia de São José Operário, no município do Cazenga, foi celebrada hoje, 19 de julho, no Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas, no Palanca/Kilamba-Kiaxi, na capital Luanda, onde Frei José foi ordenado presbítero ontem (18/7).

A Missa teve início pelas 9h30 e foi concelebrada por Frei António Boaventura Zovo Baza, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA); Frei João Baptista Canjenjenga, guardião cessante da Fraternidade Franciscana São Francisco de Assis; Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, guardião da Fraternidade Nossa Senhora da Porciúncula, em Viana; Frei Juliano Chimbily, mestre dos professos temporários dos Frades Menores Capuchinhos; e Frei João Alberto Bunga, mestre dos professos temporários da FIMDA.

Os diversos ministérios foram animados pelas Irmãs Pobres de Santa Clara. Além dos Frades e das Irmãs Clarissas, a celebração contou com a presença do sr. José Cambolo e de várias congregações religiosas, circunscritas na região paroquial de São Lucas e Nossa Senhora de Fátima, e dos Frades Menores Capuchinhos. Todos respeitando as regras de distanciamento no interior da igreja.

Após o rito inicial, a abadessa do mosteiro, Madre Maria Anuarite do Espírito Santo, fez uma intervenção dizendo que, para o Mosteiro, era motivo de muita alegria acolher todos os nossos irmãos nesta primeira Missa. “Jamais passou pela nossa mente que a ordenação sacerdotal e a primeira Missa seriam aqui”, disse. “Tudo isso é dom de Deus porque fomos agraciadas pelo próprio Senhor”, disse.

O Santo Evangelho foi proclamado pelo Frei Juliano Chimbily, e as leituras foram do 16º Domingo do Tempo Comum. Como é tradição na Província, e agora começa a ser na Fundação, para a primeira Missa, o neo-sacerdote escolhe um frade para fazer a primeira pregação. Frei António Baza foi escolhido e, na sua homilia, disse que era um dia importante tanto para a Família Franciscana quanto para a Igreja. Segundo o pregador, fazendo uma analogia, disse que o carro precisa de manutenção constante e religioso precisa também da “manutenção que é a oração”. O presidente da FIMDA também fez uma incursão na caminhada vocacional do presidente da Eucaristia.

Frei António pediu ao recém-ordenado paciência e prudência no ministério que começa. “Ao assumir o múnus sacerdotal, saiba que viverás momentos de alegria e de tristezas, mas em tudo confia no Senhor e reza sempre; refugia-te no Senhor! A prudência e a paciência sejam tuas companheiras!”, orientou.

Durante o ofertório, as Irmãs trouxeram, em procissão e dançando, o cálice e as galhetas para as mãos do sacerdote, que se dirigiu à janela do claustro. “A palavra de Deus, semeada nos corações, faz nascer o homem e a mulher nova. É preciso que essa semente caia em nós, fazendo brotar sentimentos do Reino dos Céus e vá moldando a nossa maneira de pensar, agir e de querer. Precisamos ser moldados pela Palavra, que é lançada em nosso coração”, rezou.

Antes da bênção final, as Irmãs Clarissas teceram algumas palavras de gratidão na voz de Irmã Bakhita Maria das Chagas de Jesus Crucificado, que falou em português e em kimbundo. Manifestaram a sua alegria com danças e palmas. “Frei Cambolo é um homem grande de estatura, mas esse nome significa pão pequeno. Hoje, tornou-se kimbolo, que quer dizer pão grande”, explicou a Irmã. Ao terminar, agradeceu aos familiares, representados pelo pai, aos Frades Menores, Capuchinhos e as demais congregações femininas.

Frei António informou que neo-ordenado ´residirá na Fraternidade São Francisco de Assis, onde exercerá o serviço de guardião.

No final, Frei José reiterou novamente seu agradecimento à Província Imaculada Conceição do Brasil e à presença dos religiosos e religiosas.


EquipeFrei Evaristo Seque Joaquim e Frei Abel Ndala Sahuma Nganji (texto) e Frei Eduardo Camunha(fotos).

Entrevista

Frei José será ordenado presbítero em Angola

 

Depois de três meses de espera, Frei José Morais Cambolo será ordenado presbítero neste sábado, 18 de julho, no Kimbo São Francisco de Assis, em Luanda (Angola), pelas mãos de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Luanda. Sua ordenação deveria ter acontecido em 18 de abril, mas devido à pandemia que chegou a Angola, ela foi adiada para este mês.  Sua primeira Missa será celebrada na Paróquia São José Operário, na Comunidade Sagrada Família, em Cazenga, Luanda, no dia seguinte à ordenação.

Frei José nasceu em Luanda, Angola, em 26 de janeiro de 1989. É filho de José Mateus Cambolo e Josefa Antônio Morais, e tem seis irmãos: três meninos e três meninas. Ele é o quinto. Com a conclusão do curso de Teologia, Frei José foi ordenado diácono no dia 30 de junho de 2019, em Petrópolis (RJ).

Frei José escolheu como lema de sua ordenação presbiteral um versículo tirado do Evangelho de São João: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21,15).

Neste ano que a Missão de Angola celebra 30 anos de fundação, Frei José torna-se, assim, o sexto frade a ser ordenado presbítero na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

Site Franciscanos – Fale um pouco sobre a sua caminhada vocacional.

Frei José Morais Cambolo – O início da caminhada vocacional foi normal, sem fatos extraordinários. “Mas há algo que considero fundamental: a nossa casa era vizinha do Seminário dos Missionários Josefinos. Esses religiosos marcaram muito minha vida. Foram eles que me incentivaram a participar da vida da Igreja, da catequese, do grupo de coroinhas e, posteriormente, do grupo vocacional paroquial da Paróquia São José Operário, que era administrada pelos mesmos. Frequentava ordinariamente essa comunidade religiosa, que até então me questionava. E questionado sobre o porquê de ingressar na Ordem dos Frades Menores e não nos Missionários Josefinos. Por intermédio das Irmãs Catequistas Franciscanas, conheci um pouco da vida de São Francisco de Assis. Fiquei encantado pela determinação do santo ainda na sua juventude. Fui acolhido por Frei José Antônio dos Santos e Frei Alexandre Magno Cordeiro, comecei a frequentar os encontros vocacionais e, assim, dei os primeiros passos na vida franciscana. Sem medo de errar, afirmo que foi Deus quem me conduziu à família franciscana.

Site Franciscanos – Você é uma das primeiras vocações da Missão de Angola. Como vê o futuro da Fundação?

Frei José – A FIMDA está passando por momentos importantes, digo até momentos de graça, um sonho desde o início da missão, que é a implantação da Ordem dos Frades Menores em Angola. O futuro da FIMDA está aí: dos frades ao povo em geral que têm assumido o nosso carisma. Graças à entrega e dedicação da Fraternidade Provincial é que o futuro está, aos poucos, se concretizando. Por isso, considero como momento de graça, não somente pelo número de candidatos, mas pelos frutos que confirmam que o carisma franciscano, apesar das limitações humanas, está ‘“entrando capilarmente” no solo angolano. Nas Frentes de Evangelização – Paróquias e Centros de Acolhimento, educação, formação, comunicação, solidariedade e missão -, nota-se o vigor da vivência do Evangelho como quis nosso Pai São Francisco.

Site Franciscanos – Vale a pena ser religioso franciscano? Deixe uma mensagem para os jovens que querem conhecer o carisma franciscano.

Frei José – Penso que ser franciscano não foi somente minha escolha. Poderia talvez ser missionário josefino, mas foi Deus quem me conduziu à Ordem dos Frades Menores e, com toda a liberdade, experimentei, amei, e assumo conscientemente o carisma franciscano. Considero ser franciscano a página mais bela de minha vida! Como o Cristo, o franciscano é aquele que vive autenticamente a sua vida de fé. Como discípulo de Cristo, serve os irmãos e irmãs, lava os pés dos outros, se faz irmão e menor de todos! Aos jovens que pretendem conhecer o carisma franciscano, digo não tenham medo, venham e façam a experiência do seguimento de Cristo conosco. A partir do “vinde e vede”, da vida em fraternidade, nas pequenas coisas, muitas vezes insignificantes aos olhos dos demais, como o santo de Assis, posso afirmar: “É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu desejo de todo o coração!”