Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação Presbiteral de Frei Gilberto da Silva

Ordenação

A festa franciscana de Frei Gilberto em Jacarezinho

 

Moacir Beggo

Jacarezinho (PR) – Os pais de Frei Gilberto da Silva não residem mais em Jacarezinho, no Norte do Paraná e a Província da Imaculada Conceição não tem ali nenhuma fraternidade. Mas Frei Gilberto não abriu mão de voltar às suas origens e celebrar com a família, os amigos e a Igreja de Jacarezinho o grande momento de sua vida: a ordenação presbiteral. O bispo Dom Antônio Braz Benevente, o pároco Pe. Delcino Rafael de Carvalho e o vigário paroquial Pe.

Nélson Gualhume, não pouparam esforços para tornar sublime esse momento na vida do jovem religioso franciscano. E foi neste clima de muita cordialidade, fraternidade e fé que Frei Gilberto recebeu o Sacramento da Ordem das mãos do bispo diocesano D. Antônio durante a celebração eucarística que teve início às 17 horas na bela Catedral Imaculada Conceição.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, os Definidores Frei Mário Tagliari, Frei César Külkamp e Frei Samuel Ferreira de Lima e confrades de toda a Província dividiram a alegria do momento com Frei Giba, como é mais conhecido por seus confrades. Junto com o ordenando, estavam os pais, Maria de Lourdes e Pedro da Silva, o irmão Gilson e a avó Luzia Geralda de Souza. O povo de Jacarezinho veio em peso para conhecer o ilustre franciscano filho da terra (a missa também foi transmitida pela Rádio Educadora, da diocese), assim como os amigos de diferentes cidades por onde passou durante a etapa da formação religiosa, que começou em 2001 ao ingressar no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC). Coincidentemente ele volta a residir neste Seminário, agora como formador dos seminaristas, que também vieram prestigiar o mestre.

D. Antônio confessou que a ordenação de Frei Gilberto era a primeira de um religioso que fazia desde a sua ordenação episcopal, no dia 7 de setembro de 2010. E não parava por aí. “A minha igreja, a matriz de Itápolis (SP), foi construída pelos frades menores da Província da Imaculada, que permaneceram lá até 1964 e depois se transferiram para Agudos. Então, Deus foi entrelaçando minha vida até chegar a Jacarezinho e, nesta ocasião, ordenar Frei Gilberto.  Confesso que fiquei muito feliz desde o dia que ele falou que iria presidir a celebração. Como bispo novo, me senti muito cheio da graça de Deus por este gesto de ordenar um frade menor”, contou o bispo diocesano.

Na sua homilia, D. Antônio, sempre se dirigindo a Frei Gilberto, ensinou que o “padre é alguém apaixonado por Cristo, a quem conhece como o mestre que o conduz e acompanha”. E enfatizou: “Frei Gilberto, seu ministério deve ser expressão do verdadeiro amor. Alimente-o sempre no amor primeiro que o levou anos atrás à vida religiosa”.

D. Antônio, então, resumiu como será, a partir de agora, o ministério presbiteral de Frei Gilberto: “Somente o amor de Jesus nos torna capazes de amar os irmãos, de dar a vida por eles, de nos colocar a serviço de cada pessoa, de cada comunidade, de cada missão para a qual somos designados. O serviço brota do amor, é consequência deste amor. É a prova do verdadeiro amor, que em primeira e última instância, é o serviço consagrado para o altar; é o serviço da vivência do Evangelho, em estado de missão permanente; é o serviço da caridade, solícitos com os enfermos e os pobres, atentos às novas formas de pobreza, prontos para doar a vida, para promover e defendê-la onde ela é pisada e desprezada”.

Sempre sorridente, tranquilo e feliz – uma alegria que também é a marca registrada da família -, Frei Gilberto foi ordenado presbítero. Chamou a D. Antônio de amigo, pai e pastor, a quem agradeceu muito pela acolhida. “Serei eternamente grato e devedor pelo que realizaram por este filho de São Francisco e de Jacarezinho. Desejo do fundo do coração que a Diocese de Jacarezinho continue sendo uma Igreja comunhão, uma Igreja formada por comunidades que levem o nosso povo a uma evangelização eficaz e duradoura”, disse, ao mesmo tempo em que presenteou o bispo com a Cruz de São Damião. “Nesta cruz, o Crucificado está Ressuscitado. Ele mesmo falou ao coração de Francisco: ‘Vai e restaura a minha Igreja’. Que a Igreja de Jacarezinho tenha sempre mais esta força restauradora porque bebe na fonte que é o Cristo Ressuscitado”.

Frei Giba não esqueceu da família, “que tanto se dedicou nestes dias e por toda a vida, me inclino e reinclino para lavar os pés. Pai, mãe, Gilson, vó, tios, tias, primos e primas.  Que a alegria do Senhor seja sempre a nossa força!”. À nova família franciscana, em nome do Ministro Provincial,  também não poupou agradecimentos, como ao povo de Jacarezinho e seus amigos que vieram de longe. Fez uma bela dedicatória aos incansáveis peregrinos da Baixada Fluminense, que em todas as ordenações da Província estão presentes, não importa a distância. Isso porque, durante os 4 anos de Teologia, os frades estudantes fazem o estágio pastoral nas fraternidades da Baixada Fluminense.

“Posso dizer que é o meu povo da Baixada Fluminense. Como diz D. Mauro Morelli, os artistas cantam músicas dizendo que o Cristo Redentor abre os braços e os estende sobre a Zona Sul, mas esquecem que o lado esquerdo do coração do Cristo Redentor aponta para a Zona Norte, na direção da Baixada Fluminense, onde a vida pulsa ao som das trombetas, das cuícas e tamborins, das festas e das alegrias, onde o Evangelho é a esperança de transformar os sinais de morte em vida”.

HOMENAGENS

Um momento muito bonito da celebração foi a homenagem dos seminaristas de Ituporanga para o seu orientador. Depois de recitarem um texto sobre o sacerdócio, todos se dirigiram ao presbitério e abraçaram Frei Gilberto ao mesmo tempo, fazendo um grande círculo.

Frei Fidêncio agradeceu muito a D. Antônio e toda a Diocese pela acolhida aos frades durante a Semana Missionária e a ordenação. “Que o entusiasmo pela vida franciscana e pelo ministério presbiteral também fortaleça a todos os nossos seminaristas na vida e na vocação. Obrigado pelos confrades aqui presentes, às caravanas que vieram de diferentes lugares, o meu muito obrigado à família – mãe, pai e irmão – por esta entrega do irmão tão importante, irmão necessário para a nossa vida. Vocês sabem muito bem que a mãe e o pai de um confrade é a mãe e pai de muitos outros irmãos. Então, de coração, meu agradecimento à família e, de coração, o meu muito obrigado a esta comunidade aqui de Jacarezinho que acolheu a nós, frades menores”.

O pároco Pe. Delcino, falando em nome da Paróquia Imaculada Conceição da Catedral, destacou o bonito trabalho feito pelos frades durante a Semana Missionária e a acolhida da comunidade aos frades que vieram de diferentes comunidades. “Foi um momento marcante e que deu uma nova luz para todos nós, especialmente para a nossa paróquia”.

No final da celebração, Frei Gilberto ouviu o último conselho de D. Antônio: “O bispo me ordenou padre, D. Benedito Ulhoa Vieira, que hoje está com 92 anos,  repetia nas ordenações o que eu vou repetir agora. ‘Não existe padre infeliz no primeiro dia, por isso que todos os dias de sua vida sejam sempre o primeiro dia!”

Primeira Missa

Emoção no início do ministério presbiteral de Frei Gilberto

 

 

Frei Diego Melo

Jacarezinho (PR) – O povo que lotou a Catedral da Igreja da Imaculada Conceição, em Jacarezinho-PR, na manhã chuvosa do 4º Domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor), viveu momentos de muita emoção e ternura. Frei Gilberto, ladeado por inúmeros confrades, presidiu a sua primeira missa com leveza e solenidade. Logo no início, foi trazido até o altar por duas crianças trajadas de Francisco e Clara, ao som de “Lá vai São Francisco”, de Vinícius de Moraes. Comovente…

Chegando ao altar, foi revestido com a casula e a estola pelos 23 seminaristas do Seminário São Francisco de Ituporanga, SC, local onde Frei Gilberto atualmente exerce seu ministério franciscano. Os jovens ajudaram o neosacerdote a se vestir e receberam, um a um, o abraço de seu orientador, acompanhado de um pequeno Tal, lembrança preciosa daquele singelo momento.

Após a proclamação do Evangelho, Frei Renato Pezenti, companheiro de fraternidade de Frei Gilberto, em Ituporanga, proferiu sua homilia, lembrando a todos as características que deveriam marcar a atuação do sacerdote, tendo como inspiração a liturgia do IV Domingo do Tempo Pascal, que trazia a bela figura do Bom Pastor. Frei Renato Pezenti destacou que o ministério do seu confrade neosacerdote deveria ser marcado pelo serviço e pela doação radical, a exemplo do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Lembrou também que, como pastor, Frei Gilberto deveria conduzir as ovelhas pela porta, que é o Cristo, e que jamais deveria fazer aliança com o lobo, pois a essência da sua vida tinha de ser a defesa da vida daqueles que lhe foram confiados. “Aprenda com as ovelhas, especialmente com os pobres, eles são nossos mestres. Só aí você vai conhecer a porta por onde as ovelhas devem entrar”, exortou o pregador.

Celebrando também o Dia de Oração pelas vocações, Frei Gilberto, no momento do ofertório, entregou algumas sementes para Frei Pedro da Silva e Frei Diego Melo, que estão a serviço da Animação Vocacional, lembrando a necessidade de se continuar semeando e cuidando das vocações que o Senhor desperta nos corações dos jovens. Rezou ainda a oração pelas vocações. Em seguida, ladeado pelos diáconos Frei Wilson Simão (seu colega de turma) e Rodolfo, consagrou pela primeira vez as espécies do vinho e do pão, o verdadeiro alimento que sacia a fome de eternidade e plenitude.

Após a oração pós-comunhão, o povo de Jacarezinho e seus familiares não pouparam esforços para demonstrar a alegria e satisfação por estarem fazendo parte desse momento tão sagrado na vida de todos. Iniciando as homenagens com uma simples e singela homenagem, as crianças da Catedral deram o seu recado franciscano a todos ensinando, com a figura do “Frei Simplito” que aquilo que verdadeiramente agrada a Deus são as coisas feitas de coração e com simplicidade. Edificante…

Em seguida, um carteiro, entrando pelo corredor central da igreja, entregou uma carta a Frei Gilberto, que foi lida por um familiar. A carta era datada de agosto de 2003, quando Frei Gilberto, então noviço, escrevera para seus familiares partilhando sua primeira grande experiência como religioso franciscano, durante o seu noviciado, quando Frei Gilberto assumiu o ofício de cabeleireiro da turma, momento esse marcado pela forte emoção e lágrimas de muitos. Ao final sua mãe, Dona Lourdes, trouxe a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, diante da qual, de joelhos, Frei Gilberto pediu por si e por todo o seu povo. A mesa da Eucaristia se estendeu na mesa do excelente almoço oferecido por aquela comunidade de fé e pela família de Frei Gilberto. Tudo de primeiríssima qualidade. Deus, generosidade por excelência, certamente revelou sua face de Pai Amoroso em todos os momentos vividos em torno na vida e da vocação de nosso querido irmão Frei Gilberto. Muito, muito obrigado!