Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vamos, levanta-te!

10/06/2019

                                                                                                                                       Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp.Precisamos refletir sobre o que implica ser cristão no mundo de hoje. Houve um tempo no qual era impossível pensar a vida sem a religião. O ritmo do ano, as datas marcantes, o ciclo da natureza, o modo de vestir, enfim, tudo era fortemente ligado à dimensão religiosa. No entanto, com o advento da modernidade, as conquistas científicas, o avanço da economia, as descobertas de novos mundos, o fascínio da tecnologia, tudo mudou. A religião sofreu grande abalo e o sujeito desenvolveu a capacidade de pensar por si mesmo, tornou-se autônomo. A religião, depois da modernidade, é apenas uma alternativa dentre tantas outras formas de vida. Isso não quer dizer que o homem deixou de ser religioso. Pelo contrário, ele continua com uma grande busca pelo transcendente. No coração do homem pós-moderno, Deus não está morto. O que está em jogo é a falta de pertença à comunidade eclesial. Com os escândalos de alguns irmãos do clero e com a retomada de antigos discursos doutrinais descontextualizados e manipulados, tem-se cada vez mais assistido a um esvaziamento das comunidades. A vida paroquial, em algumas partes do mundo, é frequentada somente nos momentos de funerais e de outras festas anuais, como Páscoa e Natal. Diante disso, o cristão de hoje deve procurar viver a fé a partir do testemunho, o qual não se pauta sobre formalismos, mas em atitudes. Pensando a isso, vale a pena refletir sobre iniciativas concretas que podem iluminar a nossa missão no mundo de hoje, a saber: a acolhida, o encontro, o diálogo e a inserção nas realidades de fronteiras. Vamos debater sobre cada uma, considerando que as mesmas nos remetem ao cristianismo desde as suas origens.

 A acolhida. Não tem a ver apenas com a formação de uma boa equipe de leigos que se põe nas entradas das nossas Igrejas. A acolhida é vista na ótica da compaixão e inclusão. Para ser autêntica, deve ser experimentada em saída. Precisa ser espontânea e constituir a missão do cristão. A acolhida sempre empresta mais o ombro do que os ouvidos. Não é uma escuta passiva. Escutar significa envolver-se com a vida do outro ao ponto de nutrir uma relação de solidariedade. Esta, por sua vez, não se baseia naquele velho lema “uma mão lava a outra”. A acolhida é desinteressada porque não é uma ação de proselitismo. Acolher significa abrir-se ao mistério da vida do outro e entender a sua história. É uma questão de desejar que o outro viva. Trata-se de uma ponte que nos põe em contato com o drama do mundo e os seus desafios.

O encontro. Infelizmente, é uma atitude quase esquecida. A preferência é mais pela via do mundo virtual. Encontrar-se hoje virou coisa do passado. O encontro verdadeiro, porém, exige a conversa e o olhar. Precisa colocar-se de frente ao outro, não ao seu lado. O encontro pessoal estabelece o nível qualitativo de nossas relações. Muitos jovens hoje perdem a paciência de conversar e não conseguem estar presente plenamente no momento com o outro. Fazem tudo ao mesmo tempo e, no final, sentem-se ansiosos, quase em estado de pânico porque não se preenchem interiormente. O encontro face a face gera raízes com o outro, nutrindo empatia e compaixão. Faz-nos sentir responsáveis com a vida e nos questiona sobre a nossa humanidade. É tão sério isso que, uma idosa de cama, na virada de ano novo, sentiu-se tão sozinha por seus netos e filhos, ocupados com o celular e todo o aparato tecnológico, que desesperada por não ter nenhum que lhe desse atenção, liga para os policiais civis para virem a sua casa naquela noite, só para ter alguém que pudesse escutar o seu “feliz ano novo”. Toda a família estava em sua casa, mas ninguém deu-se conta da presença daquela idosa. A vida grita por encontro e ai de nós se o recursarmos.

 Diálogo e inserção nas realidades de fronteiras. Recusar os verdadeiros encontros é sinal que não somos capazes de dialogar. Quando a vida nos põe grandes desafios, a melhor coisa é refletir juntos e buscar soluções, a partir da colegialidade. Se o ser humano se esquece que a sua racionalidade desenvolve-se progressivamente à medida que é capaz de vencer situações difíceis, então torna-se um ser meramente material, condenado a comer o pão duro da realidade. O diálogo nutre a utopia e nos faz caminhar com esperança. O mundo não é para ser contemplado, mas sim transformado para o melhor a partir de nossa capacidade de encontrar soluções dos desafios. A mais bela forma de diálogo é aquela que conduz rumo à fronteira, como lugar da novidade e da compaixão. Na fronteira não sabemos o que nos espera. Por isso, está relacionada com a fé. Fé que que confia e se abandona, que nos põe em marcha. Para interpelar-se pelo desafio da fronteira, a vocação de Abraão é um ótimo incentivo. Deus o convida a ir para a fronteira, a sair e a acreditar. Abraão deve movimentar-se e não ter medo de viver em procura pela nova terra. Quem habita a fronteira aprende a vencer o medo do outro e se torna mais humano, ou seja, mais parecido com Deus, pois ele também, por meio de sua encarnação, habitou a fronteira da nossa humanidade.

Não podemos negar que hoje vivemos imersos em desafios e cada vez mais a vida cristã, à luz do Evangelho, deve inventar-se e não fechar-se em guetos. Retomar a proposta do cristianismo através da acolhida, do encontro, do diálogo e da inserção nas fronteiras, pode dar um novo colorido à nossa vida e nos acordar do sono da indiferença. Vamos, levanta-te! Juntos somos mais fortes…


Pe. Ademir Guedes Azevedo é missionário passionista e mestrando em teologia fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado