Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Uma espiritualidade do viver

30/06/2020

                                                                                                                      Imagem ilustrativa: (Fonte: Acervo Província da Imaculada)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

Creio que a dor mais profunda do ser humano é a de não sentir-se amado. A famosa ideia de progresso estabelece os padrões de felicidade que devemos alcançar para sermos reconhecidos. A sociedade moderna prega um progresso linear, mas não sabe onde quer chegar. Simplesmente avançamos, mas sem ter uma meta a alcançar. Vivemos nos projetando em situações que ainda não existem. Deixamos de habitar com intensidade o presente. A sabedoria que os mestres espirituais nos propõem consiste em não preencher a nossa vida com atividades, em não se preocupar com o que temos que fazer no dia seguinte, mas simplesmente em viver cada momento como se fosse o último.

Quero propor um estilo de vida alternativo. Inspiro-me na obra do espiritual Henri Nouwen intitulada “Uma espiritualidade do viver”. O texto segue a ordem: isolamento (solidão), comunidade (celebrar) e ministério (fazer).

Isolamento (solidão). Tudo deve começar por aqui. Na solidão descobrimos o amor próprio. Inicialmente, devemos entender que não necessitamos da aceitação da sociedade para sermos felizes. Devemos nos amar como somos, com nossos dons e limites. O problema moderno é forçar-nos a entrar em padrões estabelecidos, como a moda, a cultura do consumo, o sistema financeiro que nos dá uma falsa sensação de liberdade, etc. A solidão consiste num estilo revolucionário porque resgatamos o livre-arbítrio. As novas tecnologias, apesar das inúmeras vantagens, manipulam nossos dados e privacidade. As grandes empresas do vale do silício impõem sobre nós, cotidianamente, as suas propagandas que criam padrões de homogeneidade, fortalecendo assim a ditadura do igual. Neste sistema não há alternativas. A solidão é crítica porque me faz tomar distância para refletir sobre o que realmente vale a pena.

Comunidade (celebrar). Se é na solidão que descubro que sou amado independente dos padrões sociais de aceitação, então estar em comunidade se trata de viver a unidade na pluralidade, ou seja, celebrar juntos os dons de cada um, sem processos seletivos. A dimensão social do ser faz parte da alma política de cada indivíduo. A convivialidade é algo intrínseco a existência humana. Quando dizemos comunidade nos referimos a capacidade de respeito incondicional que se deve prestar a cada pessoa. O sistema atual é excludente porque seleciona os mais fortes. Trata-se de um neodarwinismo disfarçado. O desafio consiste em criar espaços comunitários mais celebrativos, nos quais se trabalhe a acolhida das diferenças, sem sufocar a identidade pessoal de cada um.

Ministério (fazer). Este é o último passo, mas não menos importante, do estilo alternativo de vida que estamos propondo. Alguém que se descobriu amado e que aceita celebrar esta dádiva com as diferenças, sem impor nada, torna-se realmente um ministro sensível aos apelos da vida. A dimensão do fazer não é um mero executar de atividades. Ministrar é o mesmo que servir. Como ministros deveríamos ser todos servos uns dos outros. A lógica que impera é aquela da gratuidade. Mais uma vez, tem-se aqui um contraste com a sociedade moderna, pois a mesma parte do pressuposto da eficiência e eficácia. No entanto, um modelo de vida alternativo baseia-se no dom de si, ou seja, cada um é convidado a entrar em cena e contribuir com algo de bom, independente de seus limites humanos. Para despertarmos a tal dimensão deveríamos aprender a ter mais contato com a realidade da dor alheia. É emocionante, por exemplo, ver em asilos os próprios idosos, a maioria esquecidos por seus familiares, servindo aqueles mais frágeis: uns ajudando a levar comida à boca, outros empurrando as cadeiras de rodas daqueles que não têm mais forças nos braços; e tantos outros exemplos que poderíamos citar. Isso se trata de um fazer que humaniza. Em outras palavras: o segredo está em experimentar aquilo que achamos desnecessário, pois não nos trará reconhecimento e produtividade. Mas é só nesta lógica que se encontra a felicidade.

Solidão que faz descobrir-me que sou amado, comunidade onde celebramos juntos esta dádiva e ministério que nos leva a servir na gratuidade, eis as três grandes colunas de sustentação de uma espiritualidade do viver. E você, não acha que chegou o momento de olhar a vida a partir desta ótica?


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado