Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um Guia para Celebração Litúrgica Franciscana

12/02/2014

059_saofrancisco

Frei Alberto Beckhäuser

Os santos em geral ajudam a Igreja a viver o mistério do Cristo total. Eles revelam o mistério de Cristo ou o Evangelho e conduzem a ele. Mutatis mutandis, podemos afirmar dos franciscanos da Ordem Seráfica em relação ao carisma de São Francisco de Assis. Os santos franciscanos ajudam a penetrar na espiritualidade franciscana e a vivê-la em profundidade.

É neste espírito que a Ordem está revendo e atualizando o Calendário santoral próprio da Ordem. A Comissão Litúrgica da Ordem é formada por Frei Ferdinando Campana, da Itália (coordenador), Frei Francisco Martínez Fresneda, da Espanha, Frei Stephen Malkiewicz, dos Estados Unidos e por mim. A pessoa de contato com o Definitório Geral é Frei Julio Cesar Bunader, Definidor Geral e, agora, Vigário Geral da Ordem. Por motivos de trabalhos Frei Stephen se retirou da Comissão, mas temos um novo elemento a nos ajudar na pessoa de Frei Roberto, da Província das Marcas.

A Comissão tem como tarefa reelaborar os Suplementos Franciscanos do Missal Romano e da Liturgia das Horas; apresentar à Ordem um Ritual Seráfico enriquecido por uma espécie de Devocionário, a exemplo do que temos no Brasil, bem como uma espécie de Guia da Celebração Litúrgica Franciscana, “Il Celebrare Francescano”, ou seja, uma reflexão sobre o “Jeito Franciscano de Celebrar” ou, se quisermos, as características da Celebração Franciscana da Liturgia, trabalho este confiado a mim e que está sendo traduzido para o italiano e deverá sair nas três línguas oficiais da Ordem, o italiano, o inglês e o espanhol. Falta apenas o sinal verde do Definitório Geral para que este trabalho seja publicado em português. O Editorial-Vozes está interessado em fazê-lo logo.

Optou-se por elaborar um “Missale Franciscanum Plenum”, ou seja, que apresente a comemoração de todos os santos e bem-aventurados de toda a Ordem Seráfica num total de 537 santos e bem-aventurados.

Este trabalho está em fase de conclusão. A Comissão acredita que para o segundo semestre de 2014 o Missal Franciscano estará pronto. Obtida a aprovação da Congregação do Culto Divino, ele poderá ser publicado em sua versão italiana, inglesa e espanhola no fim de 2014. O ano de 2015 seria o ano da tradução para outras línguas interessadas.

O Missal do altar é acompanhado do Lecionário. Está sendo elaborado de tal modo que não seja necessário ter no altar o Missal Romano. Claro que cada Ordem celebrará os santos e bem-aventurados conforme o nível da comemoração aprovado pela Sé Apostólica.

A Comissão reuniu-se na Cúria Geral de 2 a 6 deste mês de dezembro. Foi apresentado um modelo de diagramação do Missal Franciscano. Foram analisadas e corrigidas as notas biográficas que precedem cada comemoração.

Os trabalhos vão se encaminhando lentamente. Temos ainda um longo caminho a percorrer em relação à Liturgia das Horas e ao Ritual. Pensa-se em preparar para a segunda leitura do Ofício das Leituras, na medida do possível, textos dos santos e bem-aventurados celebrados. Em suma, será uma rica fonte de espiritualidade franciscana para toda a Ordem Seráfica: Viver o carisma franciscano em sua plenitude à luz dos santos da Ordem Seráfica.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course

Conteúdo Relacionado