Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tome a sua cruz e siga-me! A metáfora da vitória!

17/02/2022

                                                                               Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

(Mc 8,34-9,1)

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O texto sobre o qual vamos refletir hoje é tirado de Mc 8,34–9,1. Trata-se de um texto emblemático, o qual coloca duas condições para o seguimento de Jesus: o negar a si mesmo e tomar a cruz. Como isso foi compreendido pelos apóstolos e pela Igreja? A lógica da pregação de Jesus parece trágica. O que significa negar a si mesmo e tomar a cruz. Comecemos pela cruz.

A cruz, por causa de suas hastes vertical e horizontal, céu e terra, muito antes do cristianismo, já fazia parte do imaginário de povos. Os primeiros cristãos não a tinham como símbolo do cristianismo, mas o peixe, que era utilizado nas celebrações eucarísticas. Foi somente a partir do século segundo que a cruz foi identificada com os cristãos, os quais passaram a ser chamados de “os devotos da Cruz”. Com isso, a cruz passou a simbolizar a fé na morte e na ressurreição de Jesus, o perdão dos pecados, a salvação, o sofrimento de Jesus e do ser humano na labuta da vida.

Mais tarde, a cruz feita na testa aparece como sinal de acolhimento do cristão na comunidade, mas também de proteção contra o demônio e risco de vida. Por isso, diante de um perigo, há quem faz o sinal da cruz na testa e exclama: “Cruz Credo”, ou seja, “Creio na cruz que me salva”.

Na Idade Média, os portugueses que chegaram ao Brasil, assim como os espanhóis na América Latina, trouxeram nos navios a cruz e a espada. Em nome da cruz da catequese, eles mataram à espada os indígenas que não aceitavam a fé. Nos outeiros, nos montes, por onde passavam, os portugueses fincavam cruzes para simbolizar a posse, a conquista da terra para Cristo, isto é, para o império.

Também de Portugal veio o costume de colocar nas estradas, no local onde morria uma pessoa, uma cruz para defender a alma do falecido das garras Capeta, que poderia levá-la para o Inferno. E é dessa tradição é que vem o ditado popular: “quem me deve foge de mim, como o diabo foge da cruz”. Esse costume de erguer cruzes à beira dos caminhos também servia para lembrar o sofrimento de almas penadas e errantes, saídas do Purgatório procurando encontrar os viandantes para lhes transmitir mensagens do Além.

Tomar a cruz não é sinal de conformismo com o sofrimento, como ensinou a Igreja, por muito tempo. Sofrimento não salva. O que salva é a consciência de que o sofrimento faz parte de nossa vida e que devemos conviver com ele para superá-lo. Jesus não morreu na cruz porque quis. Ele não precisava morrer na cruz para nos salvar. A cruz foi consequência de sua atuação político-religiosa.

Negar a si mesmo não significa anular-se, aniquilar-se ou desvalorizar-se, mas é, simplesmente, libertar-se dos seus próprios interesses, sair do seu mundo, do seu ego, descentrar-se. E é, nesse sentido, que a comunidade de Marcos entendeu como ela devia enfrentar a cruz que Jesus levou nas costas até o calvário. O mesmo poderia ocorrer com discípulos e discípulas do Reino.

Ser cristão é assumir a cruz e suas consequências. Pertencer ao grupo de Jesus era e é algo muito perigoso, subversivo. O império Romano, o dos primeiros séculos do cristianismo, estava matando os seguidores do Nazareno. O medo diante da morte, da perseguição romana, transformou-se, por causa da lembrança da cruz de Jesus, em resistência. A cruz de Jesus, entendida à época, por alguns, como fracasso, tornou-se sinal de vida, de ressurreição e como consequência da atuação política de Jesus e de seus seguidores.

Assim é a nossa vida, diante de cada tropeço é importante erguer a cabeça e recomeçar sempre, seja na vida pessoal seja na vida social e na política. Os primeiros cristãos recomeçaram a labuta. Não pararam diante da cruz. Essa cruz salva!

Recomeçar sempre! Acreditar sempre! Lutar sempre! A cruz, as cruzes estarão sempre por aí. Não há como fugir delas! Sofrer para salvar, não! Resistir, sim, de cabeça erguida, com a bravura de um atacante que quer sempre o gol. Eis a metáfora da cruz, o seu sentido profundo é o do perder para ganhar. Fazer um gol de placa na luta por um mundo de justiça, de paz e bem, apesar dos sofrimentos que a vida nos acarreta. Essa é a maturidade da fé que nos salva! Amém!


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela Faje (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download