Frei Jacir de Freitas Faria [1]
A carta aos Efésios apresenta uma Teologia Cristológica, Eclesiológica e Escatológica. Deus é Pai e Criador de todas as coisas. Seu plano foi revelado por Deus a Jesus. Cristo ressuscitado tem autoridade sobre todo o universo. A Igreja é universal, única, corpo de Cristo, morada de Deus em construção num corpo, templo de Deus (2,20-22) e como o amor matrimonial. A plenitude está no presente, ainda que exista a Parusia. A ressurreição é aqui. A experiência batismal nos leva à vida futura. Viver como batizado é o que diferencia os cristãos dos outros grupos. Mistério (3,3.4.9; 5,32;6,19) e amor (1,4.6.15; 3,1.17.19; 5,1.2.25.33; 6,23.24) aparecem várias vezes na carta aos Efésios. A Igreja é um espaço para todos e não para um culto mistérico, um grupo fechado.
A mistagogia do amor em Efésios nos coloca no mundo. Isso tem a ver com a proposta da Sínodo. A unidade na diversidade faz dessa carta um desafio para os cristãos da Ásia Menor de ontem, e para nós, hoje.
O autor dessa carta soube, com maestria, apresentar as etapas do culto mistérico à Deusa Cibele na redação da carta aos Efésios, de modo que os seus leitores fossem capazes de compreender e aderir à proposta de Cristo ressuscitado apresentado por Paulo. Como e por que ocorria o culto à deusa Cibele? Acesse o vídeo proposto e confira.
[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ