Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tempo de Fraternidade e diálogo

27/02/2021

                                                                              Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Cardeal Sérgio da Rocha

“Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” é o tema belo e desafiador da Campanha da Fraternidade, que se inicia com a Quaresma. A Campanha da Fraternidade não se restringe ao âmbito das comunidades católicas, pela sua finalidade e natureza dos temas abordados, que exigem reflexão e ação conjunta. Por isso, tem contado com a participação de entidades da sociedade civil, escolas, universidades, órgãos públicos e Igrejas cristãs. Neste ano, pela quinta vez, a Campanha da Fraternidade é assumida pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), sendo, portanto, de caráter ecumênico. Não se trata de uma Campanha sobre ecumenismo, mas que representa uma importante iniciativa ecumênica.

O lema da Campanha da Fraternidade, sempre extraído da Bíblia, ilumina e orienta a reflexão e ação. Neste ano, é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”, extraído da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 2,14a). Embora a temática da Campanha seja vivida além da Quaresma, ela tem acontecido de modo especial durante o período quaresmal. Uma das principais exigências da espiritualidade quaresmal é justamente o amor fraterno, com suas várias expressões.

A Campanha não se restringe ao âmbito das celebrações ou orações, nem mesmo do estudo ou reflexão, embora sejam muito importantes. Ela deve ser concretizada através de iniciativas pessoais e comunitárias que promovam a vivência da fraternidade nas diversas situações e ambientes, contribuindo para a construção de uma sociedade alicerçada no amor, na justiça e na paz, segundo o querer de Deus. A fé cristã não pode ser vivida apenas na esfera privada, nem ficar restrita ao interior dos templos; deve ser vivida e testemunhada na sociedade: na política, na economia, na cultura, nas periferias e centros urbanos, dentre outros. Os cristãos são chamados a ser “sal da terra” e “luz do mundo”, segundo as palavras de Jesus.

Os graves problemas sociais e desafios pastorais exigem muito diálogo, convivência fraterna e ação conjunta. Os cristãos podem encontrar no campo da caridade, da justiça e da paz, um espaço privilegiado para a vivência da unidade desejada por Cristo. São chamados a testemunhar a “fraternidade sem fronteiras”, que o Papa Francisco enfatizou na encíclica “Fratelli Tutti”, cultivando o diálogo respeitoso e fraterno entre as pessoas, nas comunidades, entre as Igrejas cristãs e outras confissões religiosas, na sociedade. Necessitamos superar a agressividade, os conflitos e a violência e construir uma cultura de diálogo e respeito. Esperamos que esta campanha da fraternidade ecumênica nos ajude a dialogar mais, a conviver de modo respeitoso, a unir as forças para amar e servir, especialmente quem mais sofre com a pandemia.


Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA) e presidente da CNBB de 2015 a 2019 (artigo publicado no site da CNBB).

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download coolpad firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado