Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sobriedade de Natal

30/12/2021

                                                            Imagem: Matthias Stomer, 1632 (wikipedia, domínio público)

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Natal é tempo de aprender e reaprender lições, oportunidade para recuperar sentimentos perdidos e desgastados. Os embates do dia a dia, com o peso de seus descompassos, ferem a interioridade humana, contaminada, sobretudo, por uma indiferença em relação àqueles que padecem com a fome ou com a solidão. Sejam, pois, aproveitadas as celebrações litúrgicas e as confraternizações que reavivam a grandeza e a especialidade do Natal para modular o coração humano, especialmente qualificando-o para conquistar a sobriedade. Trata-se de uma exigência, principalmente neste contexto em que milhões de brasileiros sofrem por não ter o que comer. O cultivo da sobriedade é gesto solidário, com propriedade para configurar um urgente estilo de vida, essencial a assegurar mais igualdade, para que todos sejam respeitados nos parâmetros das garantias constitucionais de uma democracia balizada por valores humanísticos, que busca o desenvolvimento integral.

A lição da sobriedade remete à revelação maior do amor: a encarnação do Verbo, Jesus Cristo, o Menino Deus, com um jeito de ser simples, que nasce igual aos seres humanos, em tudo, exceto no pecado. Deus é simples e a simplicidade é instrumento para fecundar a sobriedade, na margem oposta de todo tipo de soberba e ostentação. Por isso mesmo, tem força pedagógica a tradição cristã vivida há mais de oito séculos, iniciada por São Francisco de Assis: preparar nas casas, igrejas, praças públicas, em tamanhos diferentes, com peculiaridades artísticas variadas, em singulares belezas, os presépios. Uma arte que remete à simplicidade de Deus, corrigindo todo tipo de soberba e ostentação. A grandeza do amor se revela na simplicidade de uma manjedoura, apontando a possibilidade de se curar o orgulho que alimenta o apego mesquinho, mal que leva à defesa cega de interesses egoístas, gerando cenários em que muitos não têm o mínimo, enquanto outros, mesmo impondo sacrifícios a seus semelhantes, estão apegados ao supérfluo.

Sem sobriedade não há simplicidade, precipitando as pessoas no hábito do desperdício e da ostentação. Buscar uma vida mais sóbria é exercício humanitário, espiritual e cidadão que leva mais rapidamente a uma alegria duradoura. Essa alegria confere mais clarividência ao ser humano, preparando-o para escolhas mais acertadas, para enxergar os rumos que conduzem a uma vida mais feliz. Na direção oposta, a falta de sobriedade, por não se buscar uma vida mais simples, aponta para vazios interiores. Uma carência que aprisiona pessoas em fantasias, levando-as a cometer verdadeiros desvarios, provocar descompassos e destruições de todo tipo, não raramente contando com amparo de leis. Assim, a falta de sobriedade pode levar à defesa de situações injustificáveis, até com argumentos aparentemente racionais, em nome da preservação de zonas de conforto, mesmo que isso signifique ferir o bem comum. Nesse sentido, não se compreende, nem pela racionalidade legislativa, a decisão de se reservar bilhões do erário público para um fundo eleitoral, quando milhões de brasileiros convivem com a miséria e a fome.

Somente a sobriedade pode recuperar a imprescindível sensatez, perdida pela ganância, modulando mentes e corações para não se apegar a privilégios. Uma sociedade mais sóbria é capaz de corrigir cenários vergonhosos nos contextos político, econômico e cultural. Há, pois, expectativas de reconfigurações sistêmicas na política e na economia, mas essas intervenções devem ser acompanhadas de dinâmicas que garantam mais sobriedade na vida de todo cidadão. Mudanças que contemplem novos hábitos relacionados ao comer e ao beber, ao vestir-se e à moradia. Importante também cultivar mais sobriedade ao se expressar, evitando, dentre outros aspectos, os precipícios das polarizações, dos acirramentos ideológicos e dos preconceitos, por motivações político-partidárias ou descompassos nas estruturas afetivo-emocionais.

O grande horizonte deste tempo de celebração do Nascimento de Jesus é a fraternidade universal que, para ser alcançada, exige da humanidade um longo caminho. Nesse trajeto, imprescindível é cultivar a sobriedade – disciplina humana e espiritual – para ir ao encontro do outro, especialmente do pobre. Uma vida mais sóbria precisa também contemplar o hábito de se lembrar dos famintos e com eles repartir o alimento da própria mesa, de não espalhar preconceitos ou futilidades, de viver a solidariedade, para ser capaz de novas escolhas, contribuindo para que o novo ano seja oportunidade para novos rumos. Natal, um convite à sobriedade, sem aglomerações ou gritarias, para não se correr mais riscos com a pandemia e nem ofuscar a chegada de Deus, que se faz notar pelo silêncio contemplativo, pela simplicidade. Deus ensina a lição da sobriedade no Natal, o verdadeiro Natal Feliz, com força para configurar um tempo novo, esperança para toda a humanidade.


Dom Walmor Oliveira de Azevedo é Arcebispo de Belo Horizonte (MG)e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado