Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sobre a existência cristã

28/08/2020

                                                                                                                            Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp.

A filosofia, ao criticar a ética tradicional que afirma o determinismo do indivíduo sobre o cosmo (“a essência precede a existência”), argumenta em favor do existencialismo, o qual afirma que cada pessoa é responsável por seu próprio existir (“a existência precede a essência”). Ao invés de entrarmos num sistema já pronto, como insistia a filosofia grega, nós mesmos temos que construir nossa existência. É como se a pessoa fosse jogada em um palco de teatro e, à medida que desenvolve seu papel, vai transmitindo uma imagem aos seus interlocutores e encontrando o sentido de sua vida. Nesse modo de pensar, cada um desvela sua própria existência.

Por outro lado, há também a ideia cristã de que, mesmo antes de termos nascido, Deus já havia pensado em nós. Ao vir a este mundo, há um projeto divino que precisamos viver para alcançar nossa felicidade. Por isso, se diz que cada um é chamado a assumir sua vocação, a fim de desvelar aquilo que Deus reservou para nós. Essa ideia cristã de existência respeita nossa liberdade, porém não é autônoma, mas teônoma. Em outras palavras, existir do ponto de vista cristão é ser livre em Deus.

O que importa é que tudo depende do modo pelo qual respondemos àquilo que Deus pensou para nós. Às vezes, nossa resposta é carregada de incoerências, ou seja: dizemos sim, mas nossas ações refletem o contrário; da mesma forma, podemos dizer não, porém na medida em que vamos caminhando e vivendo, o não se transforma em sim. Em Mt 21,28-32 Jesus conta uma parábola de um homem que tinha dois filhos. Os dois são convidados a trabalhar na vinha do pai. O primeiro diz que não quer, mas depois vai. Já o segundo diz que quer, mas não vai.

Analisemos as duas respostas. A resposta do segundo filho (disse sim, mas não foi para a vinha), assumiu um existencialismo autônomo, sem Deus. Significa que ele considera mais os próprios valores do que aqueles que o Pai pensou para ele. Esse segundo filho prefere um existencialismo ateu a um existencialismo cristão: vive sem levar em conta que Deus pensou um projeto para a vida dele.

No entanto, a resposta do primeiro filho (disse não, mas depois foi para a vinha) representa os que descobrem que sem o transcendente não podem ser felizes, que até um certo momento acreditavam que era possível viver uma autonomia separada de Deus. Esse primeiro filho, representa a passagem da autonomia à teonomia. O existir cristãmente finca suas raízes sobre um terreno de descobertas e de experiência reais, trata-se de um contínuo amadurecer.

No contexto do evangelho de Mateus, Jesus está conversando com os sacerdotes e anciãos. Eles representam o poder religioso. Mas a religião pregava aparências e não se preocupava em viver experiências de testemunho, ou seja, diz sim a lei, mas não vive as suas exigências. Jesus afirma que os cobradores de impostos e prostitutas precedem, no Reino de Deus, os sacerdotes e anciãos (cf. Mt 21,31b). Estes têm a lei, mas não a vivem, já os cobradores de impostos e prostitutas se convertem porque descobrem a misericórdia, a partir de um processo de envolvimento com algo transcendente, ou seja, sentem algo mais forte que eles, capaz de dar um sentido especial: eis o que entendemos por existência teônoma.

O que precisamos refletir é que, o chamado para trabalhar na vinha do Senhor não é para constituir uma comunidade de perfeitos, mas de pessoas que confiam mais na Graça de Deus que em si mesmas. A vinha não é a sociedade dos perfeitos, mas é a comunidade daqueles que estão caminhando para a santidade. Trata-se da comunidade que, a cada dia, vai aceitando aquilo que Deus pensou para cada um, que desvela na existência o projeto salvífico que Jesus ofereceu a todos! Por isso, é melhor ser um pecador, com o coração sempre aberto à Graça que considerar-se um santo, mas com um coração fechado à misericórdia. Isso é existência cristã!


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
online free course

Conteúdo Relacionado