Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sete pontos e dois movimentos para interpretar a Bíblia

19/09/2021

                                                                                   Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

 Frei Jacir de Freitas Faria [1]

 Como interpretar a Bíblia? Essa é uma boa pergunta. A Exortação Apostólica Verbum Domini traz pistas de como ler a Bíblia, quando fala da “Hermenêutica da Sagrada Escritura na Igreja”.  Hermenêutica é um substantivo grego que significa a arte de interpretar um texto. Como fazer isso? Basta ler a Bíblia do início ao fim? Não. O ato de interpretar tem dois movimentos e sete pontos que devem ser considerados. Quais são eles? Vejamos.

Para fazer uma boa hermenêutica, uma interpretação correta da Bíblia, não podemos deixar de considerar sete pontos, a saber:

  1. a ação do Espírito na transmissão do texto,
  2. a fé que o texto transmite,
  3. a tradição da comunidade em torno do texto,
  4. a transmissão do texto,
  5. a história onde ele está situado,
  6. o modo como o fato foi contado pelo seu autor,
  7. e o tipo de literatura que resultou num texto.

Resumindo, podemos dizer que na interpretação se encontram o leitor, o contexto e o texto. O leitor interpreta o texto a partir do seu contexto, da sua realidade, sem deixar de considerar a experiência religiosa no contexto do texto.

Como eu havia dito, a interpretação ocorre em dois movimentos. O primeiro é o ato de interpretar a partir de um método que devemos usar para tirar para fora o seu sentido original, a sua gênesis. Daí a palavra exegese, tirar (ex) para fora.

Dentre os métodos de interpretação, o mais científico chama-se Histórico-Crítico. Por meio dele, vários elementos são analisados: as formas literárias, a história do texto e seu autor, as várias cópias etc. O cientista da Bíblia se ocupa desse método e são chamados de exegetas. Para fazer isso é preciso ter domínio do hebraico, do grego e do aramaico, as línguas da Bíblia original.

Outros métodos partem do texto como está Bíblia, sem perguntar pela sua evolução na história e autor, isto é, parte do texto como está na Bíblia. Esses métodos são, por exemplo, a Análise Retórica. Temos ainda as leituras contextuais como a de gênero, que trata da relação de poder entre o homem e a mulher; a sociológica, que compreende o texto no seu contexto social; a alegórica, que compara o conteúdo do texto com outra realidade.

O segundo movimento na interpretação bíblica é a sua atualização, isto é, o trazer o passado da Bíblia para o presente. Para fazer isso, basta partir da fé e considerar a sua realidade. Caso contrário, a sua leitura será fundamentalista, isto é, manipuladora do texto. Algumas pessoas agem assim, são os que abrem a Bíblia para o ver que Deus quer falar para ela. Imagina se cai a passagem de Eclo 24,25-26): “Se a mulher não obedece ao dedo e ao olho, separa-te dela”. Vai separar da mulher? Não. Que age assim não considera a época do texto e sua realidade.

Esses dois movimentos, o ontem e o hoje do texto, são os trilhos de uma mesma linha de ferro que nos levam a um mesmo destino: Deus em nossa vida, a nossa vida em Deus. Somente nessa perspectiva é que se pode reconhecer que a Palavra de Deus é viva e se dirige a cada um de nós no momento presente da nossa vida, assim como se dirigiu, no passado, aos nossos pais e mães na fé.

Não se esqueça de considerar esses pontos na hora de sua leitura bíblica, seja para o estudo ou para o momento de leitura orante da Palavra de Deus em palavras humanas. Boa leitura e interpretação!


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela Faje (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Último livro: O Medo do Inferno e arte de bem morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte (Vozes, 2019). Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

 

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy course
download huawei firmware
Download Premium WordPress Themes Free
online free course