Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sete de setembro: mentira e verdade se encontram na parábola da vida

06/09/2021

                                                                                      Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

Neste 7 de setembro tão importante para a nação brasileira, me vem à mente uma parábola, uma história, criada no século XIX, mas atualíssima. Trata-se do encontro da verdade com a mentira.

A história é a seguinte: um belo dia a verdade e a mentira se encontraram. A Mentira disse à Verdade: “Hoje o dia está maravilhoso!” A Verdade olhou para os céus e suspirou, pois o dia estava realmente lindo. Elas passearam muito tempo juntas, chegando finalmente ao lado de um poço. A mentira disse à verdade: “A água está muito boa, vamos tomar um banho juntas!” A verdade, mais uma vez, desconfiada, testou a água e descobriu que realmente a água estava muito boa. Elas se despiram e começaram a tomar banho. De repente, a Mentira saiu da água, vestiu as roupas da Verdade e fugiu. A Verdade, furiosa, saiu do poço e correu para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta. As pessoas, vendo a verdade nua, desviavam o olhar, com desprezo e raiva. A pobre Verdade, depois de muito tempo procurar, voltou ao poço e desapareceu para sempre, escondendo nele a sua vergonha.

Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque percebeu, em todo caso, que Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua e crua, prefere a Mentira com as roupas da verdade.

Outro final dessa história diz que a verdade, quando voltou ao poço, recusou-se a vestir a roupas da mentira e, sem ter que se envergonhar, a verdade saiu nua a caminhar pelas ruas e cidades. Por isso, desde então, para muita gente é mais fácil aceitar a mentira com a roupa da verdade, do que aceitar a verdade nua e crua.

Gostou? Jean-Léon Gérôme, em 1896, eternizou essa parábola com sua pintura: “A Verdade saindo do poço”. E agora eu lhe pergunto: não está na hora de sairmos desse poço de águas enlameadas pelo genocídio, agressões aos poderes estabelecidos, injustiça, fome e miséria? Sair com roupa ou sem roupa? Sair para apoiar a mentira ou a verdade? A mentira que roubou as nossas roupas anda por aí vestida de verde e amarelo. E o que é pior, manipulando a verdade do evangelho que diz: “Conhecereis a verdade, e ela vos libertará” (Jo 8,32).

Aonde chegamos? Um Brasil de impávido colosso às margens de sectarismos, fascismos, radicalismos e tantos ismos de intolerância política e religiosa. Até quando a mentira ficará solta, transvertida de verdade, vivendo nos palácios construídos nos planaltos e sobre a miséria, a fome de 20 milhões de brasileiros, nas planícies de um gigante pela própria natureza, que exclui, dizima, seus filhos da primeira hora, os indígenas. A escolha é sua! Como pede-nos o presidente da CNBB, Dom Walmor: “não se deixe convencer por quem agride os Poderes Legislativo e Judiciário. Independentemente de suas convicções político-partidárias, não aceite agressões às instituições que sustentam a democracia”. Você prefere a mentira com a roupa da verdade ou a verdade nua e crua? Pare, pense e reflita.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela Faje (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Último livro: O Medo do Inferno e arte de bem morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte (Vozes, 2019). Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

 

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download
download micromax firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download