Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Saúde Religiosa II

20/09/2001

Frei Hipólito Martendal

A todas as leitoras e leitores desejo um 2001 muito feliz, rico em esperanças e realizações. É o primeiro ano do século 21 e do milênio 3. Meu professor de português deve estar-se mexendo no túmulo porque eu deveria escrever 3º milênio. Está certo! È alegria estar de volta com vocês. Mas o danado do editor concedeu-me apenas metade de nossa coluna. Vamos lá, falando pouco desta vez.

No artigo anterior definia a saúde como “a sensação de bem-estar geral de todo o nosso ser”. Agora o problema é saber qual a relação entre essas quatro dimensões do ser humano descritas anteriormente. Lembra-se? Falávamos da realidade biológica, psíquica, social e espiritual. O ideal seria a gente desenvolver bem as quatro dimensões. Mas isso é muito raro.

Nos dias de hoje dá-se exagerado valor ao cultivo do corpo. Muitas são as pessoas de corpos perfeitos e saudáveis, mas tão vazias de espírito e de relacionamentos tão precários, assustadoramente egoístas e narcisistas. Também é certo que um grande desenvolvimento espiritual e a santidade não protege o organismo de uma infecção, do câncer, AIDS e outras doenças, como já vimos. Ao que tudo indica, o mais importante para se ter ou não ter bem-estar está na mente e no coração: o que pensamos e sentimos, queremos e amamos. Isso precisa ser alcançado.

Mas o diabo é que nem tudo o que desejamos muito, amamos e realizamos nos causa bem-estar durável. Santo Agostinho dizia que “nosso coração está inquieto (leia-se “infeliz”) até repousar em Deus. Muitas coisas são nos apresentadas como capazes de trazer felicidade: riqueza, títulos, segurança, poder, muita liberdade, diversão, muito sexo, sucesso e projeção na mídia. No entanto, o número de deprimidos aumenta mais a cada dia e justamente nas classes mais favorecidas, de sucesso, mais liberais no “amor” e sexo. Uma sábio chegou a dizer que “ o amor é o filho da ilusão e o pai da desilusão”

Por favor, guarde este número, pois vai continuar no próximo. Até lá.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
lynda course free download